“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

sábado, 4 de abril de 2009

- Bispo diocesano de Blumenau Dom José Negri.

Toma posse hoje dia 04 de abril de 2009, a partir das 10 horas o novo bispo de Blumenau , Dom José Negri, na Catedral São Paulo Apóstolo de Blumenau. Desejamos sucesso ao novo bispo, e que consiga conduzir a Igreja católica em Blumenau e região,sem discórdias , faça sempre uso do bom senso e da conciliação junto à comunidade. Temos a certeza que novos horizontes serão traçados....Parabéns pela nomeação. A comunidade de Blumenau está radiante, e o recebe de braços abertos.
“Seja Bem-vindo” Dom José Negri.

O bispo auxiliar de Florianópolis (SC), Dom José Negri, é o novo bispo de Blumenau (SC). Sua transferência foi anunciada no dia 18 de fevereiro/2009 pelo papa Bento XVI, que aceitou a renúncia de Dom Angélico Sândalo Bernardino, em conformidade com o cânon 401, parágrafo 1o, que prescreve a renúncia do bispo ao completar 75 anos. Natural de Milão, Itália, Dom José Negri, 49, é da Congregação do Pontifício Instituto Missões Exterior (PIME) e foi ordenado bispo em 5 de março de 2006. Fez os estudos de filosofia e teologia no Seminário do PIME, na Itália, tendo sido ordenado padre em 1986, em Milão.
Dom José Negri anunciou dia 29 outubro de 2014 que não é mais o titular da Diocese de Blumenau. (A transferência para Santo Amaro (SP) foi comunicada ao religioso dia 11 de outubro, mas mantida em sigilo pontifício e confirmada pelo Vaticano apenas ontem de manhã (29/10)14). Dom José fica em Blumenau até o fim do ano, mas já não pode ser chamado de bispo. Seu cargo agora é de administrador apostólico, que tem restrições na comparação com a função de bispo. 
Foto: Jaime Batista da Silva -  Dom João Francisco Salm
Bispo substituto: Neste domingo 25 Janeiro de 2015 , na Catedral, foi apresentado o novo Administrador Apostólico da ‪#Diocese de ‪#Blumenau. Ele é Dom João Francisco Salm, Bispo de ‪#Tubarão. Ele vai substituir o bispo Dom José Negri até que o ‪#PAPA anuncie o novo BISPO da Diocese de Blumenau que tem previsão para daqui 3 a 6 meses. 
------------
Dom Rafael
O novo Bispo de Blumenau foi anunciado dia 24 de junho/2015, será Dom Rafael Biernaski Nomeado pelo Papa Francisco . Dom Rafael é natural de Curitiba e deve assunir em setembro de 2015Mons. Rafael Biernaski nasceu em 1 de Novembro de 1955, em Curitiba, na Arquidiocese de mesmo nome, no Estado do Paraná. Assume a catedral a partir de 29 de agosto de 2015.
HISTÓRIA :
A imagem mostra a antiga Igreja São Paulo Apóstolo construída em estilo gótico e a atual igreja (Catedral).
A nova Igreja foi Construída com pedras de granito vermelho, a majestosa catedral apresenta um novo conceito arquitetônico para igrejas católicas. Projetada por Gotfried Boehm (faleceu aos 101 anos dia 10 de junho de 2021), a construção da nova igreja foi executada pelo Frei Brás Reuter, que colhia donativos da comunidade para dar continuidade às obras. Com a construção da nova igreja, a popular torre em forma de cruz foi substituída pela torre dos sinos e relógios. A torre de pedra tem 45 metros de altura e abriga 3 sinos e relógios. Novos sinos foram então adquiridos, mas só puderam ser instalados em 1963, após o término das obras da nova torre
.
A imagem (E) é do início do século 20. A (D) Igreja em 1876, e casa paroquial .Foto acervo da família Day
Algumas datas importantes:
- 19 de Janeiro de 1953: O arquiteto alemão Gottfried Boehm vem a Blumenau para analisar o terreno onde seria erguida a nova Igreja Matriz São Paulo.
- 12 de Abril de 1953: O Frei Brás Reuter apresenta aos católicos de Blumenau uma mensagem como esclarecimentos sobre o projeto da nova Igreja Matriz São Paulo Apóstolo. O objetivo é eliminar eventuais divergências em relação ao projeto.

