"A Educação é a base de tudo, e a Cultura é a base da Educação"

Seja Bem-Vindo e faça uma boa pesquisa!

quinta-feira, 3 de abril de 2008

- Rua XV de Novembro em Blumenau


A imagem mostra a bela Rua XV de Novembro em Blumenau, em primeiro plano por volta de 1898 e a direita 2008.
- A origem da rua XV de Novembro nasceu da história da procura de uma vaca perdida no mato, onde os colonos abriram uma picada, bastante tortuosa. Com o uso freqüente desta picada, a população apelidou-a de Bratwursttrasse (Rua da Lingüiça) devido ser estreita e sinuosidade. Em 1890 recebeu a denominação de rua XV de Novembro, pela recente Proclamação da República.
- Em 1902 foi alterado o seu primeiro traçado. Foi a primeira Rua a receber pavimentação com paralelepípedos a partir de 1929 em Santa Catarina. Sua reurbanização atual foi entregue a população pela passagem do sesquicentenário em 2000.
História:
Blumenau foi fundada em 02 de setembro de 1850 pelo alemão Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau - O poder público adotou esta data a partir de 02 de setembro de 1900, por ser a data em que chegaram os primeiros 17 imigrantes. Até então a data considerada de fundação era 28 de agosto de 1852, data em que Dr. Blumenau entregou os primeiros lotes na Região Sul (Garcia) em Blumenau.
- Inicialmente o centro da cidade era onde hoje se localiza a Avenida Duque de Caxias (Rua das Palmeiras), arquivo histórico José Ferreira da Silva, a Biblioteca Pública Municipal Dr. Fritz Mueller e o museu da Família Colonial entregue a comunidade em 02 de setembro de 1950.
A primeira Rua em Blumenau surgiu em 1852, com o nome de Palmenalle , onde foi construído o primeiro hotel, de alvenaria. Num dos quartos o Dr. Blumenau instalou a direção da Colônia.
A Rua Palmenalle mudou seu nome para Boulevard Wendeburg em 3 de fevereiro de 1883, depois para alameda Dr. Blumenau e em 8 de abril de 1939, para alameda Duque de Caxias através do Decreto-Lei nº. 68 de 18 de agosto 1942, na administração de Afonso Rabe. O Decreto-Lei nº. 1.202, que se referia sobre a nacionalização dos nomes de ruas, determinava que as ruas com nomes estrangeiros fossem alterados e colocados nomes nacionais. A povoação compreendia o início do Garcia, e parte da rua XV de Novembro.
Fonte: Prefeitura municipal de Blumenau/ SEPLAN Secretaria Municipal de Planejamento Urbano. Arquivo: Dalva e Adalberto Day

3 comentários:

Angel disse...

Prezado Adalberto Day,
Parabéns pelo belo trabalho.
Iremos criar um link para o seu blog, no nosso blog www.logradourosdemiracemarj.blogspot.com

Sucesso!
Angeline
xlaine@gmail.com

Carlos Ferreira disse...

Prezados Amigos de Miracema-RJ

Preservar a História e contá-la e primordial nos dias atuais. Penso que o Blog e os Livros Logradouros de Miracema fazem isso com zelo e dedicação. Tenho um amigo em Blumenau-SC, o Professor Adalberto Day que faz trabalho semelhante lá na bela Santa Catarina. Por isso, recomendo o Blog dele para visitas: http://adalbertoday.blogspot.com/

Angel disse...

Lendo sua enquete, lembrei-me de Gaspar. Para chegar a Blumenau, de carro, passei um lugar muito gostoso chamado Gaspar. Comi um delicioso pastel na estrada ... Um lugar inesquecível!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...