“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

domingo, 8 de setembro de 2013

- 21ª Gincana Cidade de Blumenau

André e Gilson anunciando os vencedores
Equipe Capitão Caverna é a grande campeão da 21ª Gincana Cidade de Blumenau 2013. 

Foto: Jaime Batista da Silva
Comissão de apuração 
Foto: Jaime Batista da Silva
Foto: Jaime Batista da Silva
Mais uma vez parabéns a todos os amigos Gincaneiros e seus autores, administradores e organizadores.
Apesar de ser a 21ª edição, este ano completou 20 anos de #GCB.
A vigésima primeira edição – GCB - sempre com muito sucesso, Realizada dias 07 e 08 DE SETEMBRO/2013) em sua parte derradeira das competições. A cada ano que passa, tanto gincaneiros como a comunidade se interessam mais e com mais qualidade. A aceitação e credibilidade pela comunidade, a cada ano aumenta, sendo este uma conquista para a manutenção de nossa cultura, tradição e história. 
Em 2012 foi emocionante ser chamado ao palco, pelo André e Gilson, e dizer algumas palavras de coração a todos meus amigos #Gincaneiros cidade de Blumenau.
Fui as lagrimas quando mais de 2mil pessoas gritavam meu nome num coro só : “Adalberto!!! Adalberto!!! Adalberto!!! “Beto!!! Beto!!! Beto!!!...Depois um garotinho de uns 8 anos, com sua mãe veio pedir permissão para bater uma foto comigo, dizendo ser meu fã. Obrigado a todos. Mesmo com toda minha debilitação em tratamento de câncer na rinofaringe, e com a voz fraca, fui e foi emocionante. Este ano 2013 minha vontade era grande de estar lá, mas não pude devido ainda não estar bem. Porém procurei ajudar da forma como deu.
    Foto Josie Cenci
 Resultado da 21ª Gincana Cidade de Blumenau
1º - Capitão Caverna
2º - Safari
3º - Arromba
4º - Coringa
5º - Amigos do Barney
6º - The Neanderthais
7º - Elite 007
8º - Mik Dundee
9º - Tribo dos Anjos
10º - Scherlock 77
11º - Amigos da Onça
12º - Spy
13º - Senha
14º - Ecossistema
15º - Lambda Lambda
16º - Dr. X
17º - Degraçados
18º - Kamikaze                   
História:
No ano de 1993, A Gincana foi organizada pela Assessoria para  assuntos da  Juventude da Prefeitura de Blumenau  (em comemoração ao aniversário do município), pois naquela época ainda não existia a Liga de Gincaneiros. Na ocasião os irmãos Nico e  Fabrício Wolff  que era o Assessor, que coordenou o evento com a ajuda do Cláudio  (Caco) Peixer  e o Vinícios
Todos eles participaram da primeira edição.
No primeiro ano, foram 366, em seis equipes participantes. Hoje, chega a sua 20ª edição ininterrupta, com a participação de mais de 950 inscritos em 15 equipes, além de colabores, que totalizam cerca de 2000 pessoas participando no evento. É importante salientar que boa parte das equipes se mantêm estruturadas o ano inteiro, participando de diversas outras atividades beneficentes.
Apesar de o evento ainda ser apoiado pela Assessoria da Juventude, hoje em dia é organizado pela Liga Blumenauense dos Gincaneiros, composta por 1 integrante de cada equipe, presidida pelo Gincaneiro Gilson da Motta Soares. A criação da LIGA foi um importante passo na consolidação da gincana, que passou a contar com administração independente para garantir estabilidade e continuidade da gincana.
Precedem a gincana às provas com objetivos filantrópicos. Toneladas de alimentos já foram arrecadadas ao decorrer da gincana, além de brinquedos, livros, produtos de higiene, agasalhos e cobertores. Todo ano os gincaneiros participam maciçamente do Pedágio da APAE, cobrindo diversos pontos de arrecadação e contribuem com o hemocentro através da prova de doação de sangue.
Já no final de semana do evento, acontecem as mais esperadas provas, compostas por charadas inteligentes que envolvem variedades, conhecimentos gerais, cultura e principalmente a história da cidade.
Do outro lado das equipes está a Comissão de Provas, coordenada desde 1997 (salvo em 2 edições) por André Mrozkowski, responsável pela elaboração e execução das tarefas. A CP vem cumprindo com êxito sua tarefa de fazer desta uma gincana diferenciada, com aspecto distinto das convencionais. As provas que acontecem neste evento se diferem da concepção tradicional de gincana. São provas muito mais complexas, em que as equipes têm que desvendar enredos, geralmente policiais ou de terror, através de interpretação de pistas distribuídas por toda a cidade.
Dentre estas provas, se destaca a prova da madrugada (a mais esperada), que tem duração até as 05 da manhã. Criptografia e sustos rolam a noite toda, inclusive em cenários que são preparados especificamente para esta prova, como sítios ou casas abandonadas, aumentando o suspense. E, por incrível que pareça, muita gente gosta destes sustos.
 Por suas peculiaridades, a gincana de Blumenau acabou virando referencial e modelo para diversas gincanas do Brasil, que buscam suporte em nosso evento.
Primeira Diretoria - Presidente - Humberto José de Paiva / Vice - Rodrigo Cirino / Primeira Secretária - Dominique Pires Ibbotson / Primeiro Tesoureiro - Rafael Coutinho dos Santos 
Diretoria atual - Presidente - Gilson Soares / Vice - Fernando Reinert / Primeira Secretária - Janete Valéria Jensen / Primeira Tesoureira - Danielly Gomes
Meus agradecimentos a todos os gincaneiros, pelo carinho. A minha esposa Dalva pelo seu empenho. Também agradeço em nome do André e Gilson, pela confiança em nosso trabalho e a toda equipe #GCBlu2013
Arquivo: Liga Gincaneiros de Blumenau/Jaime Batista da Silva/Adalberto Day

4 comentários:

  1. Que coisa linda, Adalberto! Merecida a vitoria do Capitão Caverna!
    Urda Alice Kluger

    ResponderExcluir
  2. Prezado Amigo Adalberto,
    Sua contagem sobre o coro gritando por seu nome está errada! Não foram 2.000 pessoas e sim, 2001. Esqueceste de me contabilizar.
    Parabéns à Blumenau pelo evento, aos seus participantes e vencedores e a você, pela postagem.
    Abraços,
    Flavio Monteiro de Mattos

    ResponderExcluir
  3. Pois é Primeiro boa saude a voce e sua familia, ,Amigo Adalber gincanna para mim não é surpresa pois participei na Equipe ´Poenixm, varias vezes campeãm iamos até a Praia buscar pinguim,o papagaio não falou mas prestou uma atenção danada,isso é muito bom espero que continua,é mais uma festa para todos na semana da patria. abraços. Valdir Salvador.

    ResponderExcluir
  4. Querido Adalberto, sempre nos motivando, nos auxiliando com teu conhecimento através do teu blog, da tua atenção paciente e sábia... Nós é que agradecemos de ter você sempre junto de nós gincaneiros. Estamos sempre torcendo muito pela tua recuperação. Obrigada por tudo e melhoras! Um grande abraço da Capitão Caverna agora mais estrelada e heptacampeã e meu também :)

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...