"A Educação é a base de tudo, e a Cultura é a base da Educação"

Seja Bem-Vindo e faça uma boa pesquisa!

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

- Pelé, o livro!

- Rádio Blumenau "Arca da Aliança"
No dia 21 de outubro/2010, fizemos uma visita surpresa ao Programa Show de Bola dos amigos Amauri Pereira e Marciano Régis. O programa é realizado pela dupla dinâmica do Rádio futebolístico blumenauense de segunda/sexta na Rádio Blumenau - Arca da Aliança AM 1260 , sito à Rua Dr. Amadeu da Luz,31 Sala 3, - Centro - Blumenau, SC - das 17:00 as 19:00 horas.
Obs:. lamentavelmente demitidos assim como todos da equipe a partir do dia 23 de janeiro 2015;  Uma grande perda de audiência para emissora e para a comunidade de Blumenau.
Amauri - Adalberto - Marciano
Na oportunidade, entregamos um livro da autobiografia do Rei Pelé.
Amauri Pereira nos presenteou com um livro 50 anos JASC - Arthur Schlosser e a criação dos  JASC - jogos abertos de Santa Catarina.
Marciano Régis nos entregou um belo distintivo do XV Indaial - antigo XV de Outubro da cidade de Indaial.
__________________________
Durante 1 hora podemos discorrer sobre esportes em geral de nossa cidade.
Comentamos sobre a vinda de Pelé que jogou em Blumenau em 30 de agosto de 1961, e na oportunidade o Santos derrotou o Olímpico por oito a zero, com 5 gols de Pelé e 3 de Cabralzinho. Segundo muitos que assistiram o jogo, na realidade 1 dos gols atribuído a Pelé, foi de Formiga .
Porém na revista Placar consta 5 gols de Pelé conforme imagem a esquerda.
Destacamos grandes craques do passado, e estádio do Amazonas. Relembramos que após o jogo contra o Santos, no dia 1º de setembro de 1961, o Olímpico é campeão da cidade na prorrogação vencendo o Amazonas por 1x0, gol de Orio. No tempo regulamentar o placar foi dois a dois. Nos dois jogos anteriores o Olímpico venceu o primeiro jogo por 2x0, no segundo jogo o Amazonas deu o troco no estádio da Empresa Industrial Garcia vencendo ao time Grená pelo placar de 3x1.
Destaque negativo do jogo derradeiro onde o Olímpico se tornaria campeão da cidade, foi que após o gol de Orio na prorrogação, um torcedor do Olímpico morre de um ataque fulminante do coração. A arquibancada e todo estádio estavam lotados neste dia.
Falamos sobre o BEC - Palmeiras, Metropolitano, Olímpico principalmente do ano de 1964, quando o clube grená da baixada derrotou o Internacional da cidade de Lages pelo placar de três tentos a um - gols de Rodrigues, sagrando-se pela segunda vez campeão estadual. O jogo foi realizado no dia 25 de abril de 1965.
Também fizemos um relato da passagem dos 90 anos de história do Clube Náutico América, completados dia 20/outubro. Uma história que se mistura a cultura e tradição de nossa gente.
Durante a entrevista/visita, nosso amigo Vascaíno Valmir "Verde que te quero Verde" ligou, como também o Sérgio de Oliveira, que fez um breve comentário elogiando nosso trabalho perante a cultura de nossa cidade.
Agradecemos a acolhida da diretoria e funcionários da Rádio Blumenau - Arca da Aliança e em especial ao Amauri Pereira e Marciano Régis que nos ofertaram um delicioso café no intervalo, para a Oração da Ave Maria do nosso querido Padre João Bachamnn.
___________________________
Acesse :

