"A Educação é a base de tudo, e a Cultura é a base da Educação"

Seja Bem-Vindo e faça uma boa pesquisa!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

- Almanaque Bela Vida Edição Nº 2



Mais uma participação na Revista Almanaque Bela Vida - bairros Garcia e Glória
A Revista como sempre trás belas reportagens e destaques de nossa comunidade.


Nesta edição de Agosto/setembro/2010, Garcia-Glória - página 06 e 7, em curiosidades Falamos sobre a Rua da Glória e a Rua Amazonas no Grande Garcia - Distrito do Garcia.

Almanaque Bela Vida
Bela Curiosidade
Bairro Glória:
O Bairro Glória foi oficialmente criado através da lei nº 03 , de 04 de fevereiro de 1938, pelo prefeito José Ferreira da Silva. O Bairro foi oficializado pelo prefeito Frederico Guilherme Busch Jr. através da Lei nº 717, de 28 de abril de 1956. O nome foi colocado em homenagem a um antigo clube musical chamado Glória que existia desde 1920.
Antes era conhecido como Specktiefe (palavra de origem alemã que quer dizer caminho lamacento ou gorduroso. - speck significa toicinho, e tiefe, profundidade). O nome Specktiefe porque desde o início da Rua da Glporia até próximo ao atual CSU - Centro Social Urbano, existiam pés de eucaliptos dos dois lados da rua,mantendo este espaço sempre sombrio,e, consequentemente, muito lamacento. O então diretor da Empresa Industrial Garcia, João Medeiros Jr., mandou colocar barro vermelho, e esta mistura fez o lamaçal ficar com cor de toicinho.
Rua Amazonas:
A Rua Amazonas ganhou esta nomenclatura porque na época era comum batizar Ruas com nome de Estado. Antes era conhecida com o nome de Terras Die Kolonie "A colônia" . A Rua Amazonas recebeu essa denominação através da Lei nº 124, de 16 de abril de 1919.Foi uma das primeiras Ruas de Blumenau a receber camada asfáltica. A então pacata via pública hoje se constitui em uma das mais importantes da cidade. a foto acima do ano de 1960, mostra o final da Rua Amazonas, na altura do número 4906 .
Atualmente este trecho faz parte da empresa Coteminas.O novo traçado da rua passa ao lado da empresa desde 1977.
Almanaque Bela Vida Agosto/setembro/2010 - ano 1 - nº 2
Editora Bela Vida
Diretor: Edson Peres Gonçalves
Coordenação Geral: Lilian Peres Gonçalves
Revisão de texto: Madalena Parisi Duarte
Foto: arquivo de Dalva e Adalberto Day/Colaboração Ângela Maria de Oliveira.

2 comentários:

Cao Zone disse...

Prezados/as,
Num simpósio sobre mídia impresa ano passado em São Paulo foi muito gratificante a palestra sobre uma espécie de resgate da mídia "almanaque"; falava aquela francêsa num sotaques pueril que só os antigos gauleses sabem fazer, sobre justamente o Almanaque do Laboratório Catarinense, não sabia ela tratar-se de uma espécie de "bíblia" da minha infância.
-De onde você tirou isso menino?
-Do Almanaque do Laboratório Catarinense "fessora"!
-Ah, então é verdade.
Abraços,
Cao


Cao Zone
caozone@uol.com.br

djmitchu disse...

Ola, gostaria de anunciar neste almanaque mas nao acho nele telefone para contato, por favor me respondam djmitchu@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...