“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

sábado, 8 de setembro de 2012

- O cuidador da história de Blumenau

VARIEDADES  |  07/09/2012 17h59min
O cuidador da história de Blumenau
Aos 59 anos em (2012), o cientista social Adalberto Day é um dos maiores patrimônios culturais da história blumenauense
Nane Pereira  |  Especial
Quando vamos à livraria, procuramos normalmente alguém que entenda de livros, que saiba nos contar alguma história sobre ele, alguma curiosidade a mais, que outros olhos não viram. Perguntamos então pelo livreiro, que não é apenas o vendedor, ou o dono da livraria. Buscamos pelo cuidador: alguém que, além de amar os livros e suas histórias, sente um prazer sem igual em compartilhar isso com as outras pessoas. É por ele que procuramos.
Em Blumenau, existe um cuidador da história, alguém que quando menino já se via questionador. Que ao tocar as mãos da avó, ou dos pais, sentia a necessidade profunda de perguntar o porquê dos porquês. E que, com o passar dos anos, foi guardando na memória todas as histórias e informações que ouvia, talvez, sem fazer a menor ideia do quão importante se tornaria para uma cidade e do quão importante se tornaria para ele o sentido da palavra: compartilhar.
O menino tímido e curioso do Bairro Garcia cresceu. Hoje, Adalberto
Day, 59 anos, é homem formado. Cientista Social graduado pela Universidade Regional de Blumenau, professor aposentado das disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia, e um grande pesquisador da história do Grande Garcia. É casado desde 1976 com Dalva Day, com quem tem duas filhas: Louisiana Waleska, , e Vanessa Betina, .

– Meu pai é um patrimônio cultural da cidade. Ele se doa em prol da história da cidade, para que ela se eternize dentro do coração de cada blumenauense – comenta Vanessa, a filha mais nova.

A declaração foi comprovada recentemente durante a Gincana de Blumenau. Homenageado na 20ª edição do evento, no final de agosto, por sua eterna contribuição, 
Adalberto foi ovacionado pelo público, que gritava seu nome.

