“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

- Frei Odorico

Frei Odorico Durieux atuou por mais de 40 anos no Colégio Santo Antônio em Blumenau.

-MESTRE DE TANTAS GERAÇÕES

Publicado pelo Jornal de Santa Catarina 02 de setembro de 2000 – 150 anos de Blumenau – Volume 3 –personagens , lugares e construções.
- Dos memoráveis mestres franciscanos, instrutores de gerações de alunos do Colégio Franciscano Santo Antonio, frei Odorico Durieux é o mais lembrado. Difícil saber a razão. Talvez seja um conjunto de fatores, pequenos detalhes que pouco a pouco conquistavam os jovens pupilos e a comunidade de Blumenau. A cultura vasta, o amplo conhecimento da literatura portuguesa e francesa, a oratória cativante eram apenas alguns dos dons que jorravam do capacitado professor da língua nacional. Nascido em 14 de maio de 1908, em Santo Amaro da Imperatriz, ele faleceu em 26 de novembro de 1997, de complicações decorrentes de uma cirurgia cardíaca. Os alunos temiam de inicio as aulas ministradas pelo franciscano frei Odorico Durieux. O pavor era ainda maior para os descendentes de imigrantes, criados à base de muita língua alemã. Odorico conhecia português como poucos. Também dominava latim, francês e espanhol. O calvo professor, de gestos rápidos e vigorosos, rabiscava freneticamente o quadro negro, amedrontando ainda mais os jovens aprendizes. Seus pequenos olhos se moviam nervosamente, mas a postura ereta facilitava a pronuncia dos vocábulos, que saiam perfeitos da garganta do mestre. O terror inicial se desdobrava, invariavelmente, em um grande respeito à língua e a um aprendizado consistente, relembrando por toda a vida. Odorico, de forma simples, ensinou a gerações de blumenauenses as minúcias do idioma. Sua vida em Blumenau começou aos 11 anos de idade, quando ingressou no seminário. Em 1925, aos 17 anos, recebeu o hábito religioso, na cidade de Rodeio. E, em 1931, foi ordenado sacerdote em Petrópolis. Desde que celebrou sua primeira missa, no dia 7 de junho de 1931, na cidade onde nasceu frei Odorico transformou-se em um pregador que deixou lembranças por onde passou. Aos 23 anos, seguiu para o seminário em Rio Negro(PR), desta vez como professor. Um ano mais tarde, foi transferido para Santos, onde permaneceu por seis anos fazendo batizados, pregando e exercendo a função de missionário. Durante a 2ª Guerra Mundial, em janeiro de 1939, foi transferido para o Colégio Diocesano de Lages, onde foi professor até fevereiro de 1941. De Lages, foi para o Rio de Janeiro, onde assumiu as funções de redator da revista O Espírito Santo. Lá, também foi secretário e co-fundador da Revista Eclesiástica Brasileira.
As transferências, comuns no meio eclesiástico, começaram a cessar em 1942. Nesse ano, mais precisamente no dia 10 de janeiro, Odorico assumiu a direção do Santo Antonio. Ficou no cargo até janeiro de 1948. A ligação com o município fez com que se estabelecesse definitivamente em Blumenau no ano de 1956. A Ordem Franciscana da Imaculada Conceição, temendo os protestos de toda a sociedade blumenauense, decidiu não mais transferi-lo Em 19 de abril de 1978 recebeu da Câmara de Vereadores o titulo de Cidadão Blumenauense. Frei Odorico acreditava que todos deveriam estar preparados para falar em público. Assim, resolveu ensinar o dom da oratória aos alunos do Santo Antonio. Além de ser co-fundador da Escola de Comércio do colégio, também foi responsável pela criação da Academia Literária de MontÀlverne, que dirigiu até poucos anos antes de sua morte. Mesmo idoso e mais distante das salas de aula, não se furtava a acompanhar o pronunciamento de cada acadêmico. As melhores performances recebiam os aplausos do velho mestre.
História O Bom Jesus Santo Antônio iniciou suas atividades em 1877 (na época, com o nome de Colégio Santo Antônio), tendo uma classe de apenas 16 alunos, filhos de imigrantes residentes na colônia de Blumenau e de outras localidades da região.Ao longo dos anos, expandiu-se, tanto física quanto pedagogicamente, e transformou-se no que é hoje, um dos mais importantes estabelecimentos escolares de Santa Catarina. Em 2000, com a união dos colégios franciscanos, passou a fazer parte da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus.A metodologia do Bom Jesus Santo Antônio prima pela participação do aluno em sala de aula, utilizando-se de atividades contextualizadas que despertem o interesse e facilitem o processo de construção do conhecimento. O Bom Jesus Santo Antônio também é uma escola que acredita na formação do estudante como cidadão e ser humano, além de preocupar-se com a tecnologia e o desenvolvimento das melhores práticas pedagógicas. Um dos principais projetos da escola é o Projeto Virtudes, que desperta o educando para os valores humanos em todas as série da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Arquivo de Adalberto Day

30 comentários:

  1. FREI ODORICO JAMAIS SERÁ ESQUECIDO.
    NÃO SOMENTE PELA CULTURA, PELO PROFESSOR QUE FOI, MAS TAMBÉM PELO GRANDE AMIGO QUE PERDEMOS.
    VINHA COM FREQUENCIA AQUI EM CASA,
    DATAS IMPORTANTES, ELE ESTAVA SEMPRE PRESENTE. UNIA A FAMILIA EM TORNO DELE. MEU SEGUNDO PAI, MEU GRANDE AMIGO .SAUDADES.

