segunda-feira, 20 de agosto de 2007
- O Papa Fila
A imagem mostra o ônibus da Empresa Nossa Senhora da Glória, que era conhecido como "Papa Fila", devido os seus 15 metros de comprimento. Circulou nas ruas de Blumenau principalmente nos anos 50 e 60. Seu tamanho era considerado grande demais para nossas ruas estreitas, e era também difícil de manobrar.
Arquivo de Adalberto Day
13 comentários:
Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A fotografia tem a capacidade de capturar um segundo da história e se fixar como registro por um longo período. Agora, este mesmo registro em nossa memória vai além, nossa subjetividade transcende, a imaginação voa, é possível sentir o cheiro, lembrar as cores, as pessoas envolvidas, lembranças. Lembranças maravilhosas que alguém com sensibilidade e visão histórica nos proporciona com seu trabalho. Viajar no tempo com os guardados, é antes de tudo o respeito à memória histórica e um carinho a quem participou.
ResponderExcluirObrigada Beto por proporcionar estes deleites memoráveis.
Um grande abraço.
Eliane Day
Alo Adalberto vamos hoje a um comenta rio cômico sobre o nosso grande transporte coletivo Papa Fila, é lindo mas...... mais lindo é ver a foto com seus provavel motoristas e cobradores a sua frente e eu pergunto o nome do veiculo foi dado em homenagem ao motorista mais alto da foto éra tambem Papa Fila ?? ha ha ha ha . abraços Valdir.
ResponderExcluirMarly Haertel
ResponderExcluirQue saudades❤️AMAVA andar com esse Papa FILA...
E sua buzina que entoavam por onde passava, era MUITO BOM ...
agora só sobrou a saudades lembranças boas...
Arlete Bugmann Hasse
ResponderExcluirQue lembrança boa...andei muito com o papa fila...que saudades!
Rolf Schüler
ResponderExcluirLembro me do cheiro do combustível que este ônibus exalava: era quase um Diesel líquido.
Marilena Lana
ResponderExcluirQue lembranças boas.
Andar com o ônibus papafila era MUITO mas muito massa rsrs
Julio Costa
ResponderExcluirMe lembro muito bem do papa fila, não sei se somente entre as crianças,mas se comentava muito,se o tal ônibus, conseguiria fazer a volta,no ponto final,em frente a igreja Nossa Senhora da Glória,ou até mesmo as curvas que tinha na estrada, principalmente aquela curva da E.I.G e as da churrascaria do seu José Silvino, se não me engano era esse o nome do proprietário e a aquela curva próximo ao beco do seu Luca, mas isso era comentários de crianças.
Paulo Cesar De Lucca
ResponderExcluirEu lembro muito bem eu tive o prazer de andar num desses
Lauro Augusto Fiedler
ResponderExcluirA ouro e prata que depois mudou o nome para rodovel tinha também um ônibus grande.tive o prazer de trabalhar com ele de cobrador aos 12 anos .O seu tamanho o luxo dos acentos e a buzina ouvia se de longe. Era um volvo com carroceria cabrasmar número 14.todos tinham um nome esse era o maciste.
Celso Machado
ResponderExcluirO Papa Fila, movido a óleo diesel, fazia, também, o horário escolar de manhã, levando alunos do Pedro II ( maioria) Sagrada Familia e Sto Antônio. No sentido Garcia/ Centro, era comum o motorista ( de manhã quase sempre o Chiquinho Sackl) engatar marcha à ré na curva à esauerda antes do Condomínio Bavária. Por causa do tamanho do chassi ( monobloco) que não permitia fazer curvas acentuads sem arrastar a traseira do ônibus.
Sonia Ruth Anton Bauler
ResponderExcluirQue ótima lembrança. E fazia jus ao nome. Papa fila. Nossa. Voltei ao passado mesmo
Edilamar Simão
ResponderExcluirQuantas vezes andei de Papa-Fila! Saudades...Era uma aventura
Sergio Cunha
ResponderExcluirEu com minha mãe pegavamos o Papa-fila das 5:30 para ir a missa das 6:00 na Igreja Matriz. Minha tia é que dizia: "Menino...queres ir a missa mesmo ou andar com o Papa-fila?" O ônibus era o xodó da gurizada. Que boa lembrança!