“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

- A "Streichorchester"


A "Streichorchester" (orquestra de cordas) foi formada por volta de 1932 e se apresentava principalmente no antigo Cine Garcia e na "Casa das Irmãs" [Schwestern] . Um dos componentes é o senhor Oswaldo Hinkeldey, sentado à esquerda da bateria.Max Rudolf Wünsch (saxofone),

- Publicado no Jornal de Santa Catarina, dia 06/agosto/2008 – Coluna do Jornalista Sérgio Antonello
Antigo Salão Hinkeldey/Cine Garcia – "Casa das Irmãs" [Schwestern] . Esta casa foi moradia das irmãs que vieram da Alemanha e prestaram serviço social e espiritual aqui no Garcia até 1961.
O “Streichorchester Ideal” [orquestra de cordas] que seria a origem do futuro “Jaz Ideal”. Oswaldo Hinkeldey tocava violino e não havia somente instrumentos de cordas como diz o nome, mas havia também um saxofone e um clarinete. Era uma reunião de amigos que faziam música pelo prazer que esta arte proporciona. Não sabemos mais o nome de todos os integrantes. Esta orquestra evoluiu e no auge reuniu cerca de 30 músicos, passando então a denominar-se de “Jaz Ideal”. Desta orquestra participou também João Schulenburg, grande bandoneonista . Desde a origem da orquestra Oswaldo Hinkeldey era o 1º violino, ou seja, o “spalla”.
Arquivo Adalberto Day e Osmar e Waldemar Hinkeldey

Um comentário:

  1. O violoncelista da esquerda era o meu avô - José Pfiffer. Ele deve ter ficado pouco tempo na banda, pois casou em 1934 depois disso ainda cantou um tempo no Coro Masculino do Garcia Alto.

    Meus perfis no Instagram são @klausstofanetto e @kptcolor este último dedicado somente a restaurações e colorizações de fotos que eu mesmo faço.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...