“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

- TV Legislativa de Blumenau


Nessa manhã do dia 25 de novembro/2009, dia chuvoso, alguns moradores da comunidade próximo a curva do cemitério no Progresso, se reuniram para uma entrevista à TVL – TV Legislativa de Blumenau.
As chuvas fez relembrar a tragédia ocorrida em Nov/2008, quando parte da curva do Progresso e barranca do ribeirão Garcia veio abaixo, invadindo casas e o barro se alojar nas casas da Rua Emilio Tallmann e bairro Valparaiso.

Foto Artur Moser
A iniciativa partiu do vereador em exercício, Mauricio Goll. Os moradores que ali estiveram foram:
Francisco A Krueger Ernesto Simon, Wilibaldo Zimmermann, Rogério Lang, Carlos A. Salles de Oliveira, Dalva e Adalberto Day.

Situação preocupante na barranca do ribeirão Garcia

A chuva atrapalhou a pequena participação dos moradores, mas muito produtiva devido à qualidade das informações e soluções repassadas ao Jornalista Marcos Roberto Jana o “Marcão” com o cinegrafista Rafael Miranda, durante a entrevista.

Adalberto Day sendo entrevistado. A esquerda  o vereador Mauricio Goll
Todos entrevistados, Mauricio, Carlos, Ernesto, Wilibaldo e Adalberto, fizeram relatos das ocorrências durante a tragédia e a cobrança de soluções imediatas antes que ocorra uma ainda maior. As soluções seriam taludes (Bancadas) de cima para baixo no morro, e na barranca do ribeirão Garcia, enrrocamentos, gabiões, uma estrutura para suportar a anunciada queda da estrada a qualquer momento.


Carlos Presidente da Comissão Pró Construção do AGG - sendo entrevistado por Marcos Jana.
Essas iniciativas de obras nessa região começaram logo após a tragédia de nov./2008, com a Associação “METAJUHA” lideranças comunitárias e moradores da região. Sabemos que várias obras foram reconstruídas, como a Rua Emilio Tallmann, Júlio Heiden, mas no que tange ao morro e barranca do ribeirão Garcia, logo após a curva do cemitério, na Rua Progresso, nada foi feito. É um tal de cai barro..tira barro...cai barro tira barro.
Arquivo de Adalberto Day

6 comentários:

  1. Beto, só tenho que te parabenizar pela sua luta pelo seu esforço, para tentar "abrir os olhos" de órgãos competentes e pessoas do poder público , a fim de que, possam fazer alguma melhoria nesse trecho que ainda acho,está muito perigoso trafegar, principalmente em dias de chuva. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, o povo tem mesmo que participar e divulgar. Senão, as autoridades não se movem! Muito Bem, Blumenau!

    Angeline Coimbra

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo Beto. Quanto mais atenção vc chamar a atenção dessa gente ligada à população blumenauense, melhor. Adorei o seu procedimento. Tudo documentado em seu arquivo "implacavel". Ficará aí para a posteridade poder tomar conhecimento de sua luta, seu empenho e dedicação heroica a essa gente do Garcia. Uma grande abraço mais uma vez.
    E.A.Santos

    ResponderExcluir
  4. Adalberto

    Parece que somente uma parte mais atenta e esclarecida da população dessa região, esta realmente consciente e entendendo o grande risco ao qual estão expostos, com o provável desmoronamento do grande morro da curva do cemitério e, em conseqüência, da própria Rua Progresso no referido trecho.
    Quando isto vier a acontecer e, isto é apenas uma questão de tempo e chuvas, essas terras irão obstruir o perigoso Ribeirão Garcia, que, potencializado pelas trombas d’águas – enxurradas, irá, fatalmente, avançar de forma destruidora sobre as inúmeras residências da margem mais baixa, isto é, toda a região da rua Júlio Heiden, naquela localidade.
    Além da previsível destruição, muitas vidas poderão ser ceifadas, principalmente caso isto venha a acontecer durante o período noturno, agravado pela conseqüente falta de energia elétrica, comum nestas situações.
    Quando isto ocorrer provocará, também, o completo fechamento das únicas vias de acesso a toda a região do Bairro Progresso, que, então ficarão isolados e, neste caso, será por um período prolongado, que deverá, também, sofrer grandes danos provocados pelas intempéries e, na terrível situação de não poderem contar com as ajudas de socorro de forma rápida e eficiente, face ao completo isolamento via terrestre a que estarão submetidos.
    Aqui faço um alerta a todos os habitantes dessa região, para que reflitam, analisem, façam uma retrospectiva das inúmeras vezes em que toda a região foi atingida por fenômenos semelhantes e, muito próximo ao grande risco do completo isolamento, como o registrado quando da catástrofe de novembro de 2008.
    “Esta terrível possibilidade real apresenta hoje todos os indícios propícios e evidências de que esta muito mais próxima de quando ira ocorrer”.
    Portanto, necessário se faz, urgentemente, que haja uma grande movimentação dessa comunidade, primeiro com relação à conscientização do perigo e, consequentemente, com a união de todos pela busca das soluções que venham de encontro ao objetivo maior, que é a de viabilizar as imprescindíveis obras de proteção e segurança e, que venham a garantir a defesa frente ao grande perigo.
    Adalberto Day tem sido a voz da razão, a orientação experiente, o clamor da consciência e, que já vem sendo seguido por outros grandes líderes comunitários como Maurício Goll, que sempre esteve presente nas frentes de luta pelas causas públicas, atento aos verdadeiros interesses da comunidade.
    Obrigado Adalberto Day, Obrigado Maurício Goll. É com o vosso belo exemplo que devemos nos orientar e lutar, pelas melhorias das condições de segurança e de vida, para todos da nossa sociedade.

    CarlosASallesOliveira

    ResponderExcluir
  5. Bom dia,

    É com grande satisfação que venho mandar este e-mail a tão respeitado cidadão Blumenauense.

    Sou um leitor assiduo do seu blog, e a cada matéria que vejo fico ainda mais orgulhoso de ser blumenauense.

    Estou lhe enviando este e-mail, pois sei ao que vi nas matérias do blog você também sente orgulho do nosso 23° BI
    O Programa Click Paulo Zuanazzi da TV Galega (no qual sou cinegrafista e editor), vai estrear hoje (quinta feira 26/11/09) um quadro sobre o nosso tão querido Batalhão de Infantaria,
    no qual eu o convido para assistir hoje as 22:30.

    Muito obrigado pela atenção!
    E continue sempre com estas matérias maravilhosas sobre Blumenau e sua história!

    ResponderExcluir
  6. Não sei o nome da rua, mas é aquela em que fica no inicio a Clinica do Pulmão e no final tem o Supermercado Minipreço. Pois bem.A alguns anos atraz, sempre que ouvia o programa que existia na Radio Nereu Ramos, captaneado pelo Danilo Gomes, varias reclamações surgiam pedindo uma solução da prefeitura sobre o entroncamento em frente ao Mercado Minipreço, na epoca Sesi.Acidentes ocorriam ali e nada da prefeitura tomar alguma providência para diminuir o perigo ali existente.Para encurtar o relato, teve que , infelizmente, ocorrer um acidente fatal ali, claro que com uma pessoa filha de alguem ilustre na cidade para que a prefeitura ali postasse mais que rapidamente um semáforo.Digo isto Beto pelo seguinte. Este problema que ocorre na curva do Cemitério no Bairro Progreso não é novidade para ninguem.Ocorre a muintos e muintos anos sem que a prefeitura tome qualquer solução.Sem que antes ocorra alguma desgraça, nada sera feito.Ou sera que alguem duvida?

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...