“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

- Carlos Braga Mueller

Biografia : Carlos Braga Mueller
Carlos Braga Mueller e Adalberto Day
Carlos Mueller
Carlos Mueller, mais conhecido como Carlos Braga Mueller, nasceu em Blumenau no dia 05 de maio de 1939.

Os dois primeiros anos do primário foram cursados no Colégio Sagrada Família. Depois foi para o Pedro II, onde concluiu o ginásio.
Na época Blumenau ainda não possuía curso superior. Por isto Carlos fez o Curso Técnico de Contabilidade do Colégio Santo Antônio. Aliás, naqueles anos fazer este curso equivalia a uma faculdade.
Amante de cinema e rádio, o então menino Carlos começou a frequentar o Cine Busch quando ainda vestia calça curta.
E escutava muito as rádios da época, principalmente a PRC-4 Rádio Clube, que era a única de Blumenau, e também a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, que era uma espécie de TV Globo daqueles tempos, ou seja, todo mundo ouvia os seus programas de auditório, novelas, humorísticos.
Foi então que decidiu: queria ser radialista.
Com 14 anos conseguiu uma vaga de locutor comercial da PRC-4, onde ficou durante 9 anos.
Trabalhou depois no setor administrativo e de comunicação da Prefeitura durante 5 anos. Foi responsável pelo programa Executivo em Foco, que era transmitido por todas as emissoras de Blumenau, divulgando as atividades do prefeito.
O passo seguinte levou Braga à iniciativa privada e por 14 anos foi funcionário da Electro Aço Altona.
Em 1969, quando a TV Coligadas de Santa Catarina foi inaugurada, Carlos Mueller foi o primeiro apresentador de noticiário: o Telejornal Malhas Hering. Mas como existia outro Carlos Mueller na TV, o Carlinhos, da área social, ele adotou o sobrenome da mãe: Braga.
Em seguida veio o convite para ser vereador. Elegeu-se duas vezes e durante dez anos exerceu a vereança (dois mandatos de 4 anos cada e mais uma prorrogação de 2 anos). Em 1981/82 presidiu o poder legislativo blumenauense.
Também foi gerente do Teatro Carlos Gomes e até hoje faz parte do seu Conselho Deliberativo.
Braga é jornalista e escritor.
Por isto faz parte da Academia de Letras Blumenauense e da Sociedade Escritores de Blumenau.
Participou do Conselho Municipal de Cultura de Blumenau, tendo sido também seu presidente.
Entre seus livros destacam-se "Histórias do Opa Müller - Ecologia para Crianças", "Contos que eu Conto", "Contos Escolhidos".
Escreveu sobre cinema durante muito tempo no "Jornal de Santa Catarina".
Nos anos 70 foi responsável pela seção "Estante Catarinense" da revista "Blumenau em Cadernos".

Em 2001 e 2002 exerceu a presidência da PROEB - Fundação Promotora de Exposições de Blumenau, hoje Parque Vila Germânica.

Desde 2005 é associado da AMPE - Associação das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedores Individuais de Blumenau, na qual exerceu as atividades de membro e presidente do Conselho Deliberativo e a Presidência da entidade no biênio 2015/2016.

Colabora com diversos blogs, dentre os quais o nosso: Blog Adalberto Day

Desde 1968 é casado com Rosi Mari e tem duas filhas, Rose Marie e Daniela, e um filho, Carlos Marcelo e  três netas, Luisa, Sofia e Stella, e um neto, Henrique.

Arquivo : Adalberto Day e Carlos Braga Mueller

9 comentários:

André disse...

andremrozkowski Carlos Braga Mueller de Aniversário hoje.Parabéns pra ele e tbém para o @adalbertoday ,por ter destacado esta data em http://bit.ly/lBcJVp .

Unknown disse...

Parabéns Braga,saúde, paz e contínua inspiração para continuar nos brindando com os teus maravilhosos textos. Sou teu fã de carteirinha.
Abraço
PS: Valeu Beto Bola Cheia.

Cao Zone disse...

Prezado Braga, parabéns e muita saúde para continuar. Abraços. Cao

Antunes Severo disse...

olá,
beleza de homenagem.
coloquei chamada no Caros Ouvintes.
Abraço do Antunes Severo

Anônimo disse...

Parabéns ao Cid Moreira de Blumenau.
Que vc possa continuar a nos brindar com seus textos, histórias e relatando as coisas da nossa Blumenau.
Carlos Braga Mueller, é um ícone da comunicação blumenauense e merece nossa admiração, respeito e reconhecimento por tudo que fez no rádio, na televisão, na política e continua fazendo através do blog que conta um pouco de todos nós blumenauenses.

Parabéns Carlos Braga Mueller,

Edemar Annuseck
São Paulo - SP

ÉDER RENE LOFHAGEN disse...

SR CARLOS BRAGA MUELLER.
NUNCA TIVE O PRAZER DE CONVERSAR COM O SR, MAS SEMPRE O ADMIREI MUITO!
PARABÉNS, SUCESSO SAÚDE E PAZ!!!

ÉDER RENE LOFHAGEN

LEONARDO LOPES disse...

SR. BRAGA,

COMO PODE TANTA HISTÓRIA E TANTA EXPERIÊNCIA EM UMA PESSOA QUE TRANSMITE AINDA SER UM GAROTO, CHEIO DE SAÚDE, DE ALEGRIA E DISPOSIÇÃO.

QUERO EM NOME DE TODOS INTEGRANTES DA EQUIPE AMIGOS DA ONÇA DESEJAR-LHE OS PARABÉNS, E QUE COMO ESSE, AINDA VENHAM MUITOS OUTROS ANIVERSÁRIOS QUE POSSAMOS CELEBRAR E TER O ORGULHO DE TER A SUA PESSOA AO NOSSO LADO.

PARABÉNS POR SER ESSA PESSOA INFINITAMENTE AGRADÁVEL, SIMPÁTICA E ATENCIOSA, E TER CONTRIBUÍDO TANTO PARA NOSSA HISTÓRIA, E TER FEITO A SUA PARTE PARA ESSA VIDA SER AINDA MELHOR.

ABRAÇOS DE TODA FAMÍLIA AMIGOS DA ONÇA.


LEONARDO LOPES
COORDENADOR EQUIPE AMIGOS DA ONÇA
GINCANA CIDADE DE BLUMENAU
leonardolopessp@hotmail.com

Wieland Lickfeld disse...

Prezado Adalberto, perdi a festa de aniversário do Braga Müller, mas felizmente ainda está em tempo para parabenizá-lo pelo seu trabalho e suas contribuições com o blog. Recordo com muita admiração do Braga Müller apresentando o Jornal Nacional local. Grande abraço, Wieland Lickfeld

Unknown disse...

O Todo dia Blumenau e especialmente eu, Fabiano, agradecem pelos belíssimos textos e pela possibilidade de poder dar continuidade a histórias tão maravilhosas quanto as que vocês têm a contar. Carlos e Adalberto, muito obrigado pelo apoio e carinho dado por vocês à um blog, à um projeto tão jovem e simples quanto o Todo dia Blumenau. Muito obrigado e certamente seus textos serão destaque em muitas postagens por vir.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...