"A Educação é a base de tudo, e a Cultura é a base da Educação"

Seja Bem-Vindo e faça uma boa pesquisa!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

- Coral Misto Garcia “Bom Pastor”

CORAL MISTO GARCIA – 60 ANOS – 15/05/1951 – 15/05/2011

Foto¹  de agosto de 1951 (34 foram reconhecidos dos 39 da foto pelo senhor Waldemar Hinkeldey) inauguração da Igreja no Gaspar Alto que se vê aos fundos com as folhas de palmeira, para dar mais solenidade ao fato. O regente Oswaldo Hinkeldey é o que se vê nos fundos, o último a direita da foto.
Foto início dos anos 19(60)
Da esquerda para a direita: Frederico Moeller, Wiegang Rüdiger, Curt Labes, Willibert Bewiahn, Hugo Kertischka, Ingo Eskelsen, Oswaldo Hinkeldey (regente), Hermann Roeder, Alfredo Roepcke, Rodolfo Roepcke, Geraldo Hinkeldey, Raulo Fischer, Ralf Gauche. Lore Ebeling, Ilma Iten, Anemarie Iten, Schwester Martha Kunzmann, Tecla Kertischka, Helga Dorow, Sidonia Moeller, Erna Moeller, Anna Firzlaff, Maria Kertischka, Iracema Hinkeldey, Iris Sandner, Irmgard Freygang, Irma Roeder, Erica Schiphorst, Adele Hinkeldey e Andolina
Coral Misto do Garcia no início dos anos 60, sob a regência do senhor Oswaldo Hinkeldey. A Schwester (irmã) Marta Elisabetha Kunzmann é a quarta da esquerda para a direita na primeira fila. Era carinhosamente chamada pela comunidade de "O Anjo Branco". Além de parteira, era muito popular devido à prática de caridade e espiritualidade, sem distinção de confissão religiosa. Com sua bicicleta, se locomovia para atendimento em diversas localidades do bairro entre 1937 e 1961.
Da formação atual (18/09/2011) são os seguintes nomes: (da esquerda para a direira): Ilse Hort, Roseli Rosenbrock, Gerda Schmidt, Ivone Butke, Hildegard Muege, Lia Hort, Lorena Hinkeldey, Regente Waldemar, Marlise Lümke, Pastor Horst Lümke, Margarete Germer Batista, Hildegard Bahr, Ilse Schwabe, Ursula Zwicker, Raul Splitter, Roberto Kertischka, Claudio Rosenbrock, Ingo Alfarth, Ingo Schmidt.
________________________________
Ata transcrita na integra e conforme a grafia da época
ATA DA REUNIÃO EM CASA PARTICULAR DA SENHORA VIÚVA MATHILDE GAUCHE, À RUA AMAZONAS S/Nº, BLUMENAU.

ÀS 20 HORAS DO DIA 15 DE MAIO DE 1951, FORAM CONVIDADOS POR MIM, O ABAIXO ASSINADO, DIVERSAS PESSOAS DA COMUNIDADE EVANGÉLICA DA GARCIA, PARA UMA REUNIÃO EM CASA PARTICULAR DA SRA. VIÚVA MATHILDE GAUCHE, A FIM DE FORMAÇÃO DE UM CÔRO MIXTO. APARECERAM OS SEGUINTES SENHORES: RALF GAUCHE, RUDOLFO ROEPCKE E MEINRAD DUWE, E SENHORITAS: ISOLDE WÜNSCH, ISOLDE MISSFELDT, RENATE ROSENBROCK E ELVIRA GAUCHE. ABERTO A SESSÃO, PEDI A PALAVRA E FIZ A SEGUINTE PROPOSTA: I.- A FORMAÇÃO DE UM CÔRO MIXTO SERIA UMA HONRA COMO TAMBÉM UMA ALEGRIA PARA TODA COMUNIDADE EVANGÉLICA DE GARCIA. II.- O CÔRO SOMENTE DEVERIA CANTAR PARA FINS DE IGREJA, COMO TAMBÉM OS RESPECTIVOS ENSAIOS SERIAM EXECUTADOS SOMENTE NA SALA DA IRMÃ MARTHA. CADA SÓCIO, DIGO, CADA CANTOR COMO CANTORA, TINHAM QUE CONTRIBUIR COM UM (1) CRUZEIRO POR MÊS, DINHEIRO ESTE, QUE SERIA EMPREGADO PARA COMPRAS DE NOTAS, ARQUIVOS, PAPEL, ESTANTES, ETC.
PEDINDO AINDA A PALAVRA O SR. RUDOLFO ROEPCKE, ESTE PEDIU QUE, NA ENTRADA CADA SÓCIO DEVERIA PAGAR UMA JÓIA, NO VALOR DE CR$ 10,00 NO MÍNIMO.
TODOS DE PLENO ACORDO COM O ACIMA EXPOSTO, EM SEGUIDA FOI ELEITO A DIRETORIA PROVISÓRIA, ASSIM CONSTITUÍDA:
PRESIDENTE: RALF GAUCHE; PRESIDENTE: ISOLDE WÜNSCH.
SECRETÁRIO: RUDOLFO ROEPCKE; SECRETÁRIA: RENATE ROSENBROCK; TESOUREIRO: MEINRAD DUWE; TESOUREIRA: ISOLDE MISSFELDT.
REGENTE: OSWALDO HINKELDEY
ADJUDANTE: ELVIRA GAUCHE
AGRADECENDO A TODOS, FOI ENCERRADA A SESSÃO ÀS 21 ½ HORAS.
BLUMENAU, 15 DE MAIO DE 1951. 
OSWALDO HINKELDEY



