“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

domingo, 11 de dezembro de 2016

- Fotos e documentos família de Victor Soares

Foi com muito orgulho que no dia 28 de novembro 2016, recebi este e-mail conforme dados  descritos abaixo.
Boa noite Sr. Adalberto.
Sou natural de Gaspar, nascido em 1955, mas fui criado em Blumenau desde os dois anos, resido em São Paulo a mais de trinta anos.
Quando batem as saudades eu acesso a sua página e fico olhando de tudo sobre a minha cidade.
Tenho alguns documentos, (anexos) que eram do meu avô e do meu pai, caso o Sr. tenha interesse em postar na sua página eu ficaria contente em poder compartilha
r.
Foto: 1970
Sou Vitor Soares nascido em Gaspar SC aos 06 de abril de 1955 e fui criado em Blumenau desde os dois anos de idade, estudei no Grupo escolar Adolfo Konder onde a diretora da época chamava-se Doracy Inês Dalsenter, o curso primário foi concluído no ano de 1968 conforme certificado .
Não tenho importantes informações sobre os meus avôs paternos, apenas sei que o meu avô paterno Chamava-se Victor Soares e a avó paterna chamava Maria Soares.
Casa de meus avós 1980 - Rua Prefeito Leopoldo Schramm, bairro Gaspar Grande, Gaspar próximo ao número 1800 mais ou menos.
O meu avô materno chamava-se Leonel Próspero de Aguiar, nasceu em 10 de junho de 1898 e faleceu no ano de 1967, foi casado com Amélia de Aguiar onde teve seis filhos, após o falecimento de sua esposa o meu avô casou-se com a irmã da sua esposa Eletlvina onde teve duas filhas sendo uma delas a minha mãe Alzira.
Esse meu avô fazia o cultivo de arroz em grandes campos alagados, criava gado tinha também plantações de cana e tinha um engenho onde a cana era moída através da força de animais de tração como bois ou cavalos que atrelados andavam em círculos para movimentar o engenho.
Eu era muito pequeno, não posso precisar a idade, mas ainda lembro-me dos animais andando em círculos quase que o dia todo para movimentar as moendas do engenho onde o meu avô produzia o melado de cana, o açúcar mascavo e a cachaça, anos mais tarde o meu avô substituiu os animais por um motor a diesel de apenas um pistão e eu adorava ver o meu avô dar a partida nesse motor manualmente com uma manivela.
O meu avô mantinha guardado um baú pequeno confeccionado de folhas de flandres onde ele guardava todos os documentos que achava ser importante, antes do falecimento da minha avó eu pedi a ela esse baú com a promessa de preservar os documentos guardados pelo meu avô e ela me concedeu o baú.
Entre os documentos estão notas fiscais de compras efetuadas em Gaspar e Blumenau bem como notas promissórias, um mapa de Blumenau e arredores datado do ano de 1905, imposto de carroça, certificado de propriedade de bicicleta, etc.
Um bilhete de um farmacêutico chamado Anfiloquio Nunes Pires convidando o meu avô a participar de uma reunião do partido revolucionista, mas não me lembro do meu avô participando de atos políticos.
O meu pai Osvaldo Soares, nascido em 02 de abril de 1933 e falecido no ano de 1994 trabalhou na antiga fábrica de chapéus Nelsa que era instalada perto no SENAI na Rua São Paulo e depois que a empresa encerrou as atividades ele trabalhou até a sua aposentadoria na Cia Hering no bairro do Bom Retiro.
Com o início da televisão no Brasil, no ano de 1969 o meu pai comprou um aparelho da marca Telefunken na loja Germano Stein conforme cópia da nota .
Documentos e fotos

Meu avô. esposa, cunhada e filhos.


Casa de meus pais em Blumenau nos anos de 19(60) - Rua Frei Estanislau Schatte, 1516, bairro água Verde, Blumenau.
Minha irmã Solange em 1962 em Blumenau
 
Bilhete de um namorado de uma tia
Certificado de Bicicleta
Convite de casamento
Duplicata
Nota de entrega
Nota fiscal de Televisão
Regras de imposto
Telegrama
Emplacamento de carroça
Nota de compra
Nota de entrega
Arquivo e texto
Vitor Soares

4 comentários:

  1. Sensacional!
    Imagino que neste baú tinha tudo que um "guardador de livros" precisava para uma boa contabilidade.

    ResponderExcluir
  2. Vitor e Adalberto
    Muito legal para a história ter documentos guardados. Sempre serão importantes para muitas atividades na vida e para a história.
    Espetacular, fotos documentos, mas a casa de teus avós é muito show.
    Quando olharmos mais para o bem e que é organizar, guardar, aprenderemos que o passado, presente e futuro estão juntos no mesmo instante. Nós é que fizemos o tamnho ou idade que queremos dele. Passado - presente - futuro é agora.
    Parabéns!
    AD "nobre” “ilustre, brilhante” AD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que estória linda parabéns isso e muito gratificante para as família que ler essa história gratidão 🙌😇

      Excluir
  3. Boa tarde Professor Adalberto! Fotos e documentos família de Victor Soares,e é por essas e outras que a vida vale apena. Historias do fundo do baú,historias da vida de pessoas que passou-se gerações e Vitor guarda com tanto carinho. E quantas outras pessoas devem ter guardadas belas historias de suas famílias,em um bau ou ate mesmo na memória. Parabéns Professor,e ao Vitor, ISSO é que transforma seu Blog de ótimo a maravilhoso.Grande abraço!!!

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...