“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

- Schwester Martha Kunzmann

O Cantinho da Saudade
Em 17 de agosto de 1924, foi inaugurado, o prédio do Schwesternheim (Casa das Irmãs) na Rua Barão de Capanema nº 63 uma pequena transversal da Rua Amazonas. A antiga casa das Irmãs foi vendida e uma nova casa bem maior e espaçosa foi construída em 1932 e inaugurada em 1933. Trabalharam nela várias Schwester (irmãs). De 1937 até 1961 a mais famosa delas Schwester Martha Kunzmann, (carinhosamente chamada pela comunidade de “O Anjo Branco”) que além de parteira era muito popular, devido a prática de caridade e espiritualidade, sem distinção de confissão religiosa. Com sua bicicleta (em outubro de 2004 este tão importante patrimônio que tanto significou para a comunidade Garciense, foi roubado) se locomovia para atendimento em diversas localidades do bairro. Depois a substituiu por pouco tempo Frieda Claus”. Este local era conhecido como “Kindergartenschwester” (Irmã de Jardim de Infância) em 1935 foi contratada especialmente para dar início aos trabalhos junto ao jardim de infância, que em sua origem era semelhante a uma escola, Schwester Martha Heimmuhle. A partir de 1961 com o nome definitivo de “Jardim de Infância Dr. Blumenau” sito a rua Amazonas nº 4075, de propriedade da Igreja Bom Pastor – paróquia Garcia Rua Amazonas nº 3839. A primeira presidente desta sociedade foi a Sra. Elsa Huber esposa de um dos fundadores da Artex, Sr. Otto Huber.

Schwester Martha e uma auxiliar cruzando o Ribeirão Garcia
Dieter Altenburg
 Foto arquivo Adalberto e Dalva Day

Um comentário:

  1. Olá Adalberto!
    Meu nome é Sônia Baier Gauche, sou Artista Plástica (www.artsoniabg.com.br) de Blumenau e gostaria de saber se você teria uma foto da bicicleta da Irmã Martha Elisabetha Kunzmann.
    Sr. Otacílio, da Secretaria Distrital da Garcia, entrou em contato comigo para fazer a pintura desta parteira alemã numa parede do Ambulatório que tem o nome dela ( em frente à Artex) e estamos procurando fotos. Já conseguí fotos dela de perfil e frontal e farei reprodução para devolvê-las aos nossos conhecidos Waldemar e Lorena Hinkeldey. Agradeço a atenção e aguardo resposta.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...