"A Educação é a base de tudo, e a Cultura é a base da Educação"

Seja Bem-Vindo e faça uma boa pesquisa!

terça-feira, 18 de maio de 2010

- Premio Arara de Bronze


No dia 1º/fevereiro/2010, concedi uma entrevista para RBS TV de Florianópolis.
O documentário intitulado “O Fio da História”, assuntos de Blumenau e região no contexto histórico das empresas, principalmente no Ramo Têxtil.
Várias empresas foram pesquisadas, e pessoas que trabalharam nas indústrias de toda região.

No meu caso, como cientista social e pesquisador da história, discorri aspectos históricos, da Empresa Industrial Garcia. e Artex Comentei sobre a importância de se trabalhar em uma empresa que oferecia condições assistências, tais como: casas populares, coleta de lixo seletiva, duas vezes por semana, água encanada, saneamento básico, cooperativa de consumo, biblioteca, centro de treinamento, ambulatório, dentista, parque esportivo, festas populares, ajuda pecuniárias, igrejas, escolas.
O Tourfilm Brazil, Festival Internacional de Filmes de Turismo, membro oficial do Cifft – Committee International des Festivals du Film Touristique, que foi realizado em Florianópolis, de 06 a 08 de maio, recebeu 252 inscrições, sendo 72 delas provenientes da Europa, América Latina e Estados Unidos. Países como a Índia, Kênia, Jordânia, Moçambique, Tanzânia, Camboja, Birmânia e Uganda também participam do evento que mostrará as mais belas imagens turísticas do mundo.
Objetivos do Tourfilm Brazil
O objetivo geral do TourFilm Brazil International Festival é de inserir Florianópolis, Santa Catarina no seleto grupo de locais do mundo que sediam festivais de filmes de turismo, criando um ponto de convergência de técnicas, experiências e pessoas deste segmento na América Latina.
Especificamente, citamos ainda como objetivos:
Incluir Santa Catarina e Florianópolis no calendário mundial de festivais de filmes de turismo;
Promover a integração regional, América latina, do segmento de filmes de turismo;
Nivelar a qualidade dos filmes de turismo produzidos no Brasil e na América Latina, com os produzidos no resto do mundo;
Aculturar o segmento de profissionais envolvidos na concepção e produção de filmes de turismo;
Possibilitar a divulgação de filmes de destinos turísticos pouco conhecidos;
Incentivar a produção de filmes sobre turismo em Santa Catarina;
Trazer a Santa Catarina, operadores, técnicos, profissionais e empresários ligados ao turismo e eventos;
Promover a implementação de boas práticas no setor de turismo, em particular a preservação do meio ambiente;
Promover a responsabilidade social na atividade do turismo;
Criar uma base de vídeos de pontos e atrações turísticas de Santa Catarina e do Brasil, e disponibilizá-la na internet, para usuários do mundo todo.

O TourFilm Brazil
O TourFilm Brazil – Brazil International Tourism Film Festival é um festival voltado exclusivamente para o segmento de filmes de turismo, com foco na América Latina e Caribe, mas com participantes do mundo todo.

Organizado pelo ICEL - Instituto Catarinense da Educação e do Lazer, conta com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, e de diversas entidades ligadas ao turismo, em nosso estado, no Brasil e no mundo.

É o único festival reconhecido pelo CIFFT, em toda a América Latina.

Um júri internacional, presidido pelo cineasta francês Georges Pessis, e formado por profissionais de renome de países como Áustria, Alemanha, Portugal, Uruguai e Suíça julgou e escolheu os melhores filmes. Participam deste júri, representando o Brasil, Chico Faganello, Cláudio Magnavita e Sylvio Back. As categorias mais concorridas são as de destinos turísticos (125 filmes inscritos), pessoas e culturas (45 filmes), turismo de aventura (22) e natureza e ecologia (19). A categoria de animação/3D teve sete filmes inscritos, o que indica que a produção audiovisual segmentada para o turismo está ganhando maior espaço com o uso da tecnologia aplicada à produção cinematográfica.
O evento é realizado pelo ICEL – Instituto Catarinense da Educação e do Lazer com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Turismo e Funturismo.
Em uma cerimônia clássica os vencedores foram anunciados e premiados com estatuetas – araras de ouro, prata e bronze. O grande vencedor do festival - ganhador do Grand Prix Brasil - recebeu a Arara vermelha e está automaticamente selecionado para concorrer, no Grand Prix do Cifft, em Viena, na Áustria, em novembro de 2010, ao prêmio de melhor filme de turismo do mundo.
• Na categoria Pessoas, culturas e tradições a arara de ouro foi para o filme STURIS (Brasil), um filme que mostra belas cenas da cidade de São Paulo. Pessoas com traços diferentes apresentam a cidade e a sua diversidade étnica e cultural, mostrando que ali o publico vai encontrar um pedacinho de cada lugar do Brasil. Entre as cenas que mostram o dia a dia da cidade funcionando e os seus atrativos, como monumentos, restaurantes, teatros e parques, personagens abrem os braços e fazem gestos convidando as pessoas a visitarem esta grande metrópole. A arara de prata foi para o filme MAULLIN, El Valle de lluvias copiosas (Chile), que conta a história social e ambiental do Rio Maullin e suas margens. E a arara de bronze foi para O Fio da História (Brasil), um curta-documentário que resgata histórias das primeiras indústrias têxteis de Santa Catarina e a importância do papel da mulher para o setor.
“O Brasil merece ter uma nova visão perante o mundo, Florianópolis merece um evento deste porte por estar inserida em uma nova cultura, em uma forma de pensar e demonstrar suas belezas e Santa Catarina por ser um Estado arrojado abraça o TourFilm Brazil mostrando que é possível pensar um turismo diferente”, afirmou Jorge Oro.
O secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Valdir Walendowsky, em diversas oportunidades ressaltou que a grandiosidade de um festival como esse não se reflete apenas nas imagens maravilhosas exibidas nas telas do TourFilm Brazil. “O que pudemos observar foi que cada vez mais cultura e turismo caminham lado a lado e não podem ser desassociadas. Esse evento constrói uma nova fase para o turismo no Estado e até no país, impulsionado pelas produções exibidas”, afirma. “O TourFilm Brazil traz bagagem para aprendermos o que está sendo feito de melhor no mundo, e qualificando nossas produções, elevando cada vez mais o que é veiculado não só sobre o que é feito em Santa Catarina, mas sim no Brasil”, completou Walendowsky.
E a segunda edição do TourFilm Brazil está confirmada para maio de 2011, em Florianópolis. Em breve será lançada toda a pré-programação e calendário para inscrições. O TourFilm Brazil foi realizado pelo ICEL – Instituto Catarinense da Educação e do Lazer, com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Turismo e Funturismo. O evento contou ainda com o apoio de dezenas de entidades ligadas ao turismo, no Brasil e no exterior.

