“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

domingo, 8 de novembro de 2009

- Submarinos Alemães – Mitos, Lendas e a Realidade


Mais uma participação exclusiva e especial do renomado escritor, jornalista e Colunista, Carlos Braga Mueller (Foto), que hoje nos relata sobre - Submarinos Alemães – Mitos, Lendas e a Realidade .
Por Carlos Braga Mueller:
O escritor brasileiro Roberto Muylaert publicou recentemente pela Editora Globo o livro ALARM, no qual ele conta a história do blumenauense de origem alemã Werner Hoodhart, que nos anos 1940 se alista nas forças nazistas e acaba como tripulante de um submarino, o U-199, nas costas brasileiras.
U-199
A imaginação fértil de Muylaert leva Werner e seus colegas tripulantes a desembarcarem em Praia Grande, no litoral paulista, atrás de uma famosa marca de cachaça ! E isto é só o começo das aventuras que todos irão viver nas páginas deste livro.
SUBMARINO U-513
U-513
Outro submarino alemão que infernizou a vida da marinha mercante no litoral brasileiro durante a segunda guerra mundial foi o U-513, que atuava no litoral sul do nosso país.
Dele, se fez um documentário, que foi exibido pela RBS/TV de Santa Catarina.

Blumenau anos 40

A presença dos submarinos na costa do Brasil foi uma dura realidade, mas criou lendas e mitos.
Em Blumenau circulavam notícias à boca pequena, dando conta de que muitos espiões iam e vinham nestes submarinos, preparando o campo para a futura base alemã em que seria transformado o Vale do Itajaí, se Hitler ganhasse a guerra.
A BATALHA DO ATLÂNTICO
Naquela manhã do dia 19 de julho de 1943 as correntes marítimas que vinham do pólo sul tornavam gélida a superfície do Oceano Atlântico, nas imediações da costa de Santa Catarina.
O vento forte que cortava os ares não foi empecilho para que a um avião Mariner, anfíbio da marinha norte americana, realizasse intensas operações de patrulhamento, buscando localizar submarinos inimigos. Três dias antes, um navio da marinha mercante americana, o “Richard Caswell”, de 7.177 toneladas, transportando tungstênio e magnésio de Buenos Aires para Nova York havia sido torpedeado e afundado pelo submarino alemão U-513, no mar territorial brasileiro, a poucas milhas da costa catarinense, entre Florianópolis e São Francisco do Sul.
A Europa havia se transformado em um sangrento teatro de operações de guerra.
De um lado, americanos, ingleses e russos, procurando o apoio de aliados, entre os quais o cobiçado Brasil. Do outro lado, as “forças do Eixo”, formadas pela Alemanha, Itália e Japão.

O Brasil custou a decidir-se: apoiar quem ?

