“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

- Inauguração da Cooper Garcia

Uma nova Cooper, no coração do Garcia.
Desde 1990 o Grande Garcia com a tragédia em 14 de outubro com 21 vitimas fatais, e repetiu-se em 15 de novembro de 1991, caiu no desagrado da população – o IDH despencou, e quando veio a tragédia maior de 2008, o desespero tomou conta dos Garcienses
A Cooper vem resgatar essa credibilidade, a autoestima dos Garcienses e nossa gente, e temos certeza que daqui para frente, voltaremos a ser o bairro de antes, ou seja, o primeiro a ser organizado na cidade e o mais antigo, de tantas tradições, pois foi aqui que começou o berço da indústria Têxtil 1868 com a Empresa Industrial Garcia, Corpo de Bombeiros em 1929, energia elétrica, a partir de 1929 com a primeira emissora de Rádio, através de alto falantes, tocados na Empresa Industrial Garcia através de seu grande diretor e fundador da Radio fusão em Santa Catarina, João Medeiros Jr., que fundou o Radioamadorismo e a Rádio Clube de Blumenau.
Amplo estacionamentos para quase 300 veículos. 
Inauguração da oitava filial marca início da expansão física da cooperativa, que nasceu em 1944 e é a segunda maior do Brasil.
No dia 28 de novembro 2012 quarta-feira, às 9 horas, foi inaugurada a nova Cooper Garcia. A Cooperativa de Produção e Abastecimento do Vale do Itajaí abre aos cooperados e clientes sua oitava filial, na Rua Amazonas, nº 3000. Esta será a mais completa loja da Cooper, terreno de 16 mil metros quadrados, com 21 mil metros quadrados construídos, ambientes climatizados, amplo estacionamento, esteira rolante e outros diferenciais que a posicionam entre os mais modernos equipamentos do segmento de varejo supermercadista do Brasil.
Cerimonial e autoridades constituídas
Prefeito eleito Napoleão Bernardes
Secretário de turismo de Blumenau, José E Bahls de Almeida, representando o prefeito.
Diretor-presidente da Cooper, Hercílio Schmitt
Padre João Bachmann da  Catedral São Paulo Apóstolo Centro e Pastor Horst Lümke da Paróquia Luterana Bom Pastor - que realizaram a cerimonia religiosa.

A Cooper Garcia seguirá o conceito “Power Center”, oferecendo, além da loja própria, uma estrutura de lojas de apoio e Praça de Alimentação. Farmácia Cooper e uma unidade da Viacredi integram o mix. Já na abertura, os cooperados e clientes puderam conhecer as instalações e já fazer suas compras. A inauguração proporcionou  eventos culturais e exposições.
 Está gerando 250 novos empregos diretos na região e tem área de check-outs com 28 caixas.
O mix tem mais de 25 mil itens de produtos e é o mais completo entre todas as lojas da cooperativa. Seguindo o conceito de “power center”, além do espaço próprio da filial, com aproximadamente 3,4 mil metros quadrados, a Cooper Garcia oferece farmácia própria, mais de 15 lojas de apoio, Praça de Alimentação com 220 lugares e estacionamento com 360 vagas, sendo 220 cobertas. Para garantir a acessibilidade de cooperados e clientes, a loja conta com esteiras rolantes, elevadores, sanitários adaptados e corredores largos.

