“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

sábado, 1 de março de 2008

- Futebol de mentira

- Achei muito interessante a matéria postada no Blog do Edemar Annuseck, sobre Altair Carlos Pimpão e Guilherme Diecken trabalhavam na Deutsche Welle, em Colônia, Alemanha. Para saber mais acesse http://www.edemarannuseck.blogspot.com/
- No dia 29 de Junho de 1974 véspera do importante jogo entre Brasil e Argentina pela Copa do Mundo da Alemanha, aconteceu um fato incrível no rádio. Os brasileiros Altair Carlos Pimpão e Guilherme Diecken trabalhavam na Deutsche Welle, em Colônia, Alemanha, emissora com possantes transmissores de 500 quilowatts que transmitia em vários idiomas o maior acontecimento do futebol daquele ano. Para testar a audiência da cobertura que a DW realizava os dois resolveram um dia antes (o jogo seria dia 30) realizar um teste com os ouvintes. Pimpão abriu a transmissão com a alegação de que o jogo havia sido antecipado em 24 horas tendo em vista as informações do Serviço de Meteorologia que previa fortes temporais para o dia 30. Na transmissão (foto) aconteceu de tudo, inclusive muitos gols de lado a lado. Bolas na trave do Brasil, bolas na trave da Argentina e quando o jogo terminou fez-se silêncio por alguns segundos. Retomando a transmissão, Altair Carlos Pimpão completou...Senhores e senhoras isto foi uma brincadeira estilo 1º. de Abril.
"As transmissões em língua portuguesa da Deutsche Welle tinham grande audiência até porque aconteciam às 19 horas, horário da Voz do Brasil". Em Manaus, por causa do fuso horário uma emissora resolveu colocar no ar a transmissão de Brasil e Argentina que Altair Carlos Pimpão e Guilherme Dieken faziam. Achando ter furado as demais emissoras, a direção da rádio amazonense foi à loucura ao tomar conhecimento que tudo não passou de uma brincadeira, e que Brasil e Argentina jogariam mesmo no dia seguinte em Hannover. Na época a revista Veja publicou uma reportagem sobre o assunto com o titulo "Futebol Fantasma" confidenciou Pimpão a Edemar Annuzeck.
Colaboração Edemar Annuseck – Adalberto Day cientista social e pesquisador da história.

3 comentários:

  1. Meu caro Adalberto, esse Pimpão é incrível. Precisa ser colocado na roda para contar com certeza muitos causos. E uma curiosidade: dona Zulma Pimpão, esposa do Altair Carlos que na DW contava as Histórias do Tio Carlos, foi minha professora de Canto Orfeônico em 1960 no Colégio Pedro II. Estudei também com o irmão dela o Afonso no mesmo colégio. Compre logo a "bomba" pois o seu blogspot está começando a bombar bonito.
    Ótimo final de semana para todos.

    Edemar Annuseck,
    direto de Curitiba onde o trânsito está um inferno.

    ResponderExcluir
  2. Por onde anda aquela voz inconfundível da Deutsche Welle, o Guilherme Dieken??

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...