“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

- Antiga cervejaria Feldmann

No dia 09/outubro/2011, visitamos 33 bairros do município de Blumenau. O passeio foi realizado pela Darius Turismo, com 37 pessoas a bordo em um confortável ônibus da Catarinense.
Desde nosso centro histórico, Rua XV de Novembro, museus, culminado no Morro Spitzkopf, a viagem turística “ De Blumenau para Blumenau” foi um sucesso. Motorista senhor Roberto, Theodor Darius e Wieland Lickfeld, representando a Empresa “Darius Turismo”.
Como guia Wieland Lickfeld, deu uma aula sobre nossa cidade de Blumenau, desde os primórdios anteriores a colônia. Pude também como cientista social e pesquisador da história, colaborar com informações.

Escolhemos a “Antiga Cervejaria Feldmann”, atual Centro Cultural da Vila Itoupava rua Dr. Pedro Zimmermann, 16.130, e apresentamos sua história.

Foto da Antiga cervejaria Feldmann – atual Centro Cultural da Vila Itoupava

História :
Centro Cultural da Vila Itoupava
A Cervejaria Feldmann tem suas origens no final do século XIX. O fundador, Heinrich Feldmann Sênior, iniciou as atividades com uma pequena produção caseira de fundo de quintal. Na época produzia-se duas vezes por semana um lote de 1.200 garrafas. A última produção de cerveja aconteceu em 1954.
O filho, Alfred Feldmann, assumiu o comando, produzindo somente os licores e a gasosa especial sem álcool, os conhecidos refrescos de framboesa, laranja, gengibre e limão.
Com a modernidade e a concorrência, os continuadores desta cervejaria decidiram, em 1978, deixar de fabricar seu produto que marcou época, principalmente na região de Blumenau e cidades vizinhas. 
Historiadora Mirela Adriana Nolasco– nos brindando com seus conhecimentos.

Com a aquisição do patrimônio da Cervejaria pela “Momento Engenharia”, esta foi transformada em Centro Cultural da Vila Itoupava. O prédio foi restaurado, ampliado e revitalizado, para atender a comunidade da Vila Itoupava.
Theodor Darius , Mirela ,Curt Hoeltgebaum, Adalberto Day

Em 1997 foi feito um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta entre o Ministério Público do Estado de Santa Catarina e a Momento Engenharia Civil Ltda., empresa responsável pelo aterro dos resíduos industriais localizada naquela região. Na contrapartida, a empresa adquiriu, em 2001, as instalações da antiga Cervejaria Feldmann, para o funcionamento de um Centro Cultural. Tal iniciativa resultou na criação do Centro Cultural da Vila Itoupava, que se encontra vinculado à Fundação Cultural de Blumenau, através da Lei Complementar nº. 318, de 27 de junho de 2001.

O Centro Cultural Vila Itoupava tem como objetivo estudar e incentivar a proteção do meio ambiente paisagístico, arquitetônico, histórico e cultural da região. Através da Lei, foi criado um Conselho Administrativo, de caráter deliberativo, responsável pela gestão da entidade.


Arquivo: Dalva e Adalberto Day

Acesse:
http://adalbertoday.blogspot.com/2008/01/primeira-cervejaria-de-blumenau.html
Vídeo solicitado por Wieland Lickfeld sobre a reportagem da Oktoberfest feito pela TV coreana. Vale a pena conferir.
Texto histórico :
http://www.arquivodeblumenau.com.br/vilaitoupava.html  

11 comentários:

  1. Soube deste passeio, deve ter sido muito interessante, principalmente para nós blumenauenses que pouco ou nada conhecemos da nossa cidade e depois ficamos criticando. Infelizmente eu estava viajando mas alunos meus o fizeram e adoraram.
    Rubens Heusi

    ResponderExcluir
  2. Beto, teus ultimos posts estão sensacionais, uma delicia: pinga, cerveja e chope, sem esquecer das lentes do Ingo, som e Tv pra conhecer o inicio da historia em Blu.
    Meu avô teve uma das primeiras cervejarias do Vale, e por falta de visão, ou ambição, deixou de lado o empreendimento. Talvez, o teu amigo aqui, seria hoje um gordo degustador de bias nas Fenarrecos e Octobers, batendo recorde no chope em metro. Abraço amigo.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Adalberto

    este teu passeio deve ter sido fantástico.
    passeios sempre são ótimos, mostram coisas novas, relembram o passado.
    eu como blumenauense achei que conhecia alguma coisa, mas vejo que ainda falta andar muito por aí!
    Muito bom o trabalho.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Excelente ideia, de Blumenau para Blumenau!
    É o tipo de passeio que eu gostaria de fazer, pois passa dia, passa ano e nós blumenauenses não visitamos os nossos pontos turísticos, não sabemos nada do que se passa nos outros bairros. Esse roteiro deveria ser mensal, com inscrições antecipadas.
    Abraços,
    Vivi

    ResponderExcluir
  5. Adalberto, bom dia.

