“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

- Aniversário do Palmeiras

Registro de 1975 da equipe do Palmeiras, de Blumenau, formada por alguns jogadores de Goiás. O clube foi fundado em 19 de julho de 1919. Em pé: Nelson, Carlinhos, Reinaldo, Coral, Tico, Alcir. Agachados: Piter, Adãozinho, Vavá, Afonso, Helinho. (Imagem: arquivo pessoal de Nélio Zimmermann, Álvaro Luiz dos Santos e Adalberto Day)
Publicado no Jornal de Santa Catarina – 19/07/2010 coluna ALMANAQUE DO VALE
História:
- Fundado em 1919 com o nome de Brasil Football Club (1919-1936), mudou em 1936 para Recreativo Brasil Esporte Clube(1936-1944) e após a 2ª Guerra, passando a se chamar Palmeiras Esporte Clube(1944-1980). Somente em 1980 passou a ter o nome de Blumenau Esporte Clube (1980-2004).
13 de março de 2013 o BEC retorna para disputar a terceira divisão. Foi vice-campeão e o Internacional de Lages campeão.
Primeira partida na terceira divisão no SESI 03 de agosto de 2013
BEC 0 x 1 Internacional de Lages.

05 de agosto de 2017 - #BEC Blumenau Esporte Clube campeão da terceira divisão do estadual de Santa Catarina. Parabéns a todos jogadores, torcedores e dirigentes.
30/07/17 Curitibanos/Orléans 2x2 BEC – Blumenau Esporte Clube
05/08/17 BEC/Blumenau E.C 4x2 Curitibanos/Orleans  

28 de novembro de 2021 O BEC é o campeão da Série C do Campeonato Catarinense 2021. Com o empate em 0 a 0 diante do Caravaggio no Sul do Estado, na tarde deste domingo (28), o Tricolor da Alameda conquistou pela segunda vez na história a Terceira Divisão do Estadual. O time havia vencido o jogo de ida por 1 a 0.

“NOSSA HISTÓRIA CONTINUA”
Site Amigos do BEC: www.amigosdobec.com.br
Facebook Amigos do BEC: www.facebook.com/AmigosDoBec
Site oficial do BEC: www.blumenauesporteclube.com

A inauguração do campo (estádio) ocorreu no dia 3 de junho de 1927 A demolição  do estádio Aderbal Ramos da Silva começou no dia 23 de setembro de 2007- um domingo triste.
 _____________
Adendo da senhora Maria Cecília Sada
Senhor Adalberto Fiquei feliz ao ler o Santa hoje,19 de julho,alias sou assinante e deparei com uma homenagem ao antigo Palmeiras de Blumenau. Como filha de um dos fundadores ,Joao Ubaldo Sada,deste saudoso time e sempre tão querido e lembrado pelo povo da época. Fico lhe grata por esta homenagem em nome dos fundadores, in memorian. Inclusive minha avó italiana Luiza Barbato Sada junto com seus 9 filhos, participou para preparar o terreno ate se tornar campo de futebol. Em 19 de julho de 1919 minha tia Ítala Sada deu o Chute inicial da primeira partida do time que inicialmente se chamou Brasil E. C. Também apreciei muito, como sempre, a matéria em seu blog referente ao Palmeiras. Aproveito para desabafar minha indignação pelas pessoas que conseguiram destruir o sonho de varias gerações.Hoje o time do Palmeiras comemoraria 91 anos. Infelizmente estas esqueceram que esporte e cultura.Uma área que se transformou em campo de futebol de um time oficial, em 1919, como pode desaparecer? Como uma área de lazer do povo pode passar para particular? Esporte não é cultura? E a tradição de uma torcida, não vale? Como Blumenauense não aceito que em nossa História apaguem paginas que deixam lacuna. Senhor Adalberto parabéns ,precisamos de pessoas como o Senhor que se preocupem também em reavivar e perpetuar nossa tradição . O senhor dá exemplo de cidadania.
Carinhosamente M. Cecilia
_______________________________________

