“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

- A Flâmula

A imagem de 1961 mostra a Flâmula comemorativa criada pela passagem dos primeiros 25 anos de fundação da Artex. A empresa foi fundada em 23 de maio de 1936 por Theophilo Bernardo Zadrozny e Otto Huber (Imagem .Arquivo pessoal de Osni Wilson Melin e Adalberto Day)

Publicado na Coluna Almanaque do Vale do Jornal de Santa Catarina - Terça-feira dia 07/setembro/2010
______________________

História:
- A empresa Artex foi fundada em 23 de Maio de 1936 na Rua Progresso nº 150 –, por Theophilo Bernardo Zadrozny e Otto Huber, que compraram as terras da família Gresvsmuhl. É bom observar sempre o capital agindo sobre o proletário. Theophilo Bernardo Zadrozny, não possuía grande conhecimento no ramo têxtil, porém seu dinamismo e espírito empreendedor possibilitaram a fundação de uma nova empresa a Artex S/A. Então convidou um hábil tecelão e técnico chamado Otto Huber que trabalhava ali próximo na Empresa Industrial Garcia, para associar-se. As duas empresas citados Garcia e Artex foram empresas que fizeram através de seus colaboradores, o crescimento não só do bairro Progresso, mas de todo grande Garcia. Otto Huber (Austríaco) um dos fundadores da Artex trabalhou 30 anos na E.I.Garcia, e convidado por Theophilo Bernardo. Zadrozny (Nascido na cidade de Lotz (Polônia) em 24 de maio de 1890.)
“Otto Huber foi um profundo conhecedor da arte de tecer. Era mestre Técnico da Empresa Industrial Garcia, e prestou relevantes serviços a industria de Blumenau. Ele não concordava com algumas atitudes do diretor geral da Empresa Industrial Garcia Sr. João Medeiros Jr., que entre outras era muito querido pelos empregados, por promover lazer através de esportes” e diversão com musicas que eram ouvidas nas horas de folga no interior da empresa, por intermédio de alto-falantes desde 1929..Huber comentava com amigos e empregados, que quando tivesse oportunidade, montaria sua própria empresa. E essa oportunidade surgiu em 23 de maio de 1936, em um convite que recebeu de Theophilo Bernardo Zadrozny, e juntamente com outros empregados da Empresa Industrial Garcia, fundaram a Artex.”– O Primeiro diretor Presidente foi Ricardo Peiter. Também iniciaram os preparativos na montagem da nova empresa, Max Rudolf Wuensch e Albert Hiemisch” Alfredo Hess, Artur Rarbe. “Esses dados tive acesso desde garoto, e mais recentemente, em uma entrevista no dia 18 de agosto de 2004. com o Sr. Theo Hartmann nascido em 1919 (faleceu 2010), Hartmnan trabalhou por mais de 40 anos na Empresa Industrial Garcia, e conheceu Otto Huber, que lhe repassou esses dados”.
Arquivo Dalva e Adalberto Day

6 comentários:

  1. Prezado Beto Day, talvez essa flâmula da Artex de 1961 tenha sido produzida pelo dileto Nagib Barbieri, grande produtor dessa mídia na época. Abraços, Cao

    Cao Zone
    caozone@uol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Marcos Gonzaga
    Meu que bela lembrança, meu primeiro emprego, depois só mudança de nomes , mais entrei em 01,04 ,1971, fiquei só 40, anos

    ResponderExcluir
  3. René Moritz
    Bela lembrança.
    Era normal essas flâmulas nos eventos comemorativos

    ResponderExcluir
  4. Suelita Beiler
    Eu tenho uma flâmula dessa com o autógrafo dos jogadores do Santos, por ocasião da visita deles à Artex.

    ResponderExcluir
  5. Magda Jeane Moritz
    Meu Amado Pai tinha essa flâmula!!! Bacana essa postagem, Adalberto

    ResponderExcluir
  6. Salete Moreira
    Mto.bacana. lembro-me bem. Tínhamos em casa no quarto dos rapazes, várias flâmulas nas paredes.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...