Getúlio Vargas (foto) exercia nosso governo de forma ditatorial. Por isso, e até sugestionado por membros influentes do seu governo, como Filinto Muller, manifestava velada simpatia por Hitler, que também usava e abusava de plenos poderes na Alemanha.
Mas a pressão americana pela conquista do Brasil como aliado foi mais forte. Quando os americanos resolveram financiar a construção de uma siderúrgica no Brasil, antigo sonho de Vargas, não houve mais dúvidas. Ele cedeu território para a instalação de bases americanas no norte do país, cortou relações diplomáticas com a Alemanha e acabou declarando guerra aos países do Eixo.
Em represália, dezenas de navios mercantes, brasileiros e de outras nacionalidades, foram afundados em nossa costa, torpedeados por submarinos alemães.
E assim o Brasil foi envolvido na “Batalha do Atlântico”, muito antes de mandar seus pracinhas da FEB para os campos de batalha italianos.
SUBMARINOS ALEMÃES X AVIÕES MARINER ALIADOS
Preocupado com a rota que os navios mercantes faziam na costa da América do Sul, transportando mantimentos e produtos para fabricação de armas bélicas. Hitler (foto no carro) chamou seu homem de confiança, Almirante Karl Dönitz, e lhe deu a incumbência de atacar, com submarinos, as embarcações consideradas inimigas na costa brasileira. Ressalvou, porém, que nenhum ataque seria feito nas costas da Argentina e Chile, países considerados neutros e, por isso, amigos.
Muitos submarinos, conhecidos como U-Boats, foram então deslocados para o Atlântico. Não só alemães, mas também italianos. As costas do Brasil passaram a ser invadidas por missões nazistas dos U-Boats 128, 161, 164, 199, 507, 513, 590, 591, 598, 662 e também pelo italiano Arquimede.
Dois deles, em especial, incumbiram-se de aterrorizar os mares do sul do Brasil: o U-199 e o U-513, este último presença constante na costa catarinense.
A missão dos alemães era extremante fácil de ser realizada. A imensidão da nossa costa dava tranqüilidade aos submarinos, que emergiam em locais estratégicos para se abastecer de água potável.. Conta-se que o U-513 tinha um destes pontos de abastecimento na Ilha de Santa Catarina, na Praia de Armação, onde havia sido instalada, em 1939, uma estranha “fábrica” de óleo de baleia por um cidadão estrangeiro mais estranho ainda.
Já o abastecimento de combustível dos anfíbios era feito por submarinos apoiadores, que ficavam em alerta entre as costas brasileira e européia.
Não demorou para que os americanos do norte viessem nos auxiliar no patrulhamento do Atlântico, o que foi feito pela marinha de guerra americana e por aviões.
UM SUBMARINO NA COSTA CATARINENSE
O submarino U-513 era comandado por Friedrich Guggenberger, nascido em Munique, que assumira o comando da embarcação em maio de 1943. Guggenberger tinha apenas 29 anos e sua tripulação, de 53 membros, era bem mais jovem.
Na sua missão o U-513 foi afundando, torpedeando, causando terror no Atlântico Sul.
No dia 21 de junho de 1943 ele torpedeou o navio Veneza, de nacionalidade sueca.
Quatro dias depois atacou o Eagle, dos Estados Unidos, que não afundou mas ficou bastante avariado.
Prosseguindo na sua missão, o U-513 afundou, no dia 1º de julho de 1943, o navio mercante brasileiro “Tutóia”, de 1.125 toneladas, pertencente à Cia. de Navegação Lloyde Brasileiro.
O ataque aconteceu a apenas 6 milhas da costa, na Ponta da Juréia, Iguape, litoral paulista.
O Tutóia fazia a rota entre Paranaguá e Santos e transportava café, madeira, batatas, carne salgada e outros mantimentos. Dos 37 membros da tripulação, 7 morreram, entre eles o comandante Acácio de Araújo Faria. Os outros abandonaram o barco antes que afundasse, em duas baleeiras e uma balsa. No dia 3 de julho de 1943 o U-513 colheu mais um triunfo. Afundou o navio americano Elihu Washburne, de 7.176 toneladas. Depois foi a vez do Incomat, de nacionalidade inglesa e, finalmente, no dia 16 de julho, afundou na costa catarinense o Richard Caswell, navio de bandeira norte americana, de 7.177 toneladas.
Enquanto estas missões nazistas eram bem sucedidas no Atlântico Sul, porque os submarinos atacavam de surpresa e desapareciam rapidamente nas águas do mar, aconteceu um fato que iria mudar o rumo da história.
A SITUAÇÃO SE REVERTE
Os aliados possuíam um sistema para detectar a presença de submarinos submersos. Era o ASDIC – Allied Submarine Detection and Investigation Committee, ou Sonar, que captava a presença de um submersível através da freqüência de áudio.O “bip” que o caracterizava era o terror dos submarinos. Esta técnica, porém, era inútil contra os submarinos que disparassem torpedos da superfície. Por isto, seus comandantes receberam instruções para efetuar a imersão e atacar à tona d’água.
Em maio de 1943 o cientista britânico John Sayen anunciou a descoberta de um novo sistema de radar, o “radar centimétrico”, munido de ondas curtas e com tamanho compacto suficiente para ser instalado em aviões. Com ele, os aviadores podiam agora localizar o alvo, como no caso dos submarinos alemães, desde que “estivessem na superfície”. Agora, não havia escolha: submerso, o submarino era descoberto pelo sonar dos navios aliados. Na superfície, era o radar centimétrico dos aviões que o denunciava.
Localizado o submarino inimigo, e se este submergisse, o ataque era feito pelos aviões com cargas de profundidade, utilizando-se bombas em forma de latas de tinta, que explodiam com a pressão da água.
Era o começo do fim dos submarinos alemães no Atlântico Sul.
O AFUNDAMENO DOS SUBMARINOS ALEMÃES
Em 17 de maio de 1943 foi afundado o U-128, a 32 milhas da costa de Alagoas, por aviões Mariner americanos e pelos destróieres ingleses Moffet e Jovett.
O temido U-199 foi atacado e afundado em 31 de julho de 1943 ao largo da Praia de Maricás – Rio de Janeiro, por um avião PBY Catalina A28 Hudson e por um avião 74P-7 Mariner.
O U-590 recebeu carga mortal em 09 de julho de 1943, quando foi atacado por um avião Catalina PBY-3 – Esquadrão PV94, ao largo do litoral do Amapá. Em alto mar.
Em 21 de julho de 1943 foi afundado o U-662, atacado por um avião Catalina VP 94, ao largo do litoral do Amapá.
O U-598 não resistiu ao ataque de um avião UB-107 B12 e de 2 Mariners, 107-B6 e 107-B8, a 60 milhas do Cabo de São Roque, litoral do Rio Grande do Norte, em 23 de julho de 1943.
Em 30 de julho de 1943 foi a vez do submarino U-591 ser afundado por um avião Ventura do Esquadrão VP-127, a 33 milhas do Recife. Em pouco tempo, todos haviam sido eliminados.
Mas quais teriam sido realmente destruídos ?
Um dos mais conhecidos artifícios dos capitães de submarinos era lançar destroços e óleo pelos tubos de torpedos, de modo a enganar os navios de patrulhamento, simulando assim seu afundamento.
De alguns têm-se o registro de fotos e depoimentos de tripulantes que sobreviveram. Outros, podem ter mudado de rumo e abandonado o local, mesmo seriamente avariados. Porque nunca se localizou destroços de nenhum submarino afundado em nossa costa.
E o U-513 ?
O U-BOAT 513 É DESTRUIDO
Ele teve seu trágico fim no dia 19 de julho de 1943. Como vimos, 3 dias antes o U-513 havia afundado o navio Richard Caswell na costa catarinense.
Segundo alguns historiadores, o Comandante Guggenberger cometeu um erro naquele dia, ao conversar longamente pelo sistema de comunicações com o Comando de Submarinos na Alemanha, mais precisamente com Karl Dönitz. Ele pediu o envio de mais unidades para reforçar o trabalho na área e esta transmissão foi interceptada e a posição do U-513 foi determinada no litoral catarinense: 90 milhas da costa, ao norte da Ilha de Santa Catarina e próximo a São Francisco do Sul.
Naquela manhã um avião Mariner realizava patrulha pela área em que o navio Richard Caswell havia sido torpedeado, nas proximidades de Florianópolis.
Durante o vôo foi feito um contato pelo radar e identificado, pelo binóculo, um submarino. Era o U-513 ! O avião atacou e o U-513 respondeu com fogo antiaéreo, disparado do canhão localizado no seu convés.O avião lançou 6 bombas. As explosões ergueram o submarino sobre a água, fazendo-o afundar de proa em menos de um minuto.
Na superfície ficaram destroços, uma grande mancha de óleo e 20 sobreviventes debatendo-se no mar. Apenas 7 foram resgatados, entre eles o Comandante Guggenberger, que depois foi levado para os Estados Unidos para ser inquirido.
46 tripulantes morreram.
Foi o fim do U-513, o submarino que infernizou a vida das embarcações nas costas do Brasil e de Santa Catarina durante a segunda guerra mundial.
COMANDANTE GUGGENBERGER E O SEU TRÁGICO FIM DE VIDA
Com o afundamento do seu submarino, a carreira do comandante Friedrich Guggenberger (foto) não terminou. Pelo contrário, durou ainda muito tempo.
Depois de ficar à deriva no mar, foi recolhido pelo navio norte americano US Barnegate. Ferido gravemente, foi levado aos Estados Unidos e durante vários meses permaneceu em um hospital, sendo transferido depois para o campo de “Papago Park”, perto de Phoenix, no Arizona. Em 23 de dezembro de 1944, ele e mais 24 tripulantes de U-Boats, incluindo Hans Werner Kraus, do U-199, escaparam.
Guggenberger foi recapturado em janeiro de 1945, quando já estava próximo à fronteira mexicana. Certamente pensava em abrigar-se no Paraguai ou Argentina, onde os nazistas encontravam guarida segura.
Foi libertado pelos Estados Unidos em agosto de 1946.Tornou-se arquiteto e regressou à Marinha Alemã em 1956.Depois, graduou-se no Colégio Naval de Guerra de Newport, nos Estados Unidos. Durante quatro anos foi contra-almirante da NATO ( OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte), até que aposentou-se, em 1972.
Em maio de 1988 Friedrich Guggenberger entrou em uma floresta, perto de sua casa na aldeia de Erlenbach am Main, na fronteira noroeste da Baviera. Era um passeio, mas o ex nazista sumiu. Estava com 75 anos. Seu corpo só foi encontrado dois anos depois.
Até hoje, a morte de Guggenberger continua envolta em mistério.
Mistério que cerca, também, a história dos submarinos alemães que navegavam pelas águas do Atlântico sul.