Documentário sobre a tecelagem em Blumenau e região (O Fio da História). Este filme foi premiado no Tour Film Brazil, é um festival de filmes internacional de turismo e ficou em 3º lugar na categoria Pessoas, Culturas e Tradições.
Clique no link
Neste link abaixo, mostra o registro que fiz em meu blog

Arquivo de Adalberto Day/Colaboração e soube através de :
Geórgia Andreia Rublesch
Diretoria de Planejamento Turístico
Secretaria de Turismo de Blumenau

13 comentários:

Anônimo disse...

Sr. Adalberto, parabéns... a matéria ficou ótima.
Geórgia

Carlos disse...

Adalberto
Realmente o Documentário "O Fio da História" foi magnificamente idealizado e realizado na melhor forma da perfeição. Sem duvida um dos melhores trabalhos do gênero que tive a oportunidade e o prazer de assistir e, confesso, fiquei maravilhado com a qualidade e beleza da produção.
Lembrando Midas, em tudo que você participa vira sucesso e para quem conhece seu trabalho e dedicação no que faz, vai achar mais do que merecido mais esta valiosa distinção.
Parabéns amigo, seu toque vale muito mais que o ouro, vale o respeito e o reconhecimento de todos.
Saudações.
CarlosASallesOliveira

Dra. Danielle Chaves disse...

Pois é Sr. Adalberto, como já cantava Geraldo Vandré: "Quem sabe faz a hora não espera acontecer" .
E o senhor é o EXEMPLO do FAZER e ACONTECER!
PARABÉNS!
Dra. Danielle Bernardi de Chaves

zepfau@pfau.com.br disse...

Amigo Adalberto
A melhor remuneração que voce merece é este reconhecimento pela sua capacidade e percepção pela valorização da história da nossa comunidade. Nós estamos todos de parabéns pelo "Fio da História" e agradecidos pela sua constante colaboração no resgate destes valores.
José Geraldo Reis Pfau
Publicitário

Teresinha disse...

Parabéns Beto. Excelente trabalho. Um abraço.
Tere

Hamilton disse...

Adalberto!

Permita-me parabeniza-lo com muito orgulho, pelo prêmio recebido Arara de Bronze, orgulho para nós blumenauenses e catarinenses.
Que seu excelente trabalho seja sempre reconhecido.
Ficamos muito felizes.
Parabens!

Hamilton Antonio

Valdir Appel disse...

Beto,
Parabéns pelo prêmio. Tenho muito orgulho de ser seu amigo.
Abraço fraterno.

Anônimo disse...

Adalberto
Você continua nos surpreendendo todos os dias. Esse prêmio é um indicativo de que seu conhecimento e contribuição para a história lhe darão um reconhecimento ainda maior. Reconhecimento que toda população de Blumenau e do Vale do Itajaí devem a vc pelo seu interesse em trazer a público a história de empresas,fatos e pessoas que contribuíram para o engrandecimento da nossa região.
Parabéns,

Edemar Annuseck
São Paulo - SP

Djalma disse...

Realmente foi um belo documentário. Parabens a todos pela conquista, em especial a vc.

Iúry disse...

Parabéns, Adalberto
Você mercece
Seu site é ótimo.
Iury

Lauro E.Bacca disse...

Adalberto e, PARABÉNS pelo terceiro lugar que obtiveste recentemente éntre mais de duzentos outros participantes!
Baitabraço,
Bacca
RPPN Reserva Bugerkopf

Vângela Queiroz disse...

Parabéns! Tenho orgulho de você Beto... Abraço :)

OKTOBERBLOG disse...

Parabéns, Adalberto! Merecido reconhecimento ao seu trabalho e pela história de nossa bela cidade!
Ricardo Brandes / OktoberBLog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...