“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

- Ciências Sociais em Perspectiva


- Nesta quinta feira 05 de junho de 2008, minha esposa e eu tivemos a satisfação de proferir uma palestra no auditório do Bloco “T” da FURB – em Blumenau. O Tema abordado nesta noite foi: “As Ciências Sociais e o mercado de trabalho”. O evento foi relativo “A semana acadêmica 2008” de 02 à 06 de junho de 2008.
- A coordenadora do evento foi Sandra Tolfo e o mediador foi o professor Nelson Garcia Santos – Palestrantes Adalberto Day e Ana Paula Martins. Presença também do Professor Valmor Schiochet Doutor em Sociologia, e da Professora , historiadora , escritora Urda Alice Klueger.
- Na oportunidade pude transmitir um pouco da minha trajetória e experiência profissional com a utilização do aprendizado no campo das Ciências Sociais.
Fiz então o meu relato baseado naquilo que já havia publicado em meu Blog e jornal Folha de Blumenau.
- Quando iniciamos o curso de Ciências Sócias, na FURB era 1987 - era novidade, seria a primeira turma a se formar – éramos taxados de agitadores, comunista entre outros adjetivos preconceituosos, a fim de denegrir o curso e os estudantes que optaram por segui-lo. Eu era funcionário da Artex, - e fui convidado a largar o curso e optar por outro que se encaixasse ao pensamento da empresa. Não abandonei o curso e muito menos mudei , por entender, naquele momento, ser esse o melhor curso de graduação da FURB e que sendo assim, a minha formação poderia contribuir na boa relação com os funcionários da empresa e auxiliar de forma mais imediata na resolução de eventuais dificuldades dos mesmos, já que, na época, a função que exercia era orientador ocupacional. Conclui com êxito o curso de Ciências Sócias em 1991. Os anos se passaram e, após 25 anos de dedicação, saí da empresa e fui ser professor.
- Hoje, sou convidado para proferir palestras em diversos educandários para falar sobre as minhas pesquisas e trabalhos relacionados ao resgate histórico da cidade, especialmente do bairro Garcia. Inclusive, verifiquei o reconhecimento, da Empresa Coteminas (essa semana ouvi o vice-presidente José Alencar – dono da empresa, dizer ser importante que desde o ensino fundamental seja incluído os cursos de Ciências Sociais e Filosofia), que adquiriu a Artex, já me convidou a expor trabalhos e palestrar aos funcionários da empresa, onde com muita satisfação, honrei o convite e contribui com as explicações. A atividade que exerço de Cientista Social me absorve o dia inteiro, São diversos trabalhos em jornais, TVs, Rádios, Blumenau em Cadernos, universidades.
Arquivo de Dalva e Adalberto Day

2 comentários:

  1. Poucos tem a capacidade de discernir sobre aquilo que acha certo e tambem justo.Tambem poucos tem a coragem de se comprometer com aquilo que a comunidade acha correto para com a vida ao seu redor.Sou um dos que testemunharam como vc e outras pessoas da comunidade próxima a Artex lutaram,por exemplo,apenas para citar,no ebisódio da enxurrada de 1990.Mudar a mentalidade dos poucos que detem o poder econômico não é facil.Lutar contra eles, se torna quase que impossivel.Mas não para alguns.Parabens pelo trabalho que vc faz.Como amigo e vizinho acabamos sabendo muintas e tantas outras coisa que vc faz.Agradamos alguns e outros não.Mas são coisas da vida.Parabens e siga em frente.
    Djalma

    ResponderExcluir
  2. Adalberto. parabéns pela palestra.
    Urda.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...