Apoio para o blog
Adalberto tinha um sonho e após tentativas frustradas de publicar um livro, O Vale do Garcia, decidiu (em 21 de julho de 2007) montar um blog, com apoio e motivação da filha mais velha, da esposa Dalva e do amigo Djalma Fontanella da Silva Filho.
 Postou todo o acervo que adquiriu no decorrer dos anos, sobre o Bairro Garcia e a região de Blumenau, e sobre algumas particularidades de seus habitantes, em um lugar onde todos poderiam ter acesso.
Hoje, o blog dele tem mais de 1 milhão de páginas acessadas _ só em 2011, durante as chuvas fortes, foram mais de 10 mil acessos apenas em um dia. O blog é fonte de pesquisa para estudantes, gincaneiros, jornalistas e curiosos. Pessoas de toda parte, a nível mundial.  
Foto:  Jandyr Nascimento  /  Agencia RBS
Em casa, Adalberto criou um espaço (um pequeno museu) para guardar verdadeiras preciosidades. São antiguidades que recebeu como doação ou que adquiriu no decorrer dos anos, como máquinas fotográficas, fotos antigas (várias delas e cada uma com uma história), rádios da década de 1962, relógio de pulso de 1920, máquina de costura de 1927 (que ainda funciona), toalhas de enxoval (doadas pelas mulheres que não casaram) com etiqueta de papel, dentre outras curiosidades que marcam um determinado tempo/história da região.
– O Adalberto é um grande homem, de caráter e de muita responsabilidade. Ele criou um verdadeiro museu em sua casa e tem o orgulho no coração de ajudar as pessoas e de levar informação e história para todos. É um grande exemplo que tenho a seguir. Ele sempre será meu professor – comenta o fotógrafo e blogueiro Jaime Batista da Silva.
 Honestidade
Quando questionado sobre sonhos e futuro, com voz calma, Adalberto responde:
– Que meu trabalho seja divulgado dentro de todas as escolas municipais, estaduais e particulares. Já realizei várias palestras, mas isso não é o suficiente.
Faz parte dos sonhos do pesquisador ainda encontrar mais pessoas incorruptíveis, que batam no peito e digam com honestidade: "Sou correto!".
Em janeiro deste ano, Adalberto ficou doente e, desde então, está numa luta constante. Mas ele não está sozinho. Tem o apoio e carinho da escudeira leal, a esposa Dalva, da família, dos fãs e dos amigos. O cuidador de histórias, apaixonado pela cidade de Blumenau, não perde as esperanças:
– Tenho que ficar bem, tenho muita história para contar ainda!.
Outras opiniões sobre Adalberto Day
07 de setembro de 2012
A gincana Cidade de Blumenau, através de suas provas, incentiva os participantes a conhecer história do município. E há muitos anos, o Beto é preciosa fonte de pesquisa e informação, contribuindo ativamente com a Comissão de Provas, não só com os registros formais, mas também com muitas curiosidades sobre nossa região. E o mais legal é que ele é tão prestativo que ajuda não só a organização, mas também todas as equipes, instigando a curiosidade e a vontade de aprender. Não é à toa que hoje ele é um ídolo entre os gincaneiros. 
André Murilo Mrozkowski, coordenador da Comissão de Provas da Gincana de Blumenau
O Beto, meu vizinho de infância, muito amigo da minha família, sempre foi uma pessoa amabilíssima. Bom amigo, ou melhor, autêntico amigo. Com o passar do tempo, aprimorou este seu lado e passou a se dedicar às causas, fatos e histórias do Grande Garcia, passando a ser uma referência para muitos estudos e teses. Tem sob sua guarda um farto registro, tanto escrito como físico, de muitas passagens, principalmente do grande Amazonas Esporte Clube, clube que ele, eu e milhares de pessoas admiramos e curtimos e que hoje está abaixo de toneladas de aterro. Foi lutador ferrenho, junto com amigos da existência hoje do Ambulatório Geral do Garcia, enfrentando autoridades e até moradores para que isto acontecesse. Assistiu e sofreu com as catástrofes que ocorreram em Blumenau, principalmente no Bairro Progresso. Poderia registrar várias facetas do Beto, mas isto levaria muito tempo. Das peladas que jogávamos no campo do Doze aos sábados à tarde... Enfim, grande Beto. Obrigado por sempre lembrar de mim. 
Djalma Fontanella da Silva Filho, técnico têxtil e amigo de infância de Adalberto
Para que a história possa continuar a ser contada, é preciso de homens como o meu pai para manter a memória de sua gente sempre viva para que as futuras gerações, possam se compreender como agentes de sua própria história. É assim que o homem evolui, conhecendo as suas raízes. O seu trabalho é acima de tudo um ato de amor com a sua gente, com as suas raízes. 
Louisiana Waleska Day, jornalista, filha mais velha de Adalberto
Somos do mesmo colégio, do mesmo bairro e admiro muito seu apego à História, às Ciências Sociais, o seu museu particular, com sua incrível coleção de fotografias, sua luta sempre garimpando fatos que seriam esquecidos para sempre se não fosse ele _ comenta a doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Paraná.
Urda Alice Klueger, escritora e historiadora
Jornal de Santa Catarina 08 setembro de 2012 – Sábado e domingo

52 comentários:

  1. Parabéns Amigo Adalberto !

    Muito especial e justa homenagem !

    Felicidades e que possa ainda contribuir muito para o enriquecimento histórico de nossa cidade !

    Um grande abraço e bom final de semana,

    Theodor.

    ResponderExcluir
  2. José Geraldo Reis Pfau diz;
    Amigo Beto, a matéria do Santa é mais do que uma homenagem e um reconhecimento, é o resultado da sua competência e conhecimento. Conhecimento e capacidade de fazer amigos e de dar atenção igual a todos e a tudo,vendo e ressaltando as partes importantes do registro da nossa história. Muito obrigado, saúde é o que todos nós desejamos e os parabéns.

    ResponderExcluir

  3. Bonita homenagem do @santacombr ao querido amigo Adalberto Day. Parabéns pelo trabalho, Professor !!
    LC Bueno

    ResponderExcluir
  4. Cristiane ‏
    Parabens ao @santacombr pela homenagem ao professor
    Adalberto Day

    ResponderExcluir
  5. Prezado Adalberto,
    Mais uma vez, o amigo nos brinda e somente acrescento que muito mais do que um "Cuidador da História de Blumenau", o amigo é, na verdade, o "Fiel Depositário da História e Melhores Lembranças de Blumenau e Sua Gente"!
    Forte abraço,
    Flavio Monteiro de Mattos

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, amigo Adalberto, pelo seu carinho pela história de Blumenau, e muito obrigado por compartilhar isso com todos. Um grande abraço e votos de força e saúde!

    ResponderExcluir
  7. Muito bonita a homenagem do Santa à você ! Mais do que merecida !
    Parabéns !