Diferenciais de sustentabilidade

A nova filial da Cooper no Bairro Garcia foi construída em um terreno de 16 mil metros quadrados, que pertenceu à tradicional Família Schadrack. O projeto contempla modernos conceitos de sustentabilidade, a exemplo do sistema de coleta e aproveitamento da água da chuva para fins sanitários e de limpeza. A capacidade de armazenamento deste reservatório (250 mil litros) também evitará a sobrecarga das tubulações e da calha do Ribeirão Garcia nos períodos de precipitações mais intensas, permitindo liberar a água da chuva gradativamente.
A loja está entre as mais modernas do País quanto a tecnologias menos nocivas ao meio ambiente nos equipamentos de refrigeração, congelamento e câmaras frias, utilizando glicol e CO2. As aberturas em vidro contribuem para o aproveitamento da luz natural e o sistema de iluminação se utiliza de lâmpadas mais econômicas e de maior vida útil. Três geradores próprios, com capacidade de 1350 kva, garantem a continuidade de atendimento  no caso de falta de energia e possuem tecnologia para atenuar  ruídos aos níveis dos equipamentos dos hospitais (55 decibéis).
Outro diferencial de sustentabilidade foi a destinação de um espaço de 1635 metros quadrados (cerca de 10% do terreno*) como área verde, nos fundos do imóvel, onde estão sendo replantadas espécies nativas da região, incluindo os ipês retirados da área de construção. A palmeira borassus quase centenária que existia no terreno também foi remanejada, mas a Cooper optou por replantá-la em frente à loja, para que integre o paisagismo da fachada. 
Como parte do acordo de compensação pela supressão de vegetação originária, a Cooper adquiriu uma área de preservação ambiental de 20 mil metros quadrados, no Bairro Progresso.
Sistema viário
O acordo para aprovação do projeto da nova Cooper Garcia também incluiu a doação de 1566 metros quadrados (mais 10% da área do terreno*) para que a cooperativa fizesse o alargamento das ruas Amazonas e Soldado Moacir Pinheiro. A Cooper está investindo mais de R$ 700 mil na reurbanização da Rua Amazonas - asfaltamento dos recuos e calçadas - na extensão entre as ruas Jaborá e Soldado Moacir Pinheiro. Também fez o asfaltamento da Rua Soldado Moacir Pinheiro até a confluência com a Rua Paulo Kellner e outras melhorias no entorno, como a transposição da energia e iluminação pública. Está em execução, ainda, a obra de uma rede de drenagem pluvial independente, do empreendimento diretamente para o Ribeirão Garcia.
Estas contribuições da Cooper irão facilitar a continuidade do projeto da municipalidade para o sistema viário da região, que prevê uma futura ligação das ruas Amazonas e Hermann Huscher através de uma ponte sobre o Ribeirão Garcia.
* Somadas as doações para fins de melhoria de tráfego e compensação ambiental, a Cooper destinou mais de 20% de sua área total.
 Adalberto Day - Hercílio e Osnildo de Souza
Adalberto Day e o diretor da Viacredi, Vanildo Leoni
Diferenciais da nova loja
Padaria própria e a Cafeteria Sabor & Delícia, onde são oferecidos produtos fresquinhos e deliciosos, para serem consumidos no local ou levados para casa.
Ampla área de frutas/verduras/legumes onde os cooperados encontram também os produtos abastecidos por produtores rurais da região, através do Programa Cooper Agro, Açougue abastecido com carnes de ótima procedência, com cortes variados, Setor de eletros, sempre com as últimas novidades.

Farmácia Cooper, com um mix completo de produtos e atendimento de um farmacêutico responsável. Duas esteiras rolantes (as primeiras do bairro) e dois elevadores, Ambiente climatizado, Moderna comunicação visual.

Para mais informações ou agenda de entrevistas, entre em contato com:
New Age Comunicação /Assessoria de Imprensa da Cooper
Jornalista Responsável: Marli Rudnik
(47) 3340-8208 / (47) 9980-2356
marli@newagecom.com.br
Eu e minha esposa, tivemos a honra de poder contar e deixar retratada, um pouco da história do Bairro.
História
A Cooperativa da Hering foi fundada no dia 16 de março de 1944, um dia após, em 17 de março de 1944 foi fundada a Cooperativa de consumo dos empregados da Empresa Industrial Garcia (com o apoio do Senhor Ernesto Stodieck Jr. diretor ). Antes dessa Cooperativa a Empresa Industrial Garcia desde a década de 1920 possuía um armazém para os empregados no mesmo local.  A idéia foi de um grupo de colaboradores que buscava a solução para a escassez de produtos básicos, durante e pós-guerra. Localizava-se na Rua Amazonas logo após o estádio do Amazonas e ao lado da antiga ponte de acesso a Rua Emilio Tallmann. Uma nova fase da CooperArtex, que foi transferida em 1979 para a Rua da Glória, 344. Posteriormente, Cooperhering e atual Cooper.
O que é Cooperativismo? É uma doutrina, um sistema, um movimento ou simplesmente uma atitude ou disposição que considera as cooperativas como uma forma ideal de organização das atividades sócio-econômicas da humanidade. 
O que é Cooperativa? Cooperativa é uma associação de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, socias e culturais, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida. O cooperativismo teve sua origem na Inglaterra por iniciativa de operários da cidade de Rochdale. Prejudicados pelo novo modelo industrial - onde as máquinas inventadas substituíram o trabalho artesanal e algumas atividades - os operários foram levados a se preocuparem com outras formas de garantirem o sustento de suas famílias. Discutindo as dificuldades e buscando soluções, eles decidiram pela criação de uma sociedade de consumo, baseada no cooperativismo puro. Houve uma reunião, que teve a participação de 27 homens e uma mulher, foi realizada em novembro de 1843 e repetiu-se em 21 de dezembro de 1844, para a fundação de um armazém comunitário, com um capital inicial de 28 libras, representando uma libra que cada um do grupo havia economizado. Foi lançada então a Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale Limitada. Ao fim do primeiro ano, a Sociedade já contava com 74 sócios e um capital de 180 libras. Onze anos depois, a organização tinha 400 sócios. Nasceu assim o cooperativismo, Desde então, o movimento alastrou-se pelo mundo e as normas definidas por aqueles tecelões passaram a nortear as ações das cooperativas em todo o mundo.

