“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

domingo, 6 de junho de 2021

- Os antigos clubes de Blumenau

 
Este foi o local no centro onde foi o primeiro campo de Futebol em Blumenau
Segundo campo de futebol de Blumenau - e o primeiro Ginásio coberto de SC -  1924
“Turnverein Blumenau – Sociedade de Ginástica (1873-1942)” Atual EEB Pedro II
Anteriormente o futebol era praticado somente por equipes formadas pelos jovens do “Turnverein Blumenau – Sociedade de Ginástica (1873-1942)” e operários da Empresa Industrial Garcia, depois Amazonas Esporte Clube. Os jogos eram realizados nos finais de semana, próximo ao hotel Holetz, hoje Grande Hotel. O Pasto era aos fundos, onde se localizava antiga Maternidade/Cavalinho Branco /Casa do Comércio. Foto acima.
As fotos foram batidas em 1963, mas o Álbum circulou entre 1964//6 devido ao enorme sucesso da época. Times de Blumenau que participaram da edição.
LBF - Camisas: Olímpico, Palmeiras, Amazonas, Vasto Verde, Guarani

Depois que a liga LBD – LBF Liga blumenauense de futebol foi fundada em 12 de janeiro de 1941 com o nome de Liga blumenauense de desportos, o Amazonas foi o primeiro campeão oficial de Blumenau, o time do Garcia venceu o Torneio Início no dia 20 de abril. Anteriormente (1910/1940) por vários anos os campeões se revezaram, mas sem registros oficiais. Turnverein Blumenau – Sociedade de Ginástica (1873-1942), Amazonas E.C (1910-1974) Anita Garibaldi (1915-?) Bom Retiro F.C. (1926-1932?),

Depois da oficialização da LBD-LBF, o time que mais venceu de 1941 até 1964 foi o Palmeiras Esporte Clube (BEC), inclusive foi campeão em 1950 no centenário de Blumenau, foram 12 títulos.

Os primeiros clubes filiados foram... Amazonas, Bandeirante de Blumenau bairro Água Verde, Blumenauense (Olímpico), Brasil (Palmeiras), Guarani, Concórdia (Rio do Sul), Indaial, Timboense e Tupi (Gaspar). Os mais tradicionais clubes que disputaram o campeonato Citadino de Blumenau (todos profissionais), entre 1952 até 1963 foram Palmeiras, Olímpico, Amazonas, Vasto Verde e Guarani.

   Leal         Mauro    Quatorze    Meyer     Carlinhos
Para saber mais sobre o Álbum Teixeirinha acesse:

25 comentários:

Edgar disse...

Edgar Rui
Ola pessoal tudo bem ? Eu lendo e vendo estas postagens me alegro de coracão. Belos tempos do Esporte Futebol e de grandes nomes de amigos e conhecido. Eu hoje triste me pergunto Que é feito neste sentido de sencibilizar e motivar nossa juventude a fazer Esporte o Futebol Triste é saber que Estadios Campos foram Fechados e Vendidos sem dar Valor que á Educacão Esportiva aos jovens são o fundamento do Nosso Futuro. Até parece que Blumenau não é Brasil Terra de Futebol . Reflitam um pouco que está acontecendo

Leandro disse...

Leandro Ilmo Buelck
Saudade desse tempo, fiz e tive este album, completei, foi árfuo na época, só o paradeiro dele, não sei, não posso falar.

Renato disse...

Renato Grahl
Esse é o futebol que precisa voltar a se feito em Blumenau.

Ademar disse...

Ademar Jose da Silva
Completei esse álbum, mas infelizmente foi extraviado em algum momento no passado.

Soninha disse...

Sôninha Schossland
Eu morava em.frente ao Aderbal. Palmeirense doente. Qtos jogos assisti. Saudades do Palmeiras x Olímpico. Zinho, Leal, Parobé, Krueger, Pastel, Vado, e tantos outros.....

Carlos disse...

Carlos Antonio Isensee Leane Michel
Também figurinhas difíceis,era do jararaca do floresta,Zeca do união de Timbó, Paraguai do Tupi,sombra do Marcílio Dias e deba o barroso,entre outros que não me lembro..