    ResponderExcluir

  8. Justíssima a Homenagem que foi ao Adalberto Day pelo @santacombr Hercio Prust

    ResponderExcluir
  9. Amigo Adalberto,

    Muito mais que uma homenagem é um reconhecimento justo pelo seu trabalho, sua dedicação e seu empenho em cuidar da história.
    Mais ainda um reconhecimento pela pessoa honrada, correta, justa, honesta e de conduta ilibada que és.
    Que DEUS em sua infinita bondade possa lhe conceder uma plena recuperação de sua saúde para continuar por muitos anos nos relatando os fatos e a história de nossa cidade e dos nossos cidadãos.
    Grande abraço.
    Adilson Siegel
    (Ticanca)

    ResponderExcluir
  10. Parabéns amigo Sr. Adalberto Day, pela honraria recebida através das páginas do “Jornal de Santa Catarina”. Tenho acompanhado em seu blog o quanto suas histórias são relevantes, importantes para seu povo e o senhor realmente merece ser condecorado como “um dos maiores patrimônios culturais da história blumenauense”. Fé em Deus, felicidades, muita saúde e bola pra frente!

    Sinceramente,

    Luiz Roberto Turatti (Araras-SP).

    ResponderExcluir
  11. Muito importante que se mantenha viva a historia de Blumenau e ,em especial o grande Garcia, bairro onde vivi a minha infãncia.É um grande privilegio,em poder falar."Eu sou Amigo do Adalberto",parabens por este trabalho maravilhoso que voê faz.

    ResponderExcluir
  12. Adalberto Day homenagem merecida ao senhor, seu Beto. li e reli hoje o santa... vou guardar essa edição. vale ouro... agrande abraço
    Luis Lunardelli

    ResponderExcluir

  13. Adalberto Day Parabéns pela matéria do Santa! #você merece
    Lincon F. Vinotti

    ResponderExcluir
  14. Oi querido amigo Beto. Mais referências, mais comentários e mais elogios muito merecidos, que procedem com muita propriedade da legião de seus amigos e admiradores. Muito impressionante todas essas referencias a sua personalidade, e, em especial, a sua atuação em nossa sociedade. Mais uma vez meu amigo, meus sinceros cumprimentos e que Deus o conserve sempre assim, impressionando a todos quantos o conhecem e convivem com o amigo. Meu grande abraço e um fim de semana muito abençoado.
    E. A. Santos

    ResponderExcluir

  15. Grande homem Adalberto DayAos 59 anos, o cientista social Adalberto Day é um dos maiores patrimônios culturais!
    Jesus Artur Barbosa

    ResponderExcluir
  16. Bela homenagem,a você meu amigo e irmão Beto.
    Realmente,uma observação mais completa,nos mostra que todo um passado vive em nós.Se todas as coisas antigas têm atração sobre nós;se elas despertam em nós tantas e tantas impressões profundas;se nos sentimos viver na vida de pessoa de outros tempos;se nos apressamos em estudar,recolher a obra de nossos antepassados;se nos apaixonamos por determinados acontecimentos ocorridos em certas épocas;se nós vibramos com os feitos dos grandes homens da Grécia,da Gália,da Idade Média,dos Cruzados,dos feitos épicos dos Bandeirantes...é o passado que sai das sombras e revive outra vez.
    É a voz do passado,que nos fala das inumeras personalidades que se reunem em nós como afluentes de um grande rio.
    Somos herdeiros de todo conhecimento acumulado no passado.
    É necessario ouvir a voz dos séculos,abrir os ouvidos às suas recomendações e,sobretudo,nunca esquecer que chegamos a esse ponto pelo fato de possuir dois atributos extraordinários- Razão e Vontade Livre,isto meu irmão você tem de sobra.
    BAITABRAÇO
    Antonio Aires - Santos-S.P
    toninhoreplicas@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  17. Cesar Botelho
    Adalberto Day um vascaino que é exemplo p/ Blumenau. Ótima matéria de uma personalidade que vive a história da cidade

    ResponderExcluir

  18. André Luiz Bonomini
    Esse cara que merece PALMAS...mas palmas mesmo, o grande amigo Adalberto Day!

    ResponderExcluir
  19. Márcio Volkmann
    Poucas pessoas em Blumenau merecem tanto uma homenagem como essa, no Santa de hoje, como o batalhador incansávelAdalberto Day. Parabéns ao Santa pela justa homenagem à um dos maiores fãs e entusiastas de Blumenau que eu conheço. Uma verdadeira enciclopédia viva. -

    ResponderExcluir

  20. Jerry Rancho da Dinha Justíssima homenagem!

    ResponderExcluir
  21. Djane Michele Q maravilha, lindíssima homenagem. Trabalhou na Artex muitos anos, amigo do meu pai!