Presentes no evento:
Comunidade em geral, Diretor Presidente da Cooper Sr. Hercilio Schmitt, Supervisora Regina Aparecida Eberle, Gerente Cooper Garcia Hilda Busanna. Vice Presidente Osnildo Maçaneiro, Ex. Prefeito Felix C. Theiss, Presidente da ACIB – Ronaldo Baungartner, Vereadores Deusdith de Souza, Vanderlei Paulo de Oliveira, Mauricio Gool, Vice-prefeito Rufino Regis, Vanildo Leoni Diretor da Viacredi, Padre João Bachmann, Pastor Horst Lümke, Secretário de turismo José Eduardo Bahls de Almeida e esposa Senhora Regina, jornalistas entre outras autoridades.

Para saber mais acesse:
Fonte: Dados - Informativo/Site Cooper/ChristianeArquivo: Adalberto e Dalva Day

16 comentários:

  1. Adalberto,

    Parabéns aos Garcienses por está conquista.
    Ao meu amigo, Hercílio Schimitt, parabéns por reconhecer a importância da comunidade do Garcia. Desejo sucesso e muita prosperidade para os Garcienses e para a Cooper, com certeza, (ambos) um grande orgulho para Blumenau.

    Paulo R. Bornhofen

    ResponderExcluir
  2. Parabenizo a todos que amam o bairro Garcia e o projetam para o futuro.

    ResponderExcluir
  3. O Bairro do Garcia voltando a ser prestigiado.Depois de tanto sofrimento com aquele acanhado "depósito" de mercadoria em frente ao terminal do Garcia,somos premiados com esta beleza de estrutura . Parabens a todos.

    ResponderExcluir
  4. Sim,estou feliz pois não teho mais que,atravessar a rua e nem tão pouco tirar o carro da garagem p/ir ao Supermercado.
    Att.
    Nilton

    ResponderExcluir
  5. Parabéns aos Garcienses,e a você meu amigo e irmão,sua fisionomia e postura nas fotos me dá a certeza que corre plena a sua saúde.
    Baitabraço.
    Antonio Aires - Santos-SP

    ResponderExcluir

  6. Na festa da Cooper H. Garcia Adalberto Day foi homenageado merecidamente pelo arquivo histórico fotográfico da família, parabéns, amigão!!
    Ivan Naatz

    ResponderExcluir
  7. Amigos Beto e Dalva !!! Obrigado, obrigado e, mais uma vez, obrigado!Fico honrado com suas palavras e as recebo em nome de toda nossa equipe, os verdadeiros responsáveis em realizar o sonho dos nossos cooperados e de toda comunidade do Grande Garcia e Região. Os desafios foram imensos mas superados e, agora, a Cooper está pronta para receber a todos, proporcionar momentos de convívio familiar, rever amigos, fazer as compras, tomar um choppinho na praça de alimentação, desfrutar de um ambiente moderno, acolhedor,enfim,viver em comunidade. Tudo no espírito cooperativista, base do nosso trabalho. Abraços, Hercilio Schmitt

    ResponderExcluir
  8. Adalberto !

    Em nosso programa de caminhadas, minha esposa e eu demos ontem uma volta no novo Cooper Garcia. Em princípio minha intenção era só passar em frente, mas minha esposa não resistiu para dar uma espiada dentro.
    Estava bem cheio, mas em condições de se andar. O mercado ficou realmente muito bonito, semelhante a um shopping.
    Fiquei contente quando chegamos no hall de entrada e avistei uma série de banners com sinopses e fotos da história do Garcia, o quais não resisti para uma leitura, ainda mais quando vi a autoria: nosso ilustre amigo Adalberto. Muito bacana, achei muito legal esta iniciativa.
    Enriqueceu a noite onde observamos a alegria de todos por esta nova bela opção de compras que o bairro ganha.
    Valeu, um forte, abraço,

    Theodor.