DEPOIMENTO PESSOAL DE QUEM NAVEGOU NESTAS ÁGUAS DURANTE A GUERRA:
Vitoriano Cândido da Silva, hoje nos seus bem vividos 96 (2009) anos, sentiu na própria pele as emoções de navegar pelas águas do Atlântico, a bordo de um navio mercante brasileiro, enfrentando os perigos de ser torpedeado por um submarino alemão.
Mais conhecido em Blumenau como Tesoura Júnior, pseudônimo que o imortalizou na crônica esportiva do rádio blumenauense, Tesoura, lúcido e com a mesma voz firme que muitos conheceram no rádio, descreveu para mim aqueles momentos de suspense vividos durante a segunda guerra mundial.
Vitoriano morava naquela época na cidade catarinense de São Francisco do Sul. Depois viria residir em Blumenau, onde se encontra até hoje. Um amigo seu, membro da tripulação do navio mercante “Comandante Pessoa”, adoeceu. O ano era 1943.
Perto de completar 30 anos de idade, disposto a vivenciar aventuras e conhecer um pouco do mundo, ele assumiu o lugar do amigo na tripulação. Partindo de São Francisco, o “Comandante Pessoa” tinha escala em Santos e destino final na África do Sul, onde entregaria sua carga.
Vitoriano lembra que o navio seguiu em comboio, escoltado por belonaves de guerra.
Nas águas territoriais do Brasil a escolta foi feita por um navio brasileiro. Quando o comboio entrou em águas internacionais, a missão de proetegê-lo foi assumida por navios de guerra ingleses e norte americanos. Para ocultar-se dos prováveis ataques dos submarinos alemães, à noite não era permitido acender luzes nos navios. Vitoriano conta que apenas era permitida uma pequena iluminação, para enxergar a bússola.
Enquanto isto, os navios argentinos, considerados amigos pelos nazistas, navegavam tranquilamente, com todas as luzes acesas.
Felizmente a viagem do “Comandante Pessoa” e dos demais integrantes do comboio, transcorreu sem maiores incidentes. Mas a recordação traz à lembrança de Tesoura o suspense que cada tripulante vivia, dia após dia, hora após hora.
Na África do Sul o navio aportou em Durban e Cape Town, descarregando sua carga.
O retorno não foi tão tenso, porque a caça aos navios, pelos alemães era centrada nos que navegavam em direção à África e à Europa, pois estariam transportando equipamentos e alimentos para os aliados enfrentarem as forças do Eixo na guerra.
Ouvir um depoimento como este, de quem vivenciou esta história, e repassá-la aos leitores, é tarefa deveras gratificante.
Depois da nossa conversa fiz algumas pesquisas, inclusive na internet, sobre o navio Comandante Pessoa e fiquei sabendo que a intrépida embarcação teve um fim melancólico.
Construído nos anos 10, o navio foi lançado ao mar em 1919 nos Estados Unidos com o nome de Cliffwood. Depois, mudou de dono e de nome; foi rebatizado Mormacsea. Em 1939 foi adquirido pelo governo brasileiro, que o vendeu, em 1940, à companhia de navegação Lloyde Brasileiro, quando passou a ser o “Comandante Pessoa”.. Não obstante ter enfrentado tantos perigos nos conturbados anos da segunda guerra mundial, acabou afundando em 1954.
No dia 4 de maio de 1954, o vapor vinha de Areia Branca, Rio Grande do Norte, com um carregamento de sal para Recife.
Nessa viagem, chocou-se com um arrecife ao largo do Cabo de São Roque, encalhando.
Sua tripulação foi resgatada por outros navios e na operação de rebocá-lo, acabou afundando.
________________________________

