“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

- Raridades de Colecionadores do Esporte

Raridades do álbum Teixeirinha
As figurinhas avulsas enviadas pelo Publicitário José Geraldo Reis Pfau “Zé Pfau”, são duplas do álbum – O craque Eterno Teixeirinha, que circulou entre 1964/1966. Figurinhas doadas ao Pfau pelo Carlito Duarte.
As imagens são de 1963,  sua circulação foi no final do ano de 1964 até 1966 - pelo grande sucesso que fazia em toda região de Blumenau.
Foram momentos de pura nostalgia que eu e muita gente pudemos conviver e vivenciar na construção e preenchimento do Álbum composto por 168 figurinhas, 20 páginas, 14 Clubes.
A primeira página, a capa do álbum com Teixeirinha, a segunda Osni Melo então presidente da Federação Catarinense de Futebol, a terceira os estádios do Palmeiras Esporte Clube e do Grêmio Esportivo Olímpico de Blumenau. A quarta imagem time do Palmeiras Esporte Clube de Blumenau, seguidos do Grêmio Esportivo Olímpico de Blumenau - Sociedade Desportiva Vasto Verde do Bairro da Velha em Blumenau - Amazonas Esporte Clube do bairro Garcia em Blumenau Guarani Esporte Clube do Bairro Itoupava Norte de Blumenau , Sociedade Desportiva Floresta da cidade mais alemã do Brasil Pomerode - Clube Atlético Tupi da cidade de Gaspar - Sociedade Desportiva Recreativa União da cidade perola do Vale de Timbó – Clube Atlético Carlos Renaux da cidade berço da fiação catarinense Brusque - Clube Esportivo Paysandu da também cidade berço da fiação catarinense Brusque, - Caxias Futebol Clube da cidade Manchester Catarinense de Joinville - América Futebol Clube da Manchester Catarinense de Joinville, - Clube Náutico Barroso da cidade portuária de Itajaí.- Clube Náutico Marcílio Dias da cidade portuária de Itajaí, seguidos  - Estádios do Guarani Esporte Clube da Itoupava norte, do Amazonas Esporte Clube do Bairro Garcia ( o mais belo da Região) e do Vasto Verde do Bairro da Velha, - Seleção Catarinenses de 1960, completando a contra capa.

São 127 figurinhas avulsas e que estão assim distribuídas:
Palmeiras 4, Olímpico 8, Vasto Verde 5, Amazonas 10, Guarani 8, Tupi 8, Floresta 15, União 13, Carlos Renaux 6, Paysandu 9, Caxias 17, América 4, Barroso 8, Marcílio Dias 11, total= 126
Estamos registrando 1  jogador de cada clube que foram destaques no Álbum.
6 Delucas do Palmeiras. 15 Nilson Gruel do Olímpico (a figurinha mais difícil em Blumenau). 33 Ataci do Vasto Verde. 47 Meyer do Amazonas. 51 Leonardo Guarani. 80 Orlando do Tupi.
66 Goede do Floresta. 94 Zeca do União. 105 Teixeirinha do Carlos Renaux. 119 Nilo do Paysandu.
130 Norberto Hoppe do Caxias. 135 Nilton do América. 150 Nelinho do Barroso. 164 Ratinho do Marcílio Dias.
Para saber mais acesse:
http://adalbertoday.blogspot.com.br/2010/03/album-teixeirinha.html
Figuras avulsas enviadas por José Geraldo Pfau. Doadas por Carlito Duarte/Arquivo de Adalberto Day/ e colecionador do álbum em referencia.

9 comentários:

  1. Belo album. Eu tive, mas como não sabia cuidar se foi. Agora, qdo quero ver vou a sua casa. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Que beleza hein Adalberto,

    Eu lembro desse album bem como um dos anos 50 que tinha até a Seleção Catarinense.
    Aquelas enchentes de 1983-1984 cujas aguas invadiram em mais de dois metros a casa dos meus pais na Rua 2 de Setembro levaram tudo. Restou só a lembrança.

    Um forte abraço e ótima semana,

    Edemar Annuseck

    ResponderExcluir
  3. Caro Adalberto,esta historia das figurinhas,adorei quando vc.fala do mais belo(Amazonas)mas,isso me fez lembrar quando colecionava as figurinhas do meu Glorioso Corinthians e Vasco este ultimo time do meu Finado Pai muito bom relembrar tudo isso.

    ResponderExcluir
  4. Oi Beto. É incrível o volume de arquivo e coleções que você deve possuir. Diga-me uma coisa Beto. Como consegue conservar isso tudo? Não estás às voltas com aqueles bichinhos que às vezes visitam a gente nos nossos arquivos e prateleiras? (cupins). Sei que você não é um exagero, mas, deve possuir uma grande quantidade de arquivos importantes também, Haja vista a frequência com que você traz ao nosso conhecimento, vez por outra, uma coisa interessante e curiosa. Bacana isso. Parabéns por essas qualidades. Abrs.
    E.A.Santos

    ResponderExcluir
  5. Adalberto
    Figurinhas carimbadas.
    A número 15 Nilson Gruel, grande zagueiro, levou um vareio do Pelé em 1961,) fui assistir ao jogo, ao comprar o ingresso, ganhava- se um bilhete de rifa para ganhar uma lambreta, só desta forma ia a um estádio de futebol, nunca gastei dinheiro para ver 22 marmanjos correr atrás de uma bola, sempre gostei e ainda gosto do automobilismo. Nilson depois proprietário da Cetil, trabalhei lá quando já não era mais proprietário. Com o Mali (Omar Zuqui)

    O 105, Teixerinha era nosso vizinho na rua Amadeu da Luz, tínhamos uma oficina de automóveis Simca, nas antigas instalações da Hoepcke, inclusive era nosso cliente, coisa chique, quem tinha uma Simca na época. Mas neste tempo já jogava no Olímpico, também trabalhou com nos na oficina o Jurandir, que jogava no Olímpico nesta mesma época. (1967 a 1970) preparamos o carro do Ligui-Ligui a Simca que você fala no seu Blog.
    Também o Nilo número 119 trabalhou com meu pai na Blucar, revenda Simca, na Floriano Peixoto, (1962 a 1967) um dos diretores o Sr. Rolf Kuehnrich, também presidente do Guarani, então durante a semana estava na Blucar, finais de semana jogava no Guarani, sempre foi motivo de chacota quando iria chover. Todos esses jogadores durante a semana trabalhavam, final de semana defendia seu clubes.

    O Zé Pfau, o pai dele era diretor da extinta HM, grande loja, em tamanho e poderosa, também eram nossos clientes, tinham uma Simca, como já falei quem tinha uma Simca para época, era poderoso.

    Guando lembrar de mais algum fato, irei comentar com você.
    Um bom dia, a todos vocês.

    Atenciosamente,
    Henry Georg Spring

    ResponderExcluir
  6. Luis Álvaro Massaneiro
    que legal eu tenho este álbum guardo com muito carinho pois vivi estes momento lino como torcedor e gandula que fui.

    ResponderExcluir
  7. Regina Lúcia Meyer
    Obrigada.
    É muito bom saber o futebol do passado é lembrado com tanto carinho ......

    ResponderExcluir
  8. Adilson Ticanca Siegel
    Nosso glorioso e saudoso Amazonas Esporte Clube de memoráveis tardes de domingo. A minha família respirava Amazonas 24 horas por dia.

    ResponderExcluir

  9. Superfã
    Henrique Santos Meu sogro Nicassio o craque timão que jamais esqueceremos lotava o estádio e eu com meu avô sempre presente, saudades

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...