"A Educação é a base de tudo, e a Cultura é a base da Educação"

Seja Bem-Vindo e faça uma boa pesquisa!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

- Edifício América

Até quando vamos conviver com essa vergonha
 "Arrumamos o centro histórico" ou "continuamos remando ?" .
O local que Dr. Blumenau, seus pioneiros admiraram, e os antepassados da pré história de nossa cidade.
Até quando a incapacidade dos que podem resolver o problema irão permitir que este esqueleto de concreto seja considerado uma vergonha por tantos anos. Já deve estar até no Guines Book- livro dos recordes.
Localização Rua XV de novembro,74 fundos - entrada da cidade, o esqueleto cinzento do Edifício América deixa feia a paisagem do Centro Histórico. Assim está ali desde 1979 (o início das obras foram em 1977) para abrigar a sede do Clube Náutico América, a construção embargada - pelo MPF - Ministério Público Federal em Blumenau (SC) O MPF se baseia no Código Florestal, que estabelece como APP a faixa de 100 metros ao longo do Itajaí-Açu, impedindo qualquer construção. A demolição da antiga sede foi em 1976 e no ano seguinte a construção deste esqueleto.
Foto: Edemar Annuseck
Mais um capitulo da história da demolição do Ed. América.
O terreno foi doado pelo estado ao Clube Náutico América, em 1936 e desde lá essa novela vem se arrastando. O terreno doado é de 1408 metros quadrado.
Cronologia da vergonha estabelecia:
1936: A Assembleia Legislativa aprova que doa o terreno do Estado ao CN América de Blumenau.
1937: O titulo de concessão da área é homologado pelo Governador Nereu Ramos, e o CN América se instala no mesmo ano.
1962: É lavrada a escritura publica finalizando a doação do terreno e entregue a concessão ao clube.
1977: A RB Planejamento ganha a permuta para construir um prédio residencial. A obra começa mais é interrompida por ferir o Plano diretor e vira área de utilidade pública.
1985: Com o novo plano diretor, o projeto muda para um hotel com 18 andares.
1986: Recomeçam as obras do Ed. América.
1997: Por falta de verbas a RB Planejamentos paralisa as obras. A Itacolomi Incorporações Imobiliárias Ltda. Se interessa em investir no projeto.
1997 até 2006: A obra tem pequenos avanços na construção chegando aos 10 andares.
2007: Falta mão de obra na construção civil
2008: Ministério Público entra na justiça para que seja procedida a demolição do edifício, alegando que o prédio está em área de Preservação Ambiental. IBAMA pede o embrago da obra e a obra é paralisada.
2011: Dia 10 de outubro a ustiça Federal determina a demolição do Ed. América. Podendo o processo de demolição durar até 6 anos.
História:
Nosso querido e tradicional C.N. América foi fundado em 20 de outubro de 1920 e desde então acumula grande número de títulos, como o de campeão sul americano, campeão brasileiro, estadual e títulos internacionais. A iniciativa de fundação deste tradicional clube, partiu do Juiz de Direito Amadeu da Luz a partir de 28 de março de 1920.
Sim Dr. Blumenau andou e apreciou o porto a praça deste local. A Rua das Palmeiras ou Duque de Caxias, já foi a principal rua de Blumenau, centro histórico hoje. Onde até já existiu a Sociedade Teatral Frohsinn, atual Teatro Carlos Gomes, que desde 1939 está na Rua 15 de Novembro.