EM BUSCA DO SUBMARINO U-513
A respeito do nosso artigo “Submarinos Alemães – Mitos, Lendas e a Realidade”, postado neste blog em 08/11/2009 , um internauta, que não se identificou, comentou que gostaria de saber em que ponto do litoral catarinense foi bombardeado e afundado o submarino alemão U-513, em 19 de julho de 1943, em plena segunda guerra mundial.
Em nossas pesquisas, chegamos à informação de que o navegador Vilfredo Schürmann já iniciou as operações que visam localizar em alto mar o submarino que atacava os navios mercantes dos países aliados na costa de Santa Catarina.
No dia 26 de junho deste ano, o veleiro “Aysso”, da Família Schürmann, deixou o Iate Clube Veleiros da Ilha, em Florianópolis, para dar início às operações.
Segundo o navegador, o local do afundamento está situado a cento e quarenta milhas no través da Ilha do Arvoredo.
O arquipélago do Arvoredo, ao qual pertence a ilha que lhe dá nome e mais as ilhas Deserta, Galés e Calhau de São Pedro, situa-se ao norte da Ilha de Santa Catarina. Fica a uma distância de 11 quilômetros do litoral.
No site “Naufrágios do Brasil”, a informação da localização do submarino na hora do afundamento é a seguinte:
“Localização: ao largo de Florianópolis.
Latitude: 27º 17’ S.
Longitude: 47º 32’ W. “
A equipe de Vilfredo já está a postos para produzir um filme-documentário sobre as buscas. Dela, fazem parte arqueólogos de renomado saber.
A direção do filme é de David Schürmann. Wilhelm Schürmann está encarregado das operações de um sonar de varredura lateral, adquirido nos Estados Unidos, que mapeia com precisão uma faixa de até 600 metros de largura no fundo do mar.
Para levar às telas toda a grandeza desta exploração submarina, Vilfredo adquiriu os direitos de filmagem de 2 livros do historiador Telmo Fortes, ambos versando sobre o Submarino U-513: “A Última Viagem do Lobo Cinzento” e “O Tesouro Hebreu”.