    ResponderExcluir
  9. Amigo Hercilio
    Você é sucesso...
    Parabéns por toda essa luta, e as dificuldades os obstáculos, as intransigências, ficarão para trás, depois será história, e tudo será felicidade compartilhada entre o povo do Grande Garcia.
    A Cooper só é forte por contar com alguém tão abnegado, tão querido e de valorização profissional. Os empregados reconhecem o encarregado, o chefe, o gerente como um incentivador, motivador, pois eles foram valorizados pelo presidente e vice da entidade Cooper.
    Desde 14 de outubro 1990 o Grande Garcia com a tragédia com 21 vitimas fatais, e repetiu-se em 15 de novembro de 1991, caiu no desagrado da população – o IDH despencou, e quando veio a tragédia maior de 2008, o desespero tomou conta dos Garcienses.
    A Cooper vem resgatar essa credibilidade, a autoestima dos Garcienses e nossa gente, e temos certeza que daqui para frente, voltaremos a ser o bairro de antes, ou seja, o primeiro a ser organizado na cidade e o mais antigo, de tantas tradições, pois foi aqui que começou o berço da indústria Têxtil 1868 com a Empresa Industrial Garcia, Corpo de Bombeiros em 1929, energia elétrica 1913, a partir de 1929 com a primeira emissora de Rádio, através de alto falantes, tocados na Empresa Industrial Garcia através de seu grande diretor e fundador da Radio fusão em Santa Catarina, João Medeiros Jr., que fundou o Radioamadorismo e a Rádio Clube de Blumenau.
    O Garcia é Grande e será forte novamente no comando de pessoas que resgatem toda essa tradição.
    Aqui tivemos o cooperativismo forte a partir de 17 de março de 1944, através da Cooperativa de Consumo dos Empregados da Empresa Industrial Garcia. E Essa semente foi plantada, florescer crescer com a vinda da Cooper no coração de nossa via principal a Rua Amazonas.
    Parabéns Hercilio, em seu nome desejar muito sucesso a toda sua equipe de colaboradores.
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau

    ResponderExcluir
  10. Está de parabéns a Cooper por mais esta inauguração, em um bairro que realmente estava carente de um supermercado do porte da Cooper. A nova Cooper deve se transformar num verdadeiro formigueiro.
    Braz Santos

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Adalberto

    parabéns pela matéria sobre a inauguração da Cooper.
    Com certeza um orgulho para todo o grande Garcia.
    Gostamos muito de comprar na Cooper da Glória e agora com mais este empreendimento que agrega mais lojas, acredito que será muito bom, até porque para a minha família o trajeto se tornou mais curto.
    Abraço

    ResponderExcluir

  12. Adalberto Day Luto pela cultura na cidade sempre, porque me espelho em você!
    kako Waldrich

    ResponderExcluir
  13. 30/11/12
    Hoje fomos conhecer o novo supermercados Cooper no Garcia. Um espetáculo, amplo, completo. Almoçamos e foram feitas as compras da semana. Parabéns, o bairro do Garcia estava necessitando um empreendimento deste porte. José Geraldo Reis Pfau

    ResponderExcluir
  14. Preciso fazer um comentário Adalberto Day: Adorei aquela foto onde você está com o Vanildo Leoni.
    Tamires Kardauke

    ResponderExcluir
  15. O distrito do garcia é praticamente uma cidade dentro de Blumenau,Tem de tudo até lista telefônica própria, para crescer mais em qualidade de vida sua população precisa prestigiar mais as suas empresas e comércio em geral. Parabéns sr Adalberto pela reportagem.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Sr. Adalberto,

    Parabéns pelo seu blog...quanta informação e quanto conhecimento ao alcance de todos.
    Eu procuro uma fotografia do prédio que ficava no terreno da atual Cooper Garcia.
    A fachada era de tijolos à vista e tinha uma modulação muito peculiar.
    Lamento a sua demolição.
    Agradeço pelo seu auxílio.
    Abs,

    Engº Civil Claudio Marcos Krueger

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...