Nildo o Bola filho do Teixeirinha disse...

Nildo Teixeira Melo
😀 que legal
O véio Texa .. saudades ... o
Livro faz 20 anos agora em 2021... valeu Adalberto !!

Rose disse...

Rose Mary Vieira
Meu pai jogava no Amazonas, Osnir Vieira( fulgo Galo) tinha um álbum desses.
Jogou tbm no Barroso..

Marcos disse...

Marcos V. Jahn
Eu bati muito essas figurinhas nas horas de recreio, com os colegas de classe, quando estudava no primário, na Escola Barão do Rio Branco.

Juca disse...

Juca Deschamps
Blog Adalberto Day, Ronaldo Reichow, foi gerente do BESC por muitos anos.

Rosinha disse...

Rosinha Moretti
Os jogadores de camisa vermelha time olímpico de Blumenau só conheci o goleiro Ronaldo a 15 anos atrás trabalhando no mesmo Prédio onde ele trabalhava gente ele pessoa muito legal

Valmor disse...

Valmor Zilinski
O meu time era o Vasto Verde, pois morava bem perto do campo. Havia grande rivalidade das torcidas dos diferentes bairros. Deste álbum do Vasto Verde ainda mora aqui na velha o ex jogador Valdemar Henn.

Edelcio Vieira disse...

Edélcio Vieira
Figurinhas difíceis eram Leal no Palmeiras, Quatorze no Vasto Verde, Nilson Gruel no Olímpico.

Theodor disse...

Que legal, bela foto e reportagem !!
Bons tempos do futebol de Blumenau que acaba tendo hoje tanta dificuldade em decolar !!
Acho que nossa vocação são mesmo os Jogos Abertos !

Luis Koch ex presidente da LBF disse...

Sensacional , parabéns Adalberto por manter a história viva do futebol.
Muito importante as novas gerações terem acesso a estes materiais.

Zuqui disse...

Meu caro Adalberto!! Lendo este texto, lembro do seu álbum, que aliás, o primeiro que conheci. Mas não sabia que nosso glorioso Amazonas havia sido o primeiro campeão oficial. Como sempre, uma b lá história.

Celso disse...

Celso Garcia
Boa noite, colecionei estas figurinhas e muito tempo depois, tive orgulho de jogar com Teixeirinha no Bela Vista e após em Balneário Camboriú, juntamente com o filho dele, Bola, inscreve-lo no time de veteranos do Baleia, no campeonato de areia em Balneário Camboriú, para fazer justa homenagem, criador daquela competição, até hoje disputado na praia Central !!!

Waldir disse...

Waldir Schulte
Meu pai Werner Schulte,jogou no Guarani E.C

Ricardo disse...

Ricardo da Conceição
Grande Nilson Gruel, como dizia o saudoso Sestren: - hj tem Nilson Gruel na zaga do Olímpico, então haverá "Troféu de Fratura Exposta". Foi um dos melhores zagueiros que vi jogar o futebol raiz.

Celso disse...

Celso Otavio Maffezzolli
Nilson Greuel foi um baita zagueiro.
Meu pai foi jogador do Vasto Verde.

Ademir disse...

Ademir Garcia
Como é gostoso relembrar os velhos e bons tempos, que saudades. E a família e amigos do grande atleta meus sentimentos, tive o prazer de vê-lo jogar um grande e bom atleta.

Walmir disse...

Walmir Wehmuth
Eu era torcedor do Amazonas....meu pai (sina) era ex jogador do Amazonas

Valdir disse...

Valdir Venturini
Day, infelizmente o tempo de futebol em Blumenau ja foi ,tivemos a felicidade de ver todos esses times disputando partidas por aqui.

Ricardo disse...

Ricardo da Conceição
Valdir Venturini nós tivemos a felicidade de ver o "futebol raiz" , por isso concordo com o Adalberto fomos privilegiados.

Henrique disse...

Henrique Santos
Amazonas e todos esses times orgulho de Blumenau, hoje nada disso tem mais, lembranças que ficam e da orgulho de termos visto estes grandes times, hoje Blumenau.encontra-se medíocre na sua representação no futebol, momentos inesquecíveis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...