“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

- Bairro Vila Nova

"Vila Nova 21/12/2013" foto: Wieland Lickfeld
História: 
Pela Lei nº 717, de 28 de abril de 1956 foi criado o bairro da Vila Nova, na administração de Frederico Guilherme Busch Junior. Recebeu este nome por ser uma área que começou a ser habitada mais recentemente.
              Um dos primeiros moradores foi Theodoro Holtrup (foto acervo de Wilson Holtrup Santiago) , que implantou o primeiro loteamento em 1924. No ano seguinte foi aberta uma rua e foi denominada de São Francisco; onde em 5 de maio de 1953, teve nova denominação, passando a chamar-se de Rua Theodoro Holtrup.
Theodor Holtrup loteou a região que se tornaria a Vila Nova em terras que antes pertenciam ao colono Mathes.
Theodor Holtrup nasceu em 07/03/1877 e faleceu em 18/05/1939 no Hospital Santa Isabel, por conta de um acidente de trânsito na Rua XV. Ele transportava areia quando o caminhão de um Ziegler abalroou seu veículo. Em 1939 já chamavam o local de Vila Nova.
    "Vila Nova final Década de 50" infelizmente não Recordo o nome de quem postou a fotos, mas baixei do grupo Antigamente em Blumenau (Wieland ") .

A rua principal do bairro denominou-se de Joinville, através do Decreto Lei nº 68 de 18 de agosto de 1942, na administração de Afonso Rabe. 
Vila Nova 1975 - Acervo : Ralf George Herwig
Vila Nova 2009 ": Acervo: Wieland Lickfeld 
Se observa que esta foto e acima formam um ‘Ontem x Hoje’. Ambas foram feitas do alto da Rua Braz Wanka, onde hoje se localiza a Secretaria de Desenvolvimento Regional.

Uma rua conhecida como Gustavo Salinger passou a ser denominada de Almirante Barroso, pelo mesmo Decreto Lei nº 68. A Rua Madeira passa a ser denominada de rua Almirante Tamandaré, através do Decreto Lei nº 68 de 18 de agosto de 1942. O BECO Wehmuth passa ter o nome de rua Imarui em 1972, pela Lei nº 1.839.
A área mais baixa do bairro recebe, com certa frequência, enxurradas e inundações. O ribeirão do Tigre teve sua canalização iniciada em meados da década de 80, quando o diretor do DNOS era o blumenauense Paulo Oscar Baier.
Nos principais corredores de serviços está desenvolvendo-se um intenso comércio, bem como a paisagem urbana está verticalizando com mais intensidade.
          Na rua Casemiro de Abreu encontra-se a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, que foi fundada em 25 de março de 1965, por José Ferreira da Silva. Anteriormente esta instituição estava instalada no bairro Garcia, nas imediações do Colégio Estadual Santos Dumont.
          Em 16 de julho de 1970 foi fundada a Paróquia Imaculada Conceição. 
ASPECTOS FÍSICOS E HUMANOS
         "Vila Nova Morro Cachorro 21/Dez/2013" / acervo: Wieland Lickfeld
Localização: Localiza-se na porção central da cidade de Blumenau.
Limites: Norte: Bairros Itoupava Seca e Asilo.
   Sul: Bairro Velha.
   Leste: Bairros Victor Konder e Itoupava Seca 
  Oeste: Bairro Asilo
Superfície: 1,8 Km2 (hum vírgula oito quilômetros quadrados).
Vegetação: Pouca vegetação e de forma esparsa.
Hidrografia: Ribeirão da Velha.
Relevo: 50% é ocupada por morros de baixa altura, tendo o mais importante uma direção Leste-Oeste, com menos de 100m.
Enchente: Das mais de 100  ruas existentes, mais de 40 são atingidas , ou seja 41,18% destas.
População: por volta de 12 mil habitantes em 2014 . 
Texto Adalberto Day/Contribuição especial Wieland Lickfeld

11 comentários:

  1. Muito legal sua postagem. É bom ver fotos antigas e dados históricos do bairro !

    ResponderExcluir
  2. Adalberto incrível! Mudanças bacanas no Bairro.
    Arnaldo Zimmermann ‏

    ResponderExcluir
  3. Adalberto, tudo bem ?!

    Muito bacana mesmo a reportagem, são assuntos que aprecio muito, a questão do surgimento e desenvolvimento dos bairros e as comparações ficaram muito interessantes.

    Mais uma curiosidade, segundo a revista Exame, o Bairro Vila Nova tornou-se tão valorizado que figura entre os mais caros do país . Como Blumenau é a 63a. cidade mais valorizada, e o bairro está entre o mais bem cotados, podemos deduzir isto. Veja abaixo a tabela da Exame (valor do imóvel por metro quadrado):
    Theodor Darius

    ResponderExcluir
  4. OktoberBlog ‏
    Adalberto Excelente matéria da Vila Nova, Adalberto! Muita história pra contar, sobre um bairro encantador. Grande abraço e bom dia!
    Ricardo

    ResponderExcluir
  5. Meu caro Adalberto,
    Como sempre mais um excelente texto, apesar de não ter muito contato com o referido bairro, sempre é muito bom saber da historia de nossa cidade, e este texto os da ideia do crescimento do mesmo, parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Valeu, Adalberto! É muito bom ver o meu bairro em seu blog. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Sr. Adalberto, obrigada pela reportagem sobre o bairro Vila Nova. Amei a foto antiga, nos remete a tempos passados. Que saudades!

    ResponderExcluir

  8. Nesta foto (em preto e branco) aparece a rua Gustavo Salinger, uma transversal da Almirante Barroso, onde morei até casar. e hoje depois de 40 anos volto a morar nas imediações.
    Dagma Steinmann

    ResponderExcluir
  9. Alo Amigo Beto hoje estou entuziasmado e com gosto de escrever,obrigado por esta oportunidade de eu apreder a desencabular e escrever para o publico amigos,quem sabe um dia eu aprendo, muito bonito e interesante tua inisiativa pelo bairro Vila Nova,sem comentario de minha parte , mas lendo eu achei que desde de 1925 ja esistia politica absurdas porque foi inaugurada rua São Francisco,e em 1953 mudaram para Theodoro Hultrop que era para ser ja no inicio de inauguração?, e a rua Gustavo Salinger, que na época era morador industrial do lugar e que ofereciam muito futuro para o Bairro, passou a ser denominada Almirante Barrosso que eu acho nem morou no Bairro certo desculpe ir tão longe abraços amigo. Valdir Salvador.

    ResponderExcluir
  10. Alguém tem fotos da fabrica de brinquedos Incarma? Meu pai sr Chiquinho tinha marcenaria ao lado

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...