    ResponderExcluir
  22. Adrielle Olga Bernardino Ele foi meu professora na 5ª série, sempre muito atencioso e fazia você se interessar pela história como ninguém, foi com ele que aprendi gosta de história, parabéns merece muito essa homenagem!!!

    ResponderExcluir

  23. Sergio Korytowski Muito interessante e também a chance de se poder saber que existe uma pessoa que cuida da história desta cidade. Meus oarabéns ao cientista Adalberto Day.

    ResponderExcluir
  24. Jefferson Formento Mais que merecido! O Sr Adalberto é um 'patrimônio' da cidade!

    ResponderExcluir
  25. Rosangela De Oliveira esse foi meu professor

    ResponderExcluir
  26. Ânderson Silva
    Homenagem muito mais que merecida ao grande Adalberto Day. Baita profissional e grande conhecedor da história de Blumenau.

    ResponderExcluir
  27. Adalberto Day Parabéns pelo seu trabalho, história que pudemos acompanhar no Jornal de Santa Catarina Report(homen)agem mais que merecida.Claus Jensen

    ResponderExcluir

  28. Adalberto Grande #Day! Um abração ao amigo e parabéns pela bela reportagem. O amigo merece! Verdadeiro cuidador da história de BNU!André Tarnowsky

    ResponderExcluir
  29. Fiquei contente por poder colaborar com esta reportagem. Nada do que foi dito foge da realidade presenciada aqui no blog e junto a sua familia. Parabens!

    ResponderExcluir
  30. Meu professor querido....
    Joseane Sarmento

    ResponderExcluir
  31. Parabéns amigo!

    Texto, lembrança e homenagem nada mais do que justa!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  32. Day,

    Parabéns! Li ontem no jornal, você merece tudo isto!
    E continue firme e forte!

    Anelore B. Tolardo
    Nova Era Cons e Trein em RH

    ResponderExcluir
  33. PARABÉNS QUERIDO MESTRE!

    QUE VOCÊ POSSA CONTRIBUIR MUITO PARA O NOSSA APRENDIZADO, TE ADORAMOS.
    COM CARINHO PROFESSORA SILVANA

    ResponderExcluir
  34. Meu guerreiro amigo Beto.
    Que bom ver reconhecido o teu primoroso trabalho para com a história da nossa querida Blumenau.
    A editoria do Santa foi muito feliz em te classificar, como um dos maiores guardiões da historia da nossa cidade.
    Que o Bom Deus, continue te dando forças para a superação do teu problema de saúde, para que possas continuar sendo por muito tempo ainda, a fonte preciosa dos fatos notáveis da vida da gente blumenauense.
    Parabéns meu bom amigo e um fraternal abraço.
    Osmar Laschewitz

    ResponderExcluir
  35. Adalberto perdi de ver o jornal impresso, mas vi aqui online, bela e mais do que merecida homenagem! Parabéns e saúde para continuar! :)
    Fernanda Siegel

    ResponderExcluir
  36. Parabens Adalberto. Voce sera eternamente um exemplo para a historia de Blumenau.
    Neu Costa
    Taubate - SP
    neuioc@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. Parabens Sr Adalberto por esta bela e justa homenagem. Muita saéde e força para continuar cada vez mais nos brindando com suas postagens que enriquecem e mantem viva a história de Blumenau

    ResponderExcluir
  38. Parabéns querido Primo!!! Que orgulho de vc!!!!
    Bjokas
    Shirley

    ResponderExcluir
  39. Prtezados/as, o que mais faltaria dizer desse our concur Beto Day? Ave Cesar? Pronto falei!

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde Adalberto

    Parabéns pela homenagem recebida.
    O amigo merece com justiça.
    Se não fôsse o amigo, acho que não teria tantos conhecimentos sobre a cidade de Blumenau.
    E continue com este belo trabalho.
    Abraço

    ResponderExcluir
  41. Paulo Afonso dos santos diz:8 de setembro de 2012


    Olá Amigos! Adalberti Day é um destes caras que deveriam ficar para sempre, porque eles sempre teriam histórias para contar e objetos para mostrar. Estudei na mesma escola São José na rua da Gloria, trabalhamos na mesma Empresa Têxtil, sempre foi um cara integro e muito amigo e um excelente pai de família. Que DEUS lhe de bastante saúde para continuar a mostrar e falar sobre o nosso querido Garcia, um grande abraço.
    Paulo Afonso dos Santos
    Meia Praia - Itapema

    ResponderExcluir
  42. Ernesto P. Georg diz:8 de setembro de 2012


    Não o conheço pessoalmente, mas o admiro muito pelos seus cuidados com nossa historia, já fui buscar em seu site algumas informações, principalmente na parte esportiva.
    Grande abraço Sr Adalberto.