Adendo: 18 de julho de 2011 

BUSCAS REVELAM LOCAL ONDE AFUNDOU O SUBMARINO NAZISTA U-BOAT 513
por Carlos Braga Mueller 

A busca parece ter terminado. Wilfredo Schürmann e sua equipe localizaram o submarino alemão U-513, que foi afundado em 1943 na costa de Santa Catarina, durante a Segunda Guerra Mundial.
O histórico desta saga está contido em nossa postagem de 8 de novembro de 2009, deste blog, no qual terminamos com um tópico sobre as buscas que já estavam sendo projetadas pelo navegador Wilfredo.
As coordenadas que apontavam o local do afundamento revelaram-se corretas. A busca concentrou-se ao largo da Ilha do Arvoredo, litoral do Município de Governador Celso Ramos (antigo Ganchos), e na quarta-feira (dia 13) o equipamento rastreador deu o alerta: ao fundo estava caracterizada a presença da enorme massa metálica do submarino, cerca de seiscentas toneladas, talvez até mais.
Com equipamentos de última geração, tal qual o cineasta norte-americano  James Cameron fez para localizar e filmar os destroços do Titanic para seu filme, Wilfredo e sua equipe, após a localização, pretendem agora captar imagens do U-513 no fundo do mar, usando um veículo submarino robotizado, ou seja, operado por controle remoto.
Não se sabe ainda se a carcaça será içada, operação muito cara. Mas pretende-se criar um museu em nosso Estado, para contar e mostrar a história do U-513.
Está sendo produzido também um filme, com direção de David Schürmann, o cineasta da família, que mostrará os pormenores desta "caça" ao que sobrou do submarino alemão, que ficou conhecido como o "Lobo Cinzento".
Em entrevista ao "Jornal de Santa Catarina", o historiador Telmo Fortes, que escreveu um livro sobre o U-513, "A Última Viagem do Lobo Cinzento", estava eufórico e ao encontrar-se com  Wilfredo, disse: "Vocês recolocaram Santa Catarina no mapa das batalhas navais  da Segunda Guerra."
(Com dados publicados pelo "Jornal de Santa Catarina", edição nº 12.271, de 16 e 17 de julho de 2011). 