    DENISE DURIEUX

    ResponderExcluir

  2. Meu professor de língua portuguesa no ginásio e no contador, com este mestre aprendi a levar à sério nosso linguajar .... Sorte que não existia Internet........
    Osni Josefowicz

    ResponderExcluir
  3. Em 19 de abril de 1978 recebeu da Câmara de Vereadores o titulo de Cidadão Blumenauense. Este homem era uma mãe!!! gostava dele!
    Ubirajá Píndaro Tasso Jatahy

    ResponderExcluir
  4. Mestre. Da linguá portuguesa. Figura humana incrível. Reputo como uma das maiores sumidades de Blumenau.Renato John

    ResponderExcluir
  5. Ele era diretor do colégio em Lajes (quando lá estudei). Ele no Colégio Santo Antônio e o professor Joaquim Sales, eram os mestres da linguá portuguesa em nossa cidade
    Jorge Alexandre von Hertwig

    ResponderExcluir
  6. Ele era professor de Português e diretor do Colégio Franciscano Santo Antônio quando la estudei em 1964
    Cláudio Roberto Hoffmann

    ResponderExcluir
  7. Ilustra figura. Também foi meu professor. Era muito exigente e assim se aprendia muito. O pior era toda aquela literatura portuguesa que caia na prova. Também dirigiu a Academia de Monte Alverne onde se aprendia a redigir, discursar e criticar um discurso. Bons tempos. Muitos ensinamentos!
    Silvia Odebrecht

    ResponderExcluir
  8. Fui um dos fundadores da Academia Frei Francisco de Mont!Alverne
    Silvio João Zimmermann

    ResponderExcluir
  9. Zilair Schoepf Frei Odorico, Meu professor de português, inspirador de minha carreira.
    Biografia muito rica. Gervásio Luz retratou bem o perfil de nosso mestre.

    ResponderExcluir
  10. Julio Costa Famoso Colégio Sto Antonio o sonho de todo aluno era estudar nesse Colégio. Boa lembrança Adalberto Day. Obrigado

    ResponderExcluir
  11. Zilair Schoepf Meu professor inesquecível. Grande conhecedor de Latim e da Língua Portuguesa.

    ResponderExcluir
  12. Alguns professores contribuem para a nossa educação, mas os especiais conseguem deixar uma marca para a vida inteira. Parabéns amigo e professor. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  13. Claudir Booz Meu professor, no Colégio Santo Antônio.
    Um grande orador e conhecia a língua portuguesa, como poucos.

    ResponderExcluir
  14. Henrique Santos Foi meu professor este grande mestre Frei Odorico

    ResponderExcluir
  15. Emil Chartouni Meu grande professor Frei Odorico

    ResponderExcluir
  16. Sonia Sueli Kuhlmann Meu professor de português no antigo Colégio Santo Antonio

    ResponderExcluir
  17. Yara Marquetti Um grande professor e um excelente sacerdote

    ResponderExcluir
  18. Superfã
    Catarina Tecla Mistura Grande professor e de um conhecimento da língua portuguesa como poucos e excelente sacerdote!

    Catarina Tecla Mistura

    Superfã
    Catarina Tecla Mistura Mas hoje também quero homenagear um grande mestre que é você Professor Adalberto!
    Que Deus lhe abençoe, com saúde, sabedoria, alegrias, amor, e felicidades!
    Parabéns pelo seu dia 🌹🎓👏👏👏

    ResponderExcluir
  19. Jaci Sestrem Esse foi dignamente um grande professor e um grande religioso...que Deus o tenha na sua Glória....

    ResponderExcluir
  20. Horst Zeplin Saudoso Frei Odorico, meu professor e de tantos outros, no Colégio Santo Antônio!

    ResponderExcluir
  21. Iracy Pokrywiecki Foi meu professor fora de dentro da sala de aula.Uma longa convivência.

    ResponderExcluir

  22. Superfã
    Germano Krueger lembro de algumas professoras que me ensinaram e muito bem e tenho orgulho de dizer fui aluno dela .Dona Júlia,dona Arnolda ,dona Aguida no colégio São Jose Garcia.Muito obrigado minhas professoras por terem se dedicado ao ensino de professoras e dedicarem seu tempo para nos ensinarem

    ResponderExcluir
  23. Sonia Ruth Anton Bauler Meu professor ele não foi. Mas gostava muito do sermão dele quando celebrava missa na catedral. Seu linguajar era perfeito

    ResponderExcluir
  24. Élbio Lopes Blog Adalberto Day Adalberto este grande professor foi também um grande amigo meu, pois sendo tio da minha esposa, me deu o grande privilégio da convivência em família. Ótimas lembranças daqueles tempos. Obrigado pela lembrança e pela homenagem.

    ResponderExcluir
  25. Elson Campos Ferreira Grande pessoa, fez meu casamento, pessoa fantástica.

    ResponderExcluir
  26. Renato Krambeck Foi meu professor. Dos BONS
    1

    ResponderExcluir

  27. Andre Luiz Puerar Nasario Professor Adalberto Day foi meu professor de geografia, lembro que apresentei um trabalho em sua aula sobre um livro que estava lendo na época. Naquela hora, percebi realmente o que queria fazer da minha vida no futuro, um simples gesto que mudou minha vida. Hoje tenho orgulho de ser professor de Geografia ! Agradeço o professor Adalberto por ter me dado aquela oportunidade! Muito obrigado e parabéns pelo dia dos professores!

    ResponderExcluir

  28. Helena Hoh Meu professor de espanhol, português e oratória na Academia Mont'Alverne. Três anos de muito crescimento.

    ResponderExcluir
  29. Sandra Gonçalves Da Luz Kraft Meu querido professor! Mestre em língua portuguesa!

    ResponderExcluir

  30. Janete Bachmann Grande professor, com um português exímio.... celebrou meu casamento há 25 anos.❤

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...