"A Educação é a base de tudo, e a Cultura é a base da Educação"

Seja Bem-Vindo e faça uma boa pesquisa!

segunda-feira, 14 de julho de 2008

- Portaria central Artex 1986 e 2008


- A imagem à esquerda mostra a portaria da empresa Artex em 1986 no horário de almoço, funcionários se dirigindo ao refeitório ou cantina ao centro, onde está sendo construído o novo AGG – Ambulatório Geral do Garcia, que deverá ser entregue a comunidade até setembro. A pujante empresa Artex maior empresa da América Latina na época do ramo de Cama-Mesa-Banho, na oportunidade com quase cinco mil colaboradores só na filial de Blumenau. E a imagem à direita mostra a realidade de hoje: a portaria com emblema da Artex (desativada),- atual Coteminas .
História:
- A empresa Artex foi fundada em 23 de Maio de 1936 por Theophilo B. Zadrozny e Otto Huber, que compraram as terras da família Gresvsmuhl. É bom observar sempre o capital agindo sobre o proletário, ou seja; Theophilo Bernardo Zadrozny, não possuía conhecimento no ramo têxtil, então convidou um hábil tecelão e técnico chamado Otto Huber para começar uma nova empresa. Otto Huber (Austríaco) trabalhou 30 anos na E.I.Garcia, e convidado por Theophilo B .Zadrozny (nascido em Brusque) foi para a Artex. , e juntamente com outros empregados da Empresa Industrial Garcia, fundaram a Artex.”– O Primeiro diretor Presidente foi Ricardo Peiter. Também iniciaram os preparativos na montagem da nova empresa, Max Rudolf Wuensch e Albert Hiemisch”.

Os empregados da Artex desfrutavam de Centro de Treinamento, Assistência Social - Em setembro de 1994 a família Zadrozny perde o controle acionário da empresa, que é vendida para o grupo Garantia/Polônia - G/P – Investimentos, lavrado em ata em 28 de abril de 1995, desaparecendo o nome Fabrica de Artefatos Têxteis S/A .ARTEX – para então somente ARTEX S/A .
- Em 01 de junho de 2000, a empresa é novamente vendida desta vez ao Grupo Coteminas - e doravante a empresa passou a possuir uma nova razão social passando a denominar-se Toália S/A - Indústria Têxtil . - Filial da Empresa Toália de João Pessoa – Paraíba, mas ainda com participação do grupo Garantia. A ex-empresa Artex S/A muda de razão social para atender interesses próprios e de seus acionistas, com o nome de Kualá S/A em junho de 2000.
- Em 09 novembro de 2001, o grupo Garantia, sai do controle acionário, e a empresa adota o nome de COTEMINAS – Companhia de Tecidos Norte de Minas.
- E finalmente em 06 de janeiro de 2006, COTEMINAS S/A.
O empresário fundador da COETEMINAS e ex-vice-presidente José Alencar Gomes da Silva, 79 anos (17 de outubro de 1931), dia (29/03/2011), às 14h41, no Hospital Sírio Libanês, após longa batalha contra o câncer. Segundo o boletim médico, a causa da morte foi câncer e falência de múltiplos órgãos
Arquivo: Adalberto Day

Um comentário:

Geórgia disse...

Sr. Adalberto

gostaria de agradecer seu emprenho em minha pesquisa. Enteguei o parecer na semana passada. Infelizmente, não consegui mais informações além daquelas que lhe passei, mas consegui confirmar com a professora Sueli Petry e com o Sr. Niels Deeke, o que deu fundamentação às informações.

Graças a este parecer, temos mais um imóvel tombado na Rua XV de Novembro, pois os colegas do Conselho de Patrimônio Histórico concordaram com o meu voto para o tombamento. Assim vamos conseguindo preservar a história e a arquitetura de Blumenau.

Para a próxima reunião , fui sorteada a apresentar mais um parecer, de outro imóvel que está no cadastro da prefeitura para tombamento. Desta vez o imóvel está localizado na Rua Hermann Hering, 554 e pertence ao Sr. Albano Otte. Esse será mais fácil de conseguir as informações, já que a família ainda reside em Blumenau e está de acordo com o tombamento.

Mas se eu precisar de sua ajuda novamente, não vou hesitar em incomodá-lo novamente, pode ser?? Ví pelo seu blog que o Sr. possui um conhecimento muito grande sobre a história de Blumenau e a partir de agora vou colocá-lo nos meus sites de pesquisa.

Mais uma vez, muito obrigada e se precisar da Secretaria de Turismo e eu puder ajudar, farei com muito gosto.

Até mais.



Atenciosamente,

Geórgia Rublesch
Diretoria de Planejamento Turístico
Secretaria de Turismo de Blumenau

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...