“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

domingo, 29 de junho de 2008

- Primeira conquista da Seleção Brasileira de Futebol

Foi no dia 29 de junho de 1958, ano da primeira conquista da Seleção Brasileira de Futebol, na Suécia .

Imagem divulgação
A imagem de 1958 mostra a seguinte escalação:em pé Vicente Feola (técnico) Djalma Santos, Zito,Belini, Nilton Santos, Orlando e Gilmar. Agachados:Garrincha, Didi, Pelé, Vavá, Zagalo e Paulo.

A Imagem (Divulgação) mostra a festa da comemoração.
- Considerada por muitos críticos como a melhor equipe de futebol de todos os tempos, a Seleção Brasileira que conquistou a Copa do Mundo de 1958 chamava a atenção por ter os jogadores mais talentosos da época. Porém, para alguns dos que puderam acompanhar o Mundial da Suécia, a diferença estava em dois jogadores que começaram entre os reservas: Pelé e Garrincha. Neste domingo, comemoram-se os 50 anos da conquista do primeiro título mundial verde e amarelo.
Partida Final
- A final foi disputada no Estádio Rassunda entre Brasil e Suécia em frente a um público de quase 50.000. O Brasil perde o sorteio e joga de azul, ambos os times tinham o uniforme nº 1 em amarelo. "Nós vamos vencer, vamos jogar com a cor do manto de Nossa Senhora Aparecida" disse o dirigente da delegação brasileira Paulo Machado de Carvalho. Nem o gol sueco que inaugurou o placar abalou a equipe. Didi, o príncipe etíope, certamemte uma das peças mais importantes do time brasileiro, pegou a bola e foi calmamente andando com ela debaixo dos braços até o meio de campo, mostrando a tranquilidade e a certeza na vitória.
Resultado: uma partida excepcional que mesmo com a derrota por 5 a 2 em casa, a torcida sueca aplaudiu de pé os campeões do mundo. Pelé, Vavá, Zito, Mazzolla, Garrincha, Didi, Gilmar, Zagallo entre outros. Assim o Brasil sagrava-se pela primeira vez campeão mundial de futebol.
- Os gols foram marcados 2 por Vava, 2 por Pelé e 1 de Zagalo.
Depois o Brasil seria ainda campeão mundial mais quatro vezes= 1962-1970-1994-2002
- Em Blumenau a conquista teve comemoração especial, desfiles dos clubes pela Rua XV. Na foto o Time do Amazonas do Bairro do Garcia – Aparecem a esquerda de Branco o treinador José Pera, a direita de escuro Francisco Siegel ao centro uma torcedora carregando o pavilhão do Amazonas Esporte Clube.

Imagem divulgação
Didi, Pelé, Gilmar e Orlando.
Arquivo de Adalberto Day/ Wikipédia

9 comentários:

  1. Caro Adalberto

    Parabéns pelo resgate que você faz abordando todas as áreas da sociedade brasileira. A conquista de 1958 curiosamente é para todos nós uma das mais lembradas das cinco obtidas pelo futebol brasileiro. Sabe porque? Porque não teve televisão. A de 1962 no Chile, os jogos não assistimos ao vivo, mas, alguns dias após o filme dos jogos inteiros foi exibido no Teatro Carlos Gomes. Lembro disso muito bem porque fui assistir com meu pai Ricardo e meu irmão Valdir que ganharam os ingressos da Fábrica de Gaitas Alfredo Hering onde meu pai e meu irmão trabalhavam, aliás onde meu pai (também faz parte da história de Blumenau) foi o primeiro funcionário da empresa ao lado da minha tia Henriquetta, sua irmã. A Copa de 1958 marcou não porque foi a primeira, marcou porque ficamos grudados ao rádio ouvindo e vibrando como nunca. E a escalação daquela seleção as pessoas da nossa idade lembram num piscar de olhos: Gilmar; De Sordi (Djalma Santos na final e só na final), Belini, Orlando e Newton Santos: Didi e Zito: Garrincha, Vavá, Pelé e Zagalo. Além deles lembro que integravam o grupo campeão Castilho, Mauro, Zózimo, Oreco, Dino Sani, Joel, Moacir, Mazola,Dida e Pepe. E num piscar de olhos responda-me a escalação campeã de 1994 e 2002, você lembra com a mesma rapidez?
    Um grande abraço e ótimo domingo,
    Edemar Annuseck-Curitiba-

    ResponderExcluir
  2. Prezado Adalberto
    Seu BLOG tem se superado. A publicação de assuntos atuais como o aniversário da Copa 58 e a comemoração de Blumenau e mais exatamente o glorioso Amazonas desfilando em homenagem - está sensacional.
    Essa capacidade no acompanhamento da vida da comunidade e o resgate histórico torna o documento bem atraente.
    José Geraldo Reis Pfau

    ResponderExcluir
  3. Prezado Sr. Adalberto,
    Estou enviando esta mensagem em nome de meu pai, Osny Raphael da Silveira, que recentemente lhe contatou por telefone por indicação do Sr. Félix Theiss.
    No dia 22/11/2008, meus pais irão completar 50 anos de casados, onde haverá uma festa para familiares e amigos e meu pai quer fazer uma surpresa à minha mãe, descobrindo a data e se possível uma foto, de quando eles se conheceram. Para isso contamos com a sua ajuda, fornecendo esses dados ou nos indicando onde pesquisar.
    Os dados são os seguintes: No ano de 1956, provavelmente, ou 1957, houve um evento da Tecelagem União, no antigo campo do Colégio Dom Pedro II, que ficava ao lado da Mafisa, no qual teve um jogo amistoso, onde o time de futebol da Tecelagem União inaugurava seu novo uniforme que continha as cores da Seleção Brasileira de Futebol, camiseta amarela e shorts azul.
    Agradeço desde já sua colaboração, e fico no aguardo de uma mensagem à respeito.
    Gostaria de dizer tambem, que achei maravilhoso seu Blog, e que todos os assuntos abordados são muito interessantes, adoro pesquisar também pela internet ou in loco, pois estou pesquisando sobre a genealogia e história de minha família e seu blog pode ser uma ótima fonte de pesquisa.
    Obrigada!
    Sônia Teresinha da Silveira

    ResponderExcluir
  4. Adalberto,

    Mais emocionante que rever a foto dos heróis de 1958 foi rever a foto do desfile do Amazonas Esporte Clube, onde meu Saudoso e querido Pai "Francisco Siegel" orgulhosamente puxava o pelotão alvi-celeste.
    Nem mesmo o tempo consegue apagar fatos marcantes do cotidiano.

    "Tudo que é BOM dura o suficiente para tornar-se inesquecível".

    Abraços e obrigado por resgatar cenas marcantes do nossa vida.

    Adilson Siegel
    Ticanca

    ResponderExcluir
  5. Acabo de añadir a su página web a mis favoritos. Me gusta leer sus mensajes. Gracias!

    ResponderExcluir
  6. Gut Versand und diesen Beitrag hat mir sehr geholfen in meinem College Zuweisung. Gratefulness Sie als Ihre Informationen.

    ResponderExcluir
  7. Wir haben ein bisschen Schwierigkeiten den RSS abonnieren, jedenfalls habe ich Buch markiert diese tolle Seite, ist sehr nützlich plus gefüllt mit Informationen.

    ResponderExcluir
  8. Große Post. Kann nicht warten, bis die nächsten lesen:)

    ResponderExcluir
  9. Einfach und süß. Ich bin von einem anderen Blog starten oder fünf ziemlich bald Denken, und ich werde auf jeden Fall überlegen dieses Thema. Keep 'em kommen!

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...