Foto: Oswaldo Hinkeldey

SEGUEM AS ASSINATURAS DOS ELEITOS NOS RESPECTIVOS CARGOS
ESTE GRUPO DE PESSOAS CRESCEU E NO MÊS DE AGOSTO DAQUELE ANO DE 1951, JÁ TINHA A FORMAÇÃO DE UM GRANDE CORAL MISTO COM OS NAIPES DE VOZES COMPLETOS.
NAQUELE MÊS, O CORAL RECEBEU UM CONVITE PARA CANTAR NA INAUGURAÇÃO DA IGREJA DO GASPAR ALTO.
OS CORALISTAS FORAM CONDUZIDOS ATÉ O LOCAL EM UM CAMINHÃO, COLOCADO À DISPOSIÇÃO PELO SR. EDMUNDO HORT.
NA INAUGURAÇÃO DAQUELA IGREJA, O CORAL APRESENTOU 2(DOIS) HINOS QUE JÁ TINHA NO SEU REPERTÓRIO:
• “O SENHOR DOS ALTOS CÉUS”
• “A CAUSA É TUA SENHOR”
RESSALTAMOS QUE O PRIMEIRO HINO AINDA HOJE FAZ PARTE DO HINÁRIO DA IGREJA LUTERANA (HPD 1 – 243).
ABAIXO A NOMINATA DAQUELA FORMAÇÃO INICIAL COM 39 (TRINTA E NOVE) CORALISTAS, INCLUÍDO O REGENTE, CONFORME A FOTO DE AGOSTO DE 1951 (A primeira Foto¹  da postagem). : ALEX ROEPCKE, CURT LABES, ARNO KERTISCHKA, RODOLFO ROEPCKE, MEINRAD DUWE, HUGO KERTISCHKA, ALFREDO ROEPCKE, HEINZ FIRZLAFF, ROBERTO KERTISCHKA, WIEGAND RUEDIGER, GUSTAVO SEILER, RALF GAUCHE, RAULO FISCHER, HANS PREISSIG, OSWALDO HINKELDEY, PASTOR HANS METHNER, TECLA KERTISCHKA, ALRUN KERTISCHKA, ANITA KOERTELT, ERICA KOERTELT, ILSE FISCHER, ANNEMARIE ITEN, ELVIRA DUWE, GERTRUDES TALLMANN, HILDA ENNS, WALLY ENNS, SIEGRON SCHOENFELDER, ISOLDE WUENSCH, ISOLDE MISSFELDT, RUTH MISSFELDT, SIBILA ROSENBROCK, RENATE ROSENBROCK, ANNELIESE ITEN e ASTA WANDREY.
DESTA FORMAÇÃO INICIAL, COM A QUAL O CORAL OFICIALMENTE SE APRESENTOU, TEMOS CONHECIMENTO DE QUE 6 (SEIS) CORALISTAS AINDA ESTÃO EM NOSSO MEIO.(em destaque em negrito sublinhado).
NESTES 60 ANOS DE EXISTÊNCIA, O CORAL MISTO DO GARCIA CONTOU COM 2 (DOIS)REGENTES: OSWALDO HINKELDEY DESDE A FUNDAÇÃO ATÉ 03 DE AGOSTO DE 1992 E A PARTIR DESTA DATA ATÉ OS DIAS ATUAIS, ASSUMIU A REGÊNCIA O FILHO WALDEMAR HINKELDEY.
TODOS OS CORALISTAS ABRAÇARAM A CAUSA COM MUITO AMOR E CARINHO DESDE ENTÃO ATÉ OS DIAS DE HOJE, LEVANDO A PALAVRA DE DEUS EM FORMA DE CANTO CORAL NÃO APENAS EM CULTOS, MAS TAMBÉM EM ASILOS E APRESENTAÇÕES PÚBLICAS.
ATUALMENTE O CORAL MISTO GARCIA SE REÚNE TODAS AS 6as. FEIRAS PARA O SEU ENSAIO.
CONSTA NA PLACA DE HOMENAGEM PELOS 60 ANOS DE EXISTÊNCIA DO CORAL MISTO DO GARCIA, O SALMO 101, VERSÍCULO 1.
“Cantarei a bondade e a justiça, a Ti, Senhor cantarei”.
ESTE É O MOTIVO MAIOR QUE ESTAVA NO CORAÇÃO DAQUELE GRUPO DE PESSOAS QUE SE REUNIU EM 1951 COM O PROPÓSITO DE FORMAR UM CORAL MISTO.
ISTO PODE SER RESSALTADO COM TODA A CERTEZA, TENDO EM VISTA QUE O ÚLTIMO HINO QUE O CORAL GARCIA CANTOU SOB A REGÊNCIA DE OSWALDO HINKELDEY FOI “EU AGRADEÇO AO SENHOR”.
ESTE MOTIVO MAIOR ESTÁ PLANTADO E O CORAL MISTO NESTES SEUS 60 ANOS TEM CAMINHADO FIRME NESTE PROPÓSITO.
PARABÉNS A TODOS OS CORALISTAS, AOS QUE SE ENCONTRAM AINDA EM NOSSO MEIO, AOS QUE COMPÕE O CORAL MISTO ATUALMENTE, BEM COMO AO SEU REGENTE WALDEMAR HINKELDEY. E CONTINUEM FIRME NESTE BELO TRABALHO!
BLUMENAU, 18-09-2011.
Paróquia Evangélica Luterana Bom Pastor-Garcia.Fotos do Culto Festivo, realizado no domingo 18/setembro de 2011: Ação de Graças – Colheita e 60 anos de Fundação do Coral Misto Bom Pasto-Garcia.
________
Ata da formação do Coral Misto do Garcia enviado pelo Advogado e amigo Osmar Hinkeldey, filho do fundador e regente Oswaldo Hinkeldey.
Transcrito com grafia original - portanto sem correções.
Arquivo Osmar Hinkeldey/Waldemar Hinkeldey/Adalberto Day
Acesse também:
http://adalbertoday.blogspot.com/2011/06/oase-ordem-auxiliadora-de-senhoras.html
http://adalbertoday.blogspot.com/2008/06/famlia-hinkeldey.html