    Inicialmente gostaria de parabenizá-lo, pela matérias que tenho recebido, falando da nossa querida Blumenau.

    Fiquei muito feliz com os comentários sobre o passeio que realizaram, visitando os atrativos da nossa cidade, bem como, pela forma que você trata as oportunidades que a cidade oferece inicialmente para os blumenauenses, gerando oportunidade também para os turistas.

    Pena que a maioria da nossa população desconhece e não procura conhecer nossos atrativos.

    Lançamos no inicio do ano o projeto "CONHECENDO BLUMENAU", com palestras aos novos alunos da FURB, excelente potencial para atrair turistas, tendo em vista que a maioria deles é de outras cidades/ estados e, sabendo da nossa potencialidade, poderão fazer com que seus familiares aqui permaneçam mais tempo, quando das vistas aos filhos.
    Ofertamos o projeto aos hotéis, bares, restaurantes, à CDL, ACIB, enfim, aos blumenauenses em geral, com palestras para que o número de participantes.
    Tivemos uma aceitação razoável, com participação de aproximadamente 1.200 pessoas até esta data.
    Acreditamos no projeto e temos a expectativa da sua evolução mas ainda precisamos fazer muito, tendo em vista que os próprios profissionais da imprensa, desconhecem ou não valorizam nossas oportunidades para o turismo.
    Convidados a maioria para um debate na SECRETARIA e poucos compareceram. Foram reuniões individuais e detalhadas.

    Em resumo, gostaria que todos fossem como você.
    Quem sabe, um dia, poderá ser realidade?

    Muito Obrigado.

    José Eduardo Bhals de Almeida
    Secretário de Turismo.

    ResponderExcluir
  6. Caro Adalberto,
    Parabens pela brilhante narrativa e pela referencia ao excelente tour cultural "de Blumenau para Blumenau" (do qual eu tambem participei). Estou editando algumas fotos do passeio e resolvi pesquisar um pouco mais sobre a antiga Cervejaria Feldmann. Como sempre, escolhi o seu blog como a melhor fonte para minha pesquisa.
    Muito obrigada!
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Amigo Adalberto, fiquei surpreso pois não sabia que existia esse sistema de turismo de Blumenau para Blumenau. Linda descoberta de minha parte da Cervejaria Feldmann, muito bem, vamos a pergunta final: A Cervejaria Feldmann tinha a produção de 1.200 garrafas ou litros por semana? Assim como outras que existiam na região, como voce me explica onde estão todas estas cervejarias, pois não criou-se nenhuma delas. Será que os imigrantes não eram beberrões como nós hoje? José Eduardo disse, população desconhece e não procura conhecer que a longos anos nós tinhamos na Alameda Rio Branco um ponto de carros de molas para passeio dos blumenauenses e turistas, depois veio a ter um ponto de taxi igual a hoje, mas o mais pratico seria um transporte coletivo e confortavel como uma Van ou um onibus de turismo para transportar todos entre o turismo Blumenau para Blumenau, seria otimo. Blumenau tem que ser mais criativo, eu não perdoou este nosso belo rio "quando não está com cheias" não ser navegavel, onde está o Vapor Blumenau? que ja se gastou muito e não se aproveita para nada. Tenho loja de antiguidades com diversas divulgações em jornais e Tv´s e nunca fui convidado para nenhuma reunião, que eu poderia ser mais uma opção para o turista ficar mais horas em Blumenau, em sua falta de opção de onde ir. Seria uma visita de mais um museu. Estou localizado a disposição de quem interessar com Antiquario Salvador na Rua Mexico, 296 - Ponta Aguda - fone 3322-2436. Abraço, Valdir Salvador.

    ResponderExcluir
  8. Post genial! Me dá orgulho de ser natural da Vila. E muita sede também rs...

    ResponderExcluir
  9. Quero em primeiro lugar agradecer pela bela matéria focando o Centro Cultural da Vila Itoupava, sua história, arquitetura e sua responsabilidade com a história e Meio Ambiente. Tenho a honra de trabalhar neste belo espaço rico historicamente como bem escrito e apresentado pelas imagens sobre a história da Cervejaria Feldmann. Em segundo lugar, foi maravilhoso receber a todos neste dia, visita muito especial que fica guardada na memória e na história. Estamos a disposição sempre... Um grande abraço e até breve!
    Mirela

    ResponderExcluir
  10. saudações adalbertoday.blogspot.com administrador encontrei seu site através do Google, mas era difícil de encontrar e vejo que poderia ter mais visitantes, porque não há tantos comentários ainda. Eu descobri site que oferecem para aumentar drasticamente o tráfego para seu site de http://xrumer-services.net eles afirmam que conseguiram chegar perto de 4000 visitantes / dia, utilizando os seus serviços você também pode obter o tráfego muito mais orientada a partir de motores de busca como você temos agora. Eu usei os seus serviços e tem visitas significativamente mais para o meu site. Espero que isso ajude :) Eles oferecem mais serviços de custo eficaz para aumentar o tráfego site Tome cuidado. Roberto

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...