- 24 de Maio de 1953: É lançada a pedra fundamental da nova matriz.
- 17 de Outubro de 1956 : Com uma benção simples do padre provincial Frei Heliodoro Mueller, a parte do novo templo que já estava pronto é inaugurada e nela é realizada a primeira comunhão de um grupo de jovens fiéis. A antiga Igreja Matriz começa a ser demolida.
- 25 de Janeiro de 1958: A nova Igreja Matriz São Paulo Apóstolo é consagrada, em festejos que duram três dias (24 a 26 de Janeiro), em cerimônia presidida pelo cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Jaime de Barros Câmara.
- 28 de Março de 1961 : Começa a construção da escadaria da Igreja, em granito maciço, com 6 metros de largura e 44 degraus. A inauguração é feita no dia 20 de maio do mesmo ano.
- 6 de Janeiro de 1963 : É colocada a última pedra na torre.
- 14 de Fevereiro de 1963 : A cruz é colocada no topo da nova torre da Igreja Matriz.
- 01 de junho de 1963 : A torre da Igreja Matriz é inaugurada, com festejos que duram dois dias e uma cerimônia religiosa presidida pelo bispo diocesano, Dom Gregório Wameling.
Torre
As pedras de " Pórfiro Rosado " ( ditas granito rosa) com que foi edificada a Torre e a Catedral São Paulo Apóstolo, além do muro na rua Padre Jacobs,  em Blumenau, vieram sim de ¨ TREM ¨ , provindas da lavra de cantaria no Morro da Subida entre Apiúna e Lontras no Vale do Itajaí onde foram talhados os blocos nas medidas previamente definidas.
Lavrar um bloco de granito porfírico demanda muito maior trabalho do que uma execução em granito comum- claro ou escuro- tais como os usuais paralelepípedos de pavimentação de ruas, em razão da massa daqueles conter grande quantidade de cristais que, ao ser talhada a pedra, não racha, facilmente, em sentido retilíneo. As superfícies obtidas no primeiro ¨talhe¨ ( Corte à ponteira por rachadura) requerem exaustivo picoteamento milimétrico em virtude de apresentarem-se muito ásperas e com saliências disformes, o que não  acontece com o granito comum.
Niels Deeke
======
Observação: O senhor RUFINO TOMASI, foi um dos responsáveis para que tudo isso se tornasse possível. Ajudou a construir os blocos de granito, desde os mais simples até os mais difíceis.
- 2 de Junho de 1963 : São dadas por encerradas as obras de construção da Igreja Matriz de Blumenau.
- 19 de Abril de 2000 : É criada a Diocese de Blumenau, que viria a ser instalada em 24 de Junho do mesmo ano. Com isso, a Igreja Matriz São Paulo Apóstolo passa a se chamar Catedral São Paulo Apóstolo.
Diocese de Blumenau (SC) foi criada em 19 de abril de 2000 pela constituição Venerábiles Fratres do papa João Paulo II. que também nomeou a Dom Angélico Sândalo Bernardino (até então bispo auxiliar de São Paulo) como seu primeiro bispo diocesano. Foi oficialmente instalada em 24 de junho de 2000 na presença de Dom Paulo Evaristo Cardeal Arns, O.F.M.de vários bispos, padres e uma multidão de fiéis.
Arquivo de Adalberto Day

2 comentários:

  1. Olá Beto.

    Parabéns pelo blog.

    Estava pesquisando matéria sobre troféu Rodolfo Sestrem e "cai" em voce.

    Maravilha de blog. Parabéns.

    Morei uns 25 anos por aí. Tenho dois filhos blumenauenses, com muito orgulho e fiquei feliz e com saudade quando vi a foto do Tesoura Jr, o futebol fantasma... mais um do meu amigo Pimpão, que comédia.

    Deu para rever algumas maravilhosas fotos de Blumenau. Sempre digo se eu ganhasse um trilhão da loteria eu compraria o centro de Blumenau e reconstruía como nos anos 40. Foi uma pena o que fizeram. Lamentável, mas ainda conseguimos salvar alguma coisa, como o prédio do Cavalinho Branco que queriam derrubar e nós ( Mauro Dorigatti, Lindolfo Bell e eu, no velho Santa ) conseguimos impedir denunciando o plano para demoli-lo.

    Um grande abraço Arthur Monteiro,

    ResponderExcluir
  2. Prezado Adalberto Day,
    Parabéns pelo seu trabalho de pesquisa sobre essa maravilhosa Blumenau, onde tenho parentes e visito desde os meus primeiros anos de vida.

    Buscando imagens da igraja Matriz, deparei-me com o texto que insiro a seguir, no qual há um pequeno engano com referência ao nome do Cardeal Câmara, da minha cidade: - "25 de Janeiro de 1958: A nova Igreja Matriz São Paulo Apóstolo é consagrada, em festejos que duram três dias (24 a 26 de Janeiro), em cerimônia presidida pelo cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Jaime de Barros Câmara."
    Seu nome correto era D. Elder de Barros Câmara.
    Novamente, parabéns e abrace a todos dessa linda cidade.
    Flavio Monteiro (flaviomdemattos@gmail.com)

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...