“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

- E.B.M. Patrícia H. Finardi Pegorim

E.B.M. PATRICIA HELENA FINARDI PEGORIM
Uma bela escola, que recebeu o nome de uma Professora Especial.
Endereço: LUIZ KRUTSCH, 474 - Fortaleza
Blumenau, SC - 89058080
Fundada em 04 de agosto de 1997
História de nosso cotidiano
Por Adalberto Day
Tive a oportunidade de trabalhar na Escola E.B.M. Pedro II no Progresso-Canto do Rio, com a professora Patrícia. Eu como professor ela como Supervisora Pedagógica. Patrícia era por demais querida entre os alunos e professores. Pude acompanhar seus últimos momentos de sua bela trajetória como educadora , sua simplicidade e educação no trato com os alunos e professores.
Certa vez no final do ano de 1993, Patrícia me convidou para que lhe acompanhasse em seu automóvel e deixar-me próximo a nossa residência, pois por ali ela fazia o seu trajeto. Uma única vez aceitei e ela pelo caminho apenas queria agradecer pela educação e presteza que lhe atendia quando adentrava as salas para supervisão pedagógica.
- Eu perguntei o porquê, e agradeci a gentileza. Ela me relatou que eu era diferenciado. Estranhei, pois sua simplicidade, sua delicadeza, sua educação e postura, nada tinha a desabonar seu trabalho. Mas fiquei feliz.
Quando estávamos quase chegando próximo onde moro, ela parou para eu descer.
Um pouco antes quase em frente ao cemitério no Progresso, frente a antiga Lojas Soraya, - Paulo Schimitt, percebi que um caminhão carregado com vidros "pesados", estavam colocados só de um lado e certamente ao fazer a curva, penderiam para o outro lado e poderia tombar. Foi o que ocorreu .Disse a ela: "Patrícia aquele caminhão vai virar após a curva" ela olhou ficou visivelmente assustada. O fato ocorreu o caminhão tombou. Disse a ela : segue teu caminho que vou ajudar no que for possível. Rapidamente saltei do carro, me dirigi ao veículo tombado e ajudei os dois ocupantes a sair do caminhão. Perguntei : estão bem?...responderam que sim, tem mais gente além de vocês?,... não, responderam eles. Foi um susto danado a que essa professora e eu nos submetemos. Mas o pior estava por vir. Alguns dias após , seu automóvel estacionado no pátio da escola, incendiou-se e as chamas destroem o carro completamente. Ela estava em suas funções quando viu o ocorrido, aquele fogo tomando conta do carro, novamente um grande susto.
Poucos meses após a Professora Patrícia sente-se mal é internada, com problemas de saúde. Ficou em tratamento em grandes centros clínicos por mais de um ano, se não me falha a memória. Chegou a ter uma pequena melhora, mas acabou falecendo. Sofreu muito e nós professores acompanhamos todo seu drama sem nada ou pouco poder ajudar.
Conto essa triste história para em seguida mostrar o que escrevemos em nosso jornal da E.B.M. Pedro II o Pindorama. Também para conhecimento do educandário que empresta seu nome saber quem foi essa valorosa professora. Me incluo neste acontecimento pois neste período , sofri com a morte de meu pai Nicolao Day.
- Homenagem especial -
Edição do Jornal o Pindorama em maio de 1996.
É com eternas saudade que lembramos da nossa querida supervisora, professora, funcionária, amiga PATRICIA HELENA FINARDI PEGORIM, que Deus chamou desta vida para á eternidade no dia 05/05/96, com a idade de 31 anos, 8 meses e 9 dias.
Patrícia ingressou na família “Pedro II” em 1990. Desde então, vinha desempenhando um brilhante trabalho em nossa escola e comunidade.
Jamais esquecemos de seu sorriso, seu olhar, sua meiguice, suas palavras. Para seus amigos de trabalho ela sempre tinha uma palavra certa no momento certo. E sua alegria pela vida e em favor de nossas crianças era contagiante.
Para nossos alunos a “Tia patrícia”, assim chamada pelos menores, era a doce amiga que sempre estava disposta a ajudá-los.
Em abril de 1994 se afastou do trabalho que realizava com tanto amor,por motivo de doença.
A partir daí, carregava seu pesado fardo sem nunca reclamar. Encorajava e fortalecia com suas palavras de fé e esperança a todos que compartilhavam sua dor.
Pensando nela, queremos deixar uma mensagem especial.
Patrícia! Você nasceu para tornar os outros felizes. Você é uma heroína, vencedora de todas as batalhas diárias que buscou, através do carinho e do amor, transformar sua vida num verdadeiro paraíso.
Sem duvida, você se foi, mas nos deixa um grande a ser seguido. Exemplo de coragem, perseverança, fé, esperança e de muito amor.
E como consolo e, na certeza de nos reencontrarmos, queremos nos lembrar das palavras da Sagrada escritura que nos diz:
“O Senhor é o meu pastor, nada me faltará”. Salmo 23.1
“Sê fie até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. Apocalipse 2.10
“De nós tem se lembrado o Senhor, e ele nos abençoará”. Salmo 115.12
Com eternas saudades.
Dos amigos da E.B.M.Pedro II
Supervisora Lilian Bewiahn Schwabe
Diretora: Mariana Heiden/Edilamar Simão.
__________________________________