A SERVIÇO SECRETO DE HITLER
Vários depoimentos de pessoas que, nos anos 40 habitavam no litoral catarinense, dão conta de que na calada da noite submarinos emergiam das águas do Atlântico e que de lá embarcavam ou desembarcavam pessoas, certamente espiões a serviço de Hitler, cuja missão era cooptar para o projeto nazista os teutos que habitavam a América do Sul.
Lenda ou realidade ? Persistem os segredos, muitos deles guardados no interior de submarinos, navios e aviões abatidos em combate e que jazem insepultos no fundo do mar.
Texto Carlos Braga Mueller/Jornalista e escritor/ Arquivo: Adalberto Day

29 comentários:

  1. Ótimo Post, Adalberto !

    Essa história do submarino me lembrou que até mesmo o Horacio Braun tinha um "submarino", lembra ? Num caneco grande de chopp, joga-se um copinho daqueles de cachaça cheio de "Stanheger". Está feito o submarino.

    Abraços !

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esse relato. Gostei muito! São curiosidades e histórias que poucas pessoas conhecem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente Angeline. Somente 58% dos acontecimentos da II GM chegaram ao nosso conhecimento ....

      Excluir
  3. Gostei muito do documentário sobre o submarino U-513, acho muito interessante a história, pois são passados imortais que os bravos fizeram história. Só gostaria de que algém me informase a onde está localizado o afundamento do submarino U-513 na costa catarinese. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Em Porto Belo, há um morador, pescador aposentado que no tempo da segunda guerra tinha de levar uma lanterna de querosene e um porrete,assim disse ele,para percorrer de madrugada as praias vizinhas e avisar quando visse uma embarcação suspeita estrangeira navegando .Reclamou pelas horas de sono perdidas no sereno e não foi indenizado como prometido pelo governo.

    ResponderExcluir
  5. Em Blumenau havia desconfiança por parte de autoridades de casas edificadas nos morros com varais de roupa instalados durante a guerra mundial .(antenas ?)

    ResponderExcluir
  6. Quando a guerra estalou, diplomata alemão veio a Blumenau onde conseguiu nas imediações de Itajaí, voltar à Alemanha, antes de ser internado.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo ,por falha do pc é Werner Henrique Tönjes de Blumenau , que contou as tres histórias aqui registradas.

    ResponderExcluir
  8. Lovely post afiado. Nunca pensei que fosse fácil. Extolment para você!

    ResponderExcluir
  9. willianspenglerWillian Spengler@
    @adalbertoday Beto, muito interessante. Recomendarei a todos os colegas!

    ResponderExcluir
  10. deslozdesloz@
    @adalbertoday Parabéns pelo relato sobre o submarino. Muito bom.

    ResponderExcluir
  11. ricardoricardoRicardo Constancio @
    @adalbertoday parabéns sobre o post do submarino alemão

    ResponderExcluir
  12. mais umm trabalho mto bacana do "nosso" day. parabéns, vou encaminhar p/ meu filho que esta servindo no NPOR do 23 BI. Naatz

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Adalberto,

    Esta narrativa é apenas a ponta de um "iceberg". Muita coisa ainda precisa ser desenterrada sobre a Segunda Guerra em terras, e águas, brasileiras.

    Abraços,

    Paulo R. Bornhofen

    ResponderExcluir
  14. Pena que estas narrativas e de tantas outras pessoas, passem despercebidas ou até ignoradas. Faz parte da nossa história passada, mas recente, e que não pode ficar perdidas no tempo.Saber destas e de outras passagens da história só nos engrandese.
    Parabens pela postagem . E boa tambem a lembrança do submarino do Horácio.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Adalberto

    Restou apenas a história da descoberta deste submarino que em plena 2a. Guerra Mundial esteve próximo da costa catarinense e a realidade que mostra até onde se consegue chegar em se tratando de uma guerra para dominar o mundo, em prejuízo de inúmeras vidas.
    Abraço

    ResponderExcluir
  16. Nobre Day
    Novamente trazes uma excelente matéria.
    Meus Parabéns.
    José Luiz Piñeiro
    GMT

    ResponderExcluir
  17. valeu amigo.
    cumprimentos pelo belo trabalho do Braga.
    abraço do
    Antunes Severo

    ResponderExcluir
  18. muito interessante estes relatos pois para quem viveu esta época é importante.Lembro-me,criança ainda,das barbaridades que aconteceram em Blumenau aos alemãs que aqui residiam.

    ResponderExcluir
  19. Antonio Souza ‏
    Adalberto Excelente resgate histórico! Todos deviam conhecer parte desse nosso passado não tão remoto!

    ResponderExcluir
  20. Super interessante essa história! Deviam ensinar isso nas escolas! Mas nem mesmo os professores conhecem esses fatos.
    Quando vi o twitter do Adalberto sobre "Submarinos Alemães, mito, lenda ou verdade?", fiquei de imediato curioso.
    O motivo se deve à minha infância, quando um novo aluno transferido do colégio militar do Rio de Janeiro se tornou meu colega de sala de aula. Ele nos contava histórias e mais histórias, umas sobre a educação do Colégio Militar, e outras sobre a 2a guerra mundial. Ele, filho de ex-pracinha que lutara nessa guerra, ouvira do próprio pai relatos, depoimentos do que foi aquela experiência em terras europeias.
    O contraditório, era que o pai dele na época, afirmava que foram os americanos que afundaram navios brasileiros no início, forçando Getúlio a aderir aos aliados.
    Achei que iria encontrar alguma coisa neste artigo que viesse ao encontro desse relato. Mas não foi o caso.
    Mito ou realidade, repassei apenas o que era afirmado por um ex-pracinha ao seu filho, entre tantas outras histórias que ele nos contava.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  21. Um bom site sobre os U-Bolt na Segunda Guerra é www.uboat.net/men/commanders/1039.html‎,lá vocês encontraram parte da historia das atividades destes submarinos. Inclusive tenho um parente que era Comandante, e foi afundado na Costa da Ilha da Madeira. Esta em ingles, mas se vc usar o Google tradutor poderá ter um perfil da Historia Mundial

    ResponderExcluir
  22. Seria possível saber a situação dos submarinos alemães que ainda estavam navegando quando terminou a guerra?

    Hermes Teixeira

    ResponderExcluir
  23. História bacana que nos faz viajar no tempo. Valeu Beto. Abraço :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Com vc. Mas se pesquisar mais a fundo descobrirá muita poeira que foi varrida para debaixo do tapete pelos E.U.A

      Excluir
  24. EM QUEM ACREDITAR ? Pearl harbor foi sacrificada pelos americanos para que pudessem entrar na guerra e dinamizar toda uma milionária indústria. Eles sabiam do ataque e nada fizeram. No Brasil, um país tupiniquim com um ditadorzinho fraco e tendencioso seria de fácil indução. OS EUA NÃO SE FIZERAM DE ROGADOS PARA COPTAR O BRASIL E AQUI SE INSTALAR. O RESTO SÃO ESTORIA ROMANCEADAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo não acredite em tudo que a midia nos mostra. Os Russos e os Americanos não eram santinhos não ....

      Excluir
  25. OLA BOM DIA
    OS ALEMAES E DESCENDENTES SÃO MASSACRADOS E HUMILHADOS PELOS VENCEDORES, SERIA BOM DAR UMA OLHADINHA:
    WWW.TOEDTER.COM.BR
    De curitiba esteve na Juventude HItlerista
    WWW.INACREDITAVEL.COM.BR
    EDUARDO-SP

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...