Foto do dia 23/setembro/2007
A inauguração do campo (estádio) ocorreu no dia 3 de junho de 1927 A demolição do estádio Aderbal Ramos da Silva começou no dia 23 de setembro de 2007- um domingo triste.
________________
O Brasil (Palmeiras - BEC ) fundado em 19 de julho de 1919, também tinha seu campo o Aderbal Ramos da Silva na Rua das Palmeiras. Hoje julho/2010, nos parece que irão resolver o problema que também é um local feio, sinistro ,da forma como ficou depois da demolição do Estádio, e enchente 2008. Serão construídos edifícios residenciais e comerciais.
Esperamos que nossas autoridades constituídas e representativas, entidades, não permitam que os edifícios sejam construídos sem arquitetura germânica.
Ali começou nossa cidade, foi Rua a  Principal, o centro, e hoje histórico de nossa cidade. Se for permitido a construção de prédios sem características e identidade com a cidade, perderemos parte de nossa referencia histórica. Caso isso aconteça, como justificaremos isso aos nossos filhos, netos ?.
- A primeira Rua em Blumenau surgiu em 1852, com o nome de Palmenalle , onde foi construído o primeiro hotel, de alvenaria. Num dos quartos o Dr. Blumenau instalou a direção da Colônia. A Rua Palmenalle mudou seu nome para Boulevard Wendeburg em 3 de fevereiro de 1883, depois para alameda Dr. Blumenau e em 8 de abril de 1939, para alameda Duque de Caxias através do Decreto-Lei nº. 68 de 18 de agosto 1942, na administração de Afonso Rabe. O Decreto-Lei nº. 1.202, que se referia sobre a nacionalização dos nomes de ruas, determinava que as ruas com nomes estrangeiros fossem alterados e colocados nomes nacionais. A povoação compreendia o início do Garcia, e parte da rua XV de Novembro.
Leiam mais sobre este importante clube :
Arquivo de Adalberto Day

8 comentários:

Claus Jensen disse...

Sua menção à esse esqueleto de concreto não enterrado, é apropriada. Porque não há esforço para livrar Blumenau desse monstro? Ok, está em processo, depende de decisão judicial. Mas será que isso é tão maior que uma cidade que quer ser boa opção turística?
Parabéns pelo texto.

Charles Ringenberg disse...

Ótimo post, Adalberto !
Tenho fé que esse esqueleto tenha um destino logo. De preferência, que seja um hotel com arquitetura de bom gosto e que acrescente ao visual do centro histórico. O estádio do BEC graças a Deus vai receber uma linda e imponente obra, e vai revitalizar a área. Aos poucos Blumenau olha pra frente e os obstáculos são vencidos. Quem viver, verá !

Paulo França disse...

PauloFrancaSC @adalbertoday é verdade, este esqueleto já esta ali a algum tempo.Pena, em uma área belíssima da nossa Blumenau.
adalbertoday

Roni disse...

RONIcoletti @adalbertoday Desde que me conheço por gente esse esqueleto está lá! Talvez um dia vire ruína história como em Roma!

Sérgio disse...

Adalberto
Quero parabenizar você pela sua matéria sobre o edifício América, onde você tentou puxar a orelha de todos envolvidos com muita cautela e inteligência.
Como nada é por acaso, nós do Clube Náutico América estamos em uma luta incansável, para chegarmos em um ideal para o Clube, provar que a modalidade de Remo e um esporte olímpico e que é viável em Blumenau, devido a diversos fatores, material humano, um rio espetacular para treinamento que em poucos lugares do Brasil temos um Clube tão bem localizado para treinamento, um povo hospitaleiro e guerreiro, queremos a nossa sede concluída . Temos que honrar os nossos antepassados.
Abraço.

Sérgio da Silva.
Clube Náutico América.

Djalma disse...

Boa noite. Posso estar enganado, mas como este esqueleto ai só andou qdo um prefeito se elegeu e se reelegeu, saiu pra Brasilia e não mais voltou, presuponnho que o futuro dele seja na chon............como naquela novela...........

Anônimo disse...

ESCORREITA A AÇÃO DO MINISTERIO PUBLICO FEDERAL. NAO SE PODE CONSTRUIR OBRAS PARTICULARES EM TERRENOS DOADOS PELO PODER PUBLICO, ISSO SEM CONSIDERAR O PLANO DIRETOR E A LEGISLAÇÃO AMBIENTAL.DESSA FORMA A DEMOLIÇÃO DO PREDIO É A SOLUÇÃO NATURAL DESTE PROBLEMA.

rgrdglmnn disse...

O MINISTERIO PUBLICO FEDERAL ( O PROMOTOR DO CASO DE BLUMENAU ) DEVERIA SER HOMENAGEADO POR ESSA AÇÃO.
PROMOTOR NOTA 10, 100.

ROGERIO DEGLMANN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...