“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

- Os nomes dos bairros conforme o morador



Como se chamam alguns bairros de Blumenau
Por Carlos Braga Mueller – Jornalista e blumenauense
Nasci em Blumenau e me acostumei a pronunciar os nomes dos nossos bairros como todo mundo falava.  Por isso dói-me o ouvido ao escutar alguém falar: bairro Velha, quando na realidade o topônimo correto é “Bairro da Velha”; ou então,  bairro Garcia, quando nascemos falando “Bairro do Garcia”.
Os nomes dos bairros nascem dos falares daqueles que começaram a morar em determinado lugar, ou então, no caso das colonizações, por batismos dos colonizadores, como “do Salto” em alusão ao salto das águas do Itajaí Açú naquele local.
Se faço estas menções é em virtude dos topônimos utilizados pela Prefeitura de Blumenau no ano de 1956, quando através da lei nº 717, de 28 de abril daquele ano, dividiu o Perímetro Urbano de Blumenau em Zona Central e mais 18 bairros (hoje já são 35).
E anotem os topônimos utilizados pelo então prefeito Frederico Guilherme Busch Filho, respeitando os falares de cada região: 
01 Zona Central
02 Bairro Jardim Blumenau
03 Bairro Bom Retiro
04 Bairro Petrópolis
05 Bairro da Velha
06 Bairro Dr. Victor Konder
07 Bairro Vila Nova
08 Bairro do Asilo (Hoje Escola Agrícola)
09 Bairro do Salto
10 Bairro da Itoupava Seca
11 Bairro da Boa Vista
12 Bairro de Itoupava Norte
13 Bairro da Ponta Aguda
14 Bairro do Vorstadt
15 Bairro do Ribeirão Fresco
16 Bairro do Garcia
17 Bairro da Glória
18 Bairro Progresso

19 Bairro Vila Formosa
Não quero, com isso, qualificar como errado dizer “bairro Velha”, mas não é o que usualmente era usado pelos moradores antigamente e que assim foi grafado pela legislação municipal.
Certamente o administrador público quis respeitar o linguajar popular quando editou a lei 717, que deu denominação oficial aos bairros do município.
De lá para cá surgiram mais bairros: Água Verde, Badenfurt, Boa Vista, Fidélis, Fortaleza, Fortaleza Alta, Itoupava Central, Itoupavazinha, Nova Esperança, Passo Manso, Salto do Norte, Salto Weissbach, Testo Salto, Tribess, Velha Central, Velha Grande, Vila Itoupava.
Qual o topônimo correto de cada um destes bairros ? Pergunte a quem mora por lá. Será sempre o correto,  porque falado em bom e correto linguajar “blumenauês”.
Atuei muitos anos em rádio e televisão, apresentando noticiários, e nunca usei outros, a não ser os nomes popularmente conhecidos dos nossos bairros. Por exemplo,” os ônibus da Empresa Wolfram atendiam o bairro da Velha”...ou então, “o Cine Garcia, localizado no bairro do Garcia, tinha uma sessão por semana com meia entrada para os recrutas do 23 RI (hoje 23 BI).”
O que se constata, porém, é que por falta de maiores conhecimentos da nossa história, cometem-se gafes imensas, como a própria Guarda de Trânsito, durante um acidente, qualificar a Rua G. Gustav Koehler como Rua General Gustav Koehler, quando na realidade o G é de Gustav e não de General.  Koehler era o editor do jornal “Der Urwalsbote” e proprietário da antiga Livraria e Gráfica Blumenauense.
Soaria muito estranho você dizer : “moro no Município Blumenau, porque moramos no município DE Blumenau !
Para saber mais sobre a origem dos nomes dos bairros de Blumenau acesse:
http://adalbertoday.blogspot.com.br/2015/07/origem-nomes-dos-bairros-de-blumenau.html 

5 comentários:

  1. Olá,
    Creio que no passado os moradores costumavam dizer Bairro DA Garcia, ou até mesmo diziam que moravam NA Garcia, não é mesmo?
    Salvo engano, mais comum entre as famílias de origem alemã.

    Abraços,
    Marcos Schroeder

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Eu particularmente nasci e me criei em Blumenau.Quanto aos bairros do GARCIA, E DA VELHA,DIGO ASSIM ATE os dias de hoje.E Se não me engando O bairro da VELHA,quando Vera Fischer ganhou o Miss Brasil queriam mudar pra bairro da Vera.O q os antigos polemizaram e ficou da velha mesmo, tbm eu não concordei na época.Eu pra ser bem sincero Uso os nomes de Bairros antigos COMO :BAIRRO da Velha,do Garcia,Progresso,Badenfurt,Itou NORTE ,Central,Itoupavazinha,Testo Salto ,Central,Etc...Hoje em dia temo smais Bairros do que terras pra nominar rs. São tantos novos Bairros q assusta Em minha Rua na mesma Rua tem nome de Dois ou três Bairros. Pergunto pra que?Se estou errado por ir pelo tradicional me perdoem,acho o cumulo do absurdo.Eu hoje moro no Bairro Progresso,antes morava no Bairro do Garcia,e nunca sai do lugar o q saiu foi o nome dop BAIRRO rs.Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, meu bom amigo!

    Muito bacana a matéria do sr. Braga, obrigado por compartilhar.
    Mauro Bremer

    ResponderExcluir
  4. Adalberto Day
    Seu trabalho em prol da memória da cidade e dos cidadãos de Blumenau é altamente admirável. Que lindo, que extraordinário. Obrigada por compartilhar tudo com a comunