“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

- O Empresário Ernesto Stodieck, marcou história na cidade de Blumenau












Ernesto Stodieck nasceu em Florianópolis em 05/agosto/1907 e faleceu em Blumenau em 29/maio/1999 aos 91 anos.

Nos últimos anos Ernesto Stodieck concentrava suas atividades na Distribuidora Catarinense de Tecidos S.A. ( Dicatesa) , na qual era acionista. Ele participou da extinta Lojas Moellmann Comercial S/A. onde em 1973 chegou a ser presidente do conselho.
Na comunidade sua atuação foi marcante. É lembrado por ser um dos fundadores do Rotary Club de Blumenau. Seu último projeto foi aos 88 anos, a idealização e criação do empreendimento turístico de Porto Belo, em Porto Belo. Stodieck começou suas atividades profissionais em São Paulo como representante comercial.
Complexo industrial da Empresa Industrial – Estádio do Amazonas, reconstruído por Stodieck em 1962 após a enxurrada em 1961 que destruiu literalmente suas dependências. 
Observação:
Nessa tragédia ocorrida no dia 31 de outubro de 1961, tivemos o caso do Soldado Moacir Pinheiro (morador da rua Almirante Saldanha da Gama, bairro Glória)  que acabou caindo próximo a  passarela (pinguela) após tentar atravessa-la, devido a forte correnteza, da hoje rua Hermanan Huscher (Valparaiso) cujo nível da rua era inferior ao da pinguela. Era água pelo joelho, mas ele caiu e foi arrastado para uma cerca de arame próxima onde ficou preso junto ao entulho e veio a óbito para a atual rua que empresta seu nome, ( Rua Soldado Moacir Pinheiro) no bairro Garcia em sua homenagem..

Outro fato foi uma tentativa feita por um morador da rua Emilio Tallmann, de salvar quatro crianças que vinham pelo ribeirão abaixo nos destroços da casa em que moravam. Este senhor foi HELMUTH LEYENDECKER que se atirou nas águas barrentas e com muita correnteza. Seu ato de heroísmo não foi suficiente pra salvar as tquatro crianças, pois a ponte com estrutura muita baixa não permitiu, elas foram encontradas mortas no estádio do Amazonas Esporte Clube de propriedade da E.I. Garcia.
Colaboração Valter Hiebert/Marcos Salles Leyendecker
– Cooperativa de consumo e Casas Populares na década de 40, quando em sua gestão chegou a ultrapassar 240 unidades.
Em 1940 veio para Blumenau e assumiu a função de diretor gerente da Empresa Industrial Garcia até 1967.Em 1965, recebeu o diploma de Cidadão Blumenauense. Entre 1967 e 1995 , Stodieck teve participação acionarias nas empresas : Cristal Blumenau, Porcelana Schmidt S/A e na Distribuidora Catarinense de Tecidos (Dicatesa) Entre 1944 e 1945 foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Blumenau (ACIB) hoje na presidência seu neto Ricardo (2005- 27/abril/2009)que assume a partir do dia 28/abril/2009, a diretoria técnica da SC Parcerias. Nas décadas de 40 e 60, Stodieck participou da criação de sindicatos patronais têxteis e outras categoria, bem como de sindicato de trabalhadores.
Alunos homenageiam empresário do Garcia
A imagem de 1965 mostra alunos do antigo Grupo Escolar São José - atual Celso Ramos -, no Bairro da Glória, em Blumenau, na passagem dos 25 anos de serviços prestados à Empresa Garcia pelo então diretor Ernesto Stodieck Jr. A homenagem foi feita no Estádio do Amazonas. Era comum esse tipo de apoio e respeito aos empresários de Blumenau. Na faixa os dizeres típicos da época: "As crianças desse bairro apresentam parabéns ao chefe de seus pais". 
Foto enviada por Oscar Ewald - arquivo Geonilda Ewald
A Empresa Industrial Garcia, através do Sr. Ernesto Stodieck, colaborou na construção da Igreja Nossa Senhora da Glória que também deve muito ao Padre Beta Koch (ajudou na fundação da igreja Nossa Senhora da Glória) e da escola São José hoje Escola Básica Governador Celso Ramos.
Arquivo de Dalva e Adalberto Day

7 comentários:

  1. Caro Adalberto

    Como hoje tive a oportunidade de ler a matéria sobre o Sr. Ernesto Stodieck, não poderia deixar de aqui postar minha manifestação através do seguinte comentário:
    Ernesto Stodieck Jr foi, na minha concepção e de muitos que tenho ouvido ou lido, o mais valioso Dirigente da antiga e saudosa Empresa Industrial Garcia SA, comprovado pela competência, criatividade, dinamismo, correção e dedicação, que sempre demonstrou, durante o longo período em que esteve administrando e ditando o rumo da grande Empresa, transformando-a na maior produtora têxtil de artigos de cama, mesa e banho da América Latina e líder mundial em qualidade, a tal ponto, mesmo sem nunca ter feito qualquer propaganda na mídia, de ter toda a sua produção disputada pelos mercados interno e externo, onde se inclui o exigente mercado europeu.
    Além do sucesso empresarial, também destacados em outros empreendimentos em nossa cidade, foi o grande líder e mestre do corpo funcional daquela indústria, sempre atento aos direitos sociais, humanos, à educação e ao laser, aonde investiu, com sabedoria e satisfação, tanto diretamente na empresa como também no Bairro, em que residia e, que também residiam a quase totalidade dos funcionários.
    Patrocinou o ânimo e alegria do trabalhador, o prazer pelo trabalho e o orgulho pelo emprego, investindo intensamente no social e no esporte, destacando-se a gloriosa agremiação de futebol Amazonas Esporte Clube, campeã de futebol em várias oportunidades em nossa cidade.
    Contribuindo grandemente para o desenvolvimento do Garcia é responsável, direta e indiretamente, pela formação vocacional de um expressivo contingente de profissionais, predominantemente da área têxtil, que através da natural transferência de conhecimento, multiplicaram-se e hoje, representam um dos principais valores da liderança têxtil blumenauense.
    Poderia ainda enumerar muitas ações e benefícios deixados por este grande ser humano, que foram já divulgados em outras oportunidades e, que estão devidamente registrados na história. Mas, para completar, quero aqui deixar gravado de que o Sr. Ernesto Stodieck Jr. foi, e na lembrança sempre será, um grande amigo, “O Especial Amigo” que o Bairro do Garcia teve a felicidade de ter e lembrar, com reconhecimento e gratidão.

    Carlos A,Salles de Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Sr. Adalberto, agradeço a atenção com que trata o meu avô no seu trabalho.

    abraço
    Fernando Stodieck

    ResponderExcluir
  3. Francisca Santiago Participei de churrasco em várias festas do dia do trabalhador. Década 1970.

    ResponderExcluir
  4. Ivonete Poerner Estive nesta festa. Lembro-me que ele convidou todos que já tinham mais de 25 anos de empresa e deu uma volta no campo com todos.

    ResponderExcluir
  5. Herta Butzke da Silva Eu participei na festa dos 25 anos do Sr. Ernesto Stodieck na Empresa Garcia tempo bom para trabalhar na época que eu trabalhei nas duas Empresas Garcia e Artex

    ResponderExcluir
  6. Sonia Ruth Anton Bauler Que matéria interessante. Como todas que você nos coloca e nos faz lembrar de um passado cheio de lutas, glórias, alegrias e tristeza, como foi o caso do soldado Moacir Pinheiro, nosso vizinho, mais seu do que meu Adalberto. Pessoas que tudo fizeram para tornar essa grandeza que é nosso bairro. Muito obrigado

    ResponderExcluir
  7. Catarina Tecla Mistura
    Muito linda essa recordação.
    Eu já tinha esquecido, e bem a foto de um ano que trabalhava na E.I.G. Obrigada mais uma vez por trazer lembranças tão especial, que hoje não existe mais...

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...