3 comentários:

Prof. Wieland Lickfeld disse...

Muito valioso este post, Adalberto, por tornar público o nascimento desta bela iniciativa de louvor a Deus por intermédio do canto. Parabéns a todos os coralistas por dar continuidade a este importante trabalho. Salvo tratar-se de algum homônimo, creio tratar-se Meinrad Duwe de um parente meu, filho de Gertrud Duwe, prima da minha falecida avó Albertina Prochnow, pela via da família Kopsch. Ainda vive uma tia de Meinrad Duwe, a viúva Sra. Ella Klueger, nascida Kopsch, irmã de Gertrud Duwe, com aprox. 97 anos de idade. Dona Ella, quando jovem, trabalhou na Empresa Industrial Garcia. Seu marido, Arnold Klueger (1919-1983) foi sepultado no cemitério da Nova Rússia, assim como a filha que o casal adotou, Anastácia B. Klueger (1963-2007). O post, como vê, também tem grande valor para a genealogia das pessoas mencionadas, cujos descendentes poderão nele encontrar interessantes subsídios para seu histórico familiar. Grande abraço!

Marilse disse...

BOM DIA BETO TUDO BOM?
PARABÉNS TENS MUITAS HISTORIAS BONITAS DA GOSTO DE LER.
ABRAÇO

Prof. Adinalzir disse...

Meus parabéns ao excelente Coral! Cultura e História é isso aí.
Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...