A partir de 2006, o clube passou a ser chamado provisoriamente de Blumenau Sport Club enquanto a questão judicial da marca BEC é resolvida. As cores oficiais do time são; Verde, Grená e Branco, simbolizando a união das duas equipes clássicas Palmeiras (que usava verde e branco) e Olímpico (que usava grená e branco).
O BEC em 1989 : em pé - Silva, Leandro, Alaércio, Gassem , Derval, e Sidney - Agachados Osmair, Serginho, Mirandinha, César Paulista e Cid.
__________________
Para saber mais acesse:
http://adalbertoday.blogspot.com/2009/07/blumenau-esporte-clube-90-anos-de.html
http://adalbertoday.blogspot.com/2008/04/palmeiras-esporte-clube.html
http://adalbertoday.blogspot.com/2008/06/bec-blumenau-esporte-clube.html
Arquivo de Adalberto Day

8 comentários:

  1. Mesmo não sendo blumenauense e aqui ter chegado no ano de 1970, pude acompanhar de lá para cá, até mesmo dentro do Aderbal Ramos da Silva, um pouco da historia do Palmeiras de Piter e cia ltda, e depois a transformação no Bec.

    Portanto tenho gravado na memoria aquele time de 75 que tinha Melchior Barbieri na presidencia e muitos torcedores no velha Deba. era realmente um time fantastico.
    Mas nada disso estaria presente nos dias de hoje, mesmo que fazendo parte da historia se alguem como,voce não tivesse o interesse, a vontade, de como tantas outras coisas, manter vivo nossa historia, como lembrar a data do aniversário do Clube.
    Te admiro como homem e como historiador. Te ouvi hj pela manha na Nereu.
    Abraços e a certeza de que um dia a historia também se encarregará de contar a tua propria historia.
    Permita-me ser teu amigo de graça, e parabens pelo trabalho.
    Hamilton Antonio

    ResponderExcluir
  2. Olá Adalberto !
    Parabéns pelo seu trabalho e peço incluir no rol dos seus end Abs e boa semana !!!
    Schmitt / Cooper
    ________________________________________

    ResponderExcluir
  3. Amigo Adalberto.
    O Palmeiras, assim como o Amazonas, o Vasto Verde, o União, o Olimpico viveirão enquanto baterem nossos corações.
    Parabéns pelo trabalho de resgate que voce tem feito.
    Abraço do admirador Silvio Kohler.

    ResponderExcluir
  4. Esse galego Nelson, jogou no Bgayra...Figueirense
    Lembro de um jogo, se não me engano contra o Blumenau, ele marcou um gol contra e depois empatou o jogo.
    A partida foi no antigo campo do Palmeiras.
    Fui com um primo meu de Blumenau.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela bela reportagem e por buscar a história de Blumenau. Gostei da participação da Maria Cecília Sada, que tem raízes em Blumenau e hoje mora em Balneário Camboriú e mesmo assim ajuda a buscar a história de nossa Blumenau. Abraço Jaime do BLOG

    ResponderExcluir
  6. Grande Palmeiras! Inesquecível BEC! No levantamento de todos os jogos do clube, desde 1919, encontrei vitórias, personagens e conquistas incríveis. Uma pena a atual situação do clube.
    Acredito que o maior entrave não foi e nem é financeiro, mas de vontade política e empresarial.

    Adalberto Klüser

    ResponderExcluir
  7. Mais uma Beto, deixo aqui registrado meus sinceros cumpreimentos por mais esse magnífico trabalho, especialmente do antigo e saudoso clube Palmeiras. Quando cheguei em Blumenau esse clube denominava-se, realmente, como a Senhora Sada menciona, Brasil Esp.Clube. Então, a rivalidade era Brasil X Blumenau. Principalmente porque estavamos ainda em guerra com a Alemanha, havia uma grande rivalidade. Mais tarde, tudo se acalmou e o clube tomou o nome de Palmeiras e o outro, antigo Blumenau, passou a ser Olímpico, que permaneceu até hoje. Lembro que até eu joguei nesse campo
    que se manteve como Olímpico. São saudosas lembranças que você tem a capacidade caracterísitica de resgatar com tanta sabedoria da história de nossa cidade.
    Valeu Beto.

    ResponderExcluir
  8. Beto,
    Minha curta passagem pelo Palmeiras, tem um que de nostalgico. As boas lembanças estão nestas imagens da Alameda e do velho estádio Aderbal.
    Muito antes do Palmeiras, eram os jogos do meu Paysandu aí em Blumenau que consideravamos grandes clássicos.
    Eu vi e enfrentei os grandes: Guarani, Olimpico, Vasto Verde,Amazonas e Palmeiras.
    Grande abraço e parabens por mais este post.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...