    ResponderExcluir
  43. Amigo Adalberto,
    Reconhecimento, agradecimento, carinho, amor, são poucas palavras para o que você tem feito em benefício de Blumenau e a toda comunidade do Vale do Itajaí. Tive acesso indireto a publicação do JSC que nada mais fez do que reconhecer um homem preocupado em resgatar a história. Um homem estudioso, dedicado, sério e preocupado com o que já aconteceu e está acontecendo nas mais diferentes áreas da região. Um homem que pesquisa, se dedica e que recebe o reconhecimento de gente de todo o Brasil. Modestamente, ausente já por muitos anos e acompanhando a distância o que a cidade em que nasci fez e faz, quero enviar-lhe meus cumprimentos e um beijo no coração. É o mínimo que posso fazer neste momento além de orar todos os dias pela sua completa saúde.
    Edemar Annuseck
    São Paulo - SP

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde amigo Adalberto Day

    Meus parabéns pela reportagem do Jornal de Santa Catarina do último final de semana.

    Realmente é contagiante como você curte e gosta de compartilhar as hitórias de Blumenau no seu blog.

    Meus parabéns também pela homenagem que você recebeu recentemente na Gincana de Blumenau.

    Meu amigo você é um previlegiado cobrindo 3 páginas do Santa.Isto é para poucos. Guarde este jornal no seu museu como um troféu particular, e curta este momento com alegria e felicidades celebrando a vida junto com a sua família, pois isto vai lhe fazer muito bem, melhor até do que qualquer remédio que talvez você ainda venha tomando.

    Muito legal a foto da escola São José. A minha é bem parecida.

    Grande abraço e parabéns mais uma vez

    Adilson N. Correia

    ResponderExcluir
  45. Subscrevo o que o pessoal já registrou. A reportagem faz jus aos seus valorosos magistérios. Renovo os votos de pronta melhora. Avante!

    ResponderExcluir
  46. Encantada com tudo que li a seu respeito. Orgulho de morar em Blumenau, e ter alguém com tanta cultura morando nessa linda cidade, cheia de tradições. Obrigada por você existir! De uma humilde admiradora, que pouco sabia a seu respeito, até o momento. Um abraço e que Deus te dê muitos anos de vida. By:Vângela

    ResponderExcluir
  47. Parabéns Adalberto : Um trabalho árduo que muita gente hesita em fazer, mas que precisamos ter em nosso País tão deculturado e iletrado. Precisamos de gente como você.
    Que Blumenau saiba reconhecer...
    Abraços.
    Marco Aurélio Mafra.
    mafraportugal@gmail.com

    ResponderExcluir
  48. Já admirava seu trabalho. Depois que visitei o amigo, passei a gostar mais ainda. Parabéns!

    ResponderExcluir
  49. Adalberto Day foi um dos melhores professores que já tive quando lecionou no colégio dom pedro || no progresso
    Carlos Alberto Cardozo

    ResponderExcluir
  50. Parabéns Adalberto. Foi muito bom ter compartilhado um tempo de minha vida contigo. Abraços.
    Ivonete Poerner

    ResponderExcluir
  51. Boa tarde professor! Homenagem Muito especial e justa!SE ME PERMITE FAÇO MINHAS AS PALAVRAS DE Vanessa SUA FILHA:(– Meu pai é um patrimônio cultural da cidade. Ele se doa em prol da história da cidade, para que ela se eternize dentro do coração de cada Blumenauense – comenta Vanessa, a filha mais nova.)NÃO tenho certeza se foi em um twitter citei que vc é: UMA HISTÓRIA VIVA DE CONHECIMENTO SOBRE NOSSO POVO E TRADIÇÕES,CONTOS que ao ler seu blog comento com a família e amigos. PARABÉNS MEU SEMPRE QUERIDO AMIGO.NÃO SÓ EU, SIM MUITOS DE NÓS ESTAMOS SEMPRE VIVENDO E APRENDENDO.ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  52. Celice Gomes K saudades do meu professor favorito..

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...