“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

- Supermercado Pfuetzenreiter

 Supermercado Pfuetzenreiter

O indaialense Rudolfo Pfuetzenreiter chegou a Blumenau em 16 de junho de 1940, quando fundou uma firma individual com capital de dois contos de réis. Em 1959, o empreendimento passou a denominar-se Comercial Rudolfo Pfuetzenreiter Ltda, sediado na Rua São Paulo, nº 1.144. Com o decorrer dos anos, Blumenau passou por um processo de grandes mudanças do seu espaço urbano. O comércio de secos e molhados perde espaço para modernidade, e o antigo modelo das vendas é substituído pelos supermercados. Em 1960, foi inaugurada a sua primeira filial na Rua Santa Catarina, nº 106. Em 1963, abre a segunda filial na Rua Amazonas, nº 3.815, no Garcia.

Em 1964. A terceira, na Rua 7 de Setembro, nº 906. Em 1965, iniciaram as vendas no atacado. Em dezembro de 1967, Rudolf inaugura a quarta filial, em estilo de supermercado, na Rua São João, nº 185 (posteriormente desligada da empresa).
Armazém na Artex - Foto Adalberto Day
Em 1968, a quinta filial é inaugurada na Rua Progresso, nº 161 (para empregados da empresa Artex, se localizava ao lado esquerdo, na subida para o AGG – Ambulatório Geral) . Em 1971, entra em operação próximo à estação rodoviária o maior supermercado existente na cidade. Na década dos anos 1990, foi perdendo sua força comercial pelos seus concorrentes que estavam instalando-se na cidade. (Fonte: Secretaria Municipal de Cultura de Blumenau / Arquivo Histórico José Ferreira da Silva / Acervo iconográfico: Fundo Memória da Cidade – Blumenau – Comércio – Supermercados – / Jornal A Cidade, nº 13283, de 19/12/1972)

 Em final de dezembro de 1979, um terrível incêndio destrói  Supermercado Pfuetzenreiter

Adalberto Day Cientista Social e pesquisador da história.

Um comentário:

  1. Salve, amigo Adalberto! Muito obrigado por nos trazer à lembrança um pouco da história do 'Pfuetzenreiter', como o chamávamos. Aliás, muitos, equivocadamente, se referiam a ele como sendo o 'Pfuetzenreuter' e, na linguagem abreviada estudantil, era comum a gurizada falar do 'Pifitzi'. A filial da Rua Sete de Setembro nº 906 ocupava parte do andar térreo do edifício, ainda inacabado, do Hotel Glória, na esquina da Sete com a Capitão Euclides de Castro. Imagino que, pronto o hotel, a filial tenha se retirado dali. Sem dúvida, um empreendimento muito importante em sua época. Grande abraço e votos de saúde e força!

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...