Pelé, simplesmente ele!
PARTICIPE dessa lembrança sobre a vinda de Pelé em Blumenau. Faça seus comentários no BLOG e inclua suas informações que serão importantes para nossa história.
Curiosidades: Pelé recebeu este nome em homenagem a Thomas Edison, o inventor da lâmpada.  Seu Dondinho pai de Pelé, colocou o nome de Edison pois a energia elétrica estava chegando a região. Sim na certidão original de Pelé está o nome de Edison, e não Edson, como também por erro a data de nascimento que aparece na certidão é o dia 21/outubro/1940
No carinho da família, Pelé era simplesmente o "DICO".
Cinco Sim
O pesquisador Adalberto Day, que tem vasto material sobre a passagem de Pelé pela cidade, afirma não haver dúvidas sobre os cinco gols do Rei naquele jogo. Mais tarde, garante, surgiu a história de que um gol marcado por Formiga teria sido dado a Pelé. - Mas valem os registros. Na súmula do jogo e na contagem dos 1.000 gols de Pelé, constam cinco gols marcados por ele neste jogo - destacou.
Garoto propaganda
Adalberto Day lembra também que, após a partida, Pelé esteve na Artex (atual Coteminas), fazendo fotos para uma ação publicitária das toalhas da empresa.
Publicado no Jornal de Santa Catarina páginas 28,29 Esportes, sábado e domingo 23/24/10/2010. Jornalista Everton Siemann.
Observação : Comentei ao jornalista que Pelé esteve na Artex, mas foi antes do jogo. Quanto a ele Pelé ter feito cinco gols, não afirmei, apenas disse que assim me foi relatado e que na revista placar e na contagem dos 1.000 gols de Pelé, constam 5 gols do Rei neste jogo.
Arquivo de Dalva e Adalberto Day

6 comentários:

Anônimo disse...

Ouvi o programa do Amauri/Marciano, e o faço sempre que posso, gostei muito de sua presença e atento, admirei muito sua observações sobre a preservação de nossa estoria, sem ela, o futuro é incerto, pois a base e os exemplos se esvaziam.
Saulo Ramos Raitz
s.raitz@projesan.com.br

Valdir Appel disse...

Beto,
Sua majestade o REI Pelé não é um ser humano qualquer. Seu talento, sua arte está acima de qualquer outro atleta do futebol. Compara-lo aos Maradonas da vida é uma heresia.
Vida longa ao Rei.
Belo e apropriado post, parabens

Claus Jensen disse...

Mais uma história, que tenho a oportunidade de conhecer pelo seu blog.
O Pelé não é só rei, pelos gols que deixou entre as traves, mas pela sua conduta nesse reinado. Todos erramos, e ele também teve suas falhas. O importante é saldo como atleta, exemplo e embaixador de nosso país.
Conhecer nossa história futebolística, é deixar claro às novas gerações de pezinhos, que Blumenau tem do que se orgulhar.
Parabéns Adalberto, por mais esse resgate.
Abs.

Cao Zone disse...

O fato de Pelé ser o brasileiro mais reconhecido mundialmente, já o coloca numa posição de substancial importância para o Brasil. Depois a questão dele atuar numa área que somos preferencialmente unanimidade mundo à fora vai fazer esse carismo se estender por muitas gerações. O que é apropriado para que seja ressarcido tudo aquilo que ele já nos proporcionou.
Ave Cesar.

Anônimo disse...

PELÉ, o Rei do Futebol, até que DEUS coloque um outro em seu lugar. Sim porque PELÉ é único. Sua trajetória no futebol com 1.281gols marcados não tem como ser comparado. Tudo que se diga ao contrário em relação a PELÉ é ciúme, inveja e uma maneira de querer se promover. E pensar que lá por 1956 o América de Joinville quis comprar o seu passe depois de um amistoso no Estádio Edgar Schneider. O Santos até teria concordado em emprestá-lo, mas, os americanos de Joinville viram em Gasolina (esse era o apelido de PELÉ), um craque. E fica no ar a pergunta: E se o Santos tivesse vendido o seu passe o América? Graças a DEUS o "se" não joga. Quem jogou e muito, muito mais do que os jovens de hoje possam imaginar foi PELÉ.

Parabéns e que o REI PELÉ viva pelo menos mais 70 anos.

Edemar Annuseck
São Paulo - SP

Leonardo Oliveira disse...

Parabéns pelo post sobre o rei do futebol. Um dia ainda vamos tratá-lo como ele merece: O maior de todos os tempos na sua profissão. Grande abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...