Supermercado Pfuetzenreiter
O indaialense Rudolfo Pfuetzenreiter chegou a Blumenau em 16 de junho de 1940, quando fundou uma firma individual com capital de dois contos de réis. Em 1959, o empreendimento passou a denominar-se Comercial Rudolfo Pfuetzenreiter Ltda, sediado na Rua São Paulo, nº 1.144. Com o decorrer dos anos, Blumenau passou por um processo de grandes mudanças do seu espaço urbano. O comércio de secos e molhados perde espaço para modernidade, e o antigo modelo das vendas é substituído pelos supermercados. Em 1960, foi inaugurada a sua primeira filial na Rua Santa Catarina, nº 106. Em 1963, abre a segunda filial na Rua Amazonas, nº 3.815, no Garcia.
Em 1964. A terceira, na Rua 7 de Setembro, nº 906. Em 1965, iniciaram as vendas no atacado. Em dezembro de 1967, Rudolf inaugura a quarta filial, em estilo de supermercado, na Rua São João, nº 185 (posteriormente desligada da empresa).
Salve, amigo Adalberto! Muito obrigado por nos trazer à lembrança um pouco da história do 'Pfuetzenreiter', como o chamávamos. Aliás, muitos, equivocadamente, se referiam a ele como sendo o 'Pfuetzenreuter' e, na linguagem abreviada estudantil, era comum a gurizada falar do 'Pifitzi'. A filial da Rua Sete de Setembro nº 906 ocupava parte do andar térreo do edifício, ainda inacabado, do Hotel Glória, na esquina da Sete com a Capitão Euclides de Castro. Imagino que, pronto o hotel, a filial tenha se retirado dali. Sem dúvida, um empreendimento muito importante em sua época. Grande abraço e votos de saúde e força!
ResponderExcluir