Nesta mesma edição:
Um professor injustiçado
Por: João Batista de Oliveira
Vigia da E.B.M. Pedro II, mais conhecido como Senhor Cordeiro. (faleceu dia 13 de março de 2022).
__________________
Conheci um professor surdo-mudo, que lecionava numa escola de uma cidadezinha, nos rincões do Estado de Minas Gerais. Ele dava aulas de Historia e Geografia.
Sua fama corria mundo, até que chegou ao conhecimento do Governador. Este surpreso, mandou chamá-lo ao Palácio.
O surdo-mudo, também surpreso, comparece. O governador, então mostrou lhe a redação de três decretos que seriam enviados á Assembléia Legislativa para votação. O surdo-mudo como não podia falar, pediu uma folha de papel, onde escreveu sua resposta. Mostrou ao governador, apontando cinco erros de Português.
- Como? Disse o Governador. Mas, lembrou-se que o surdo-mudo não ouvia nada. Então escreveu um bilhete e o entregou.
Dizia o bilhete: Como? Você é professor de historia e Geografia. Não me consta que você é também professor de Língua Portuguesa.
O professor surdo-mudo escreveu outro bilhete explicando que suas aulas eram dadas por escrito e não oralmente.
O Governador, na dúvida, chamou o Reitor da universidade, que por sinal era o autor da redação.
Surpreso, o reitor leu por diversas vezes os tais decretos e pediu ao surdo-mudo para que lhes apontasse os cinco erros. O professor, novamente escreveu outro bilhete, apontando não os cinco erros, mas desta vez, seis erros de Português.
O Governador, olhou para o reitor com ar de desprezo e o Reitor furioso gritou:
- Não é possível! Um surdo-mudo do interior entender tanto da língua portuguesa, quanto Camões.
Não pode ser.
Estou contando essa historia, para que a pericia médica de Blumenau avalie a capacidade intelectual do professor Adalberto Day.
Ele foi aprovado em concurso Público, porem não foi aprovado pela pericia para exercer a função de professor, por um motivo que o destino legou-lhe: os olhos.
Adalberto Day tem problemas na vistas, mas isto não tira-lhe a visão de educador. Seus conhecimentos na área de historia são, sem duvida, incomparáveis. Alem disso, nosso professor mantém um ótimo relacionamento com todos, desde as criancinhas do Pré até os alunos da 8ª série.
Em Historia, ele tem uma visão fantástica. É capaz de explicar a qualquer estudante de Historia ou a quem interessar, porque Pedro Álvares Cabral e o Presidente João Goulart, “mancavam das pernas esquerdas”. Com sua visão, é capaz de enxergar uma formiguinha preta no lombo de um elefante preto.
Mesmo assim, com todo seu conhecimento e valor, não lhe permitiram continuar exercendo sua profissão.
Evolução das estrelas
Na grande evolução das estrelas, lá nas galáxias. Eis que uma de Grande Grandeza desvia-se da rota celestial e cai bem no centro, dos jardins floridos de Blumenau e transforma-se rapidamente no grande professor blumenauense Adalberto Day!
João Batista de Oliveira
Isto, mais uma vez, prova os caprichos e injustiças da sociedade.
Avante Adalberto Day,porque o homem não precisa de sociedade. É ela que precisa do Homem.
João Batista de oliveira/Vigia da E.B.M. Pedro II - Maio de 1996
Arquivo Adalberto Day

6 comentários:

  1. Opa! A escola do meu bairro, onde estudei da 3ª à 6ª série. Muito bons aqueles tempos!

    E muito bom também conhecer a professora Patrícia... Valeu Adalberto, mais uma vez!

    ResponderExcluir
  2. Amigo Beto,
    Boa noite. Não se trata de uma história emocionante, mas de várias histórias emocionantes. Inclusive a sua. PARABÉNS e um abraço todo especial. Posso lhe afiançar que as histórias, por enquanto, te pertencem. Chegará a ocasião que as coisas se inverterão com justa razão.
    E.A.Santos

    ResponderExcluir
  3. Adalberto,

    Muito triste saber que alguém teve a vida interrompida tão cedo.
    Parabéns por manter viva a memória dela.

    Abraços,

    Paulo

    ResponderExcluir
  4. Estimado Adalberto, felizes daqueles que, conforme alertou São Paulo, não restringem à sua passagem por esta vida imperfeita e corruptível a sua esperança em Cristo (ICo 15,19). Não nos envergonhemos de confiar nas promessas de justiça divina no porvir, quando, segundo foi revelado a São João, serão enxugadas todas as lágrimas, não haverá morte nem luto, nem pranto e nem dor (Ap 21,4). Parabéns pela homenagem à professora Patrícia e por não ter desistido diante as dificuldades. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. PROF°: SILVAA GRIMES

    CARO PROFESSOR E AMIGO, LEMBRO DE TODAS ESSAS HISTÓRIAS, INCLUSIVE DA TIA PATRICIA.POIS TIVE O ENORME PRAZER DE SER SUA ALUNA, E NAQUELA ÉPOCA AOS MEUS 14 ANOS VOCÊ JA DIZIA QUE EU TINHA O DOM DE ENSINAR. VOCÊ ACERTOU HOJE SOU EDUCADORA COM MUITO PRAZER.
    ABRAÇOS...

    ResponderExcluir
  6. Olá, Caro Professor e Amigo Adalberto,

    Nesta semana encontrei a mãe da nossa saudosa e querida amiga Patrícia comprando flores para homenagear sua filha no Dia dos Finados. Flores singelas e delicadíssimas, que trouxeram à minha lembrança a imagem de uma profissional exemplar, de uma grande companheira de trabalho, de alguém que soube enfrentar com grande coragem a grave doença que a acometeu. Com certeza, nossa Patrícia deixou muitas saudades para todos nós que tivemos o privilégio de trabalhar com ela! Ainda guardo com muito zelo e carinho um exemplar do Jornal que você produziu com nossos alunos. Bons tempos aqueles em que trabalhamos juntos! E parabéns pelo seu trabalho. O que seria da história de nosso Bairro sem o seu empenho e pesquisa? Um grande abraço e que Deus esteja sempre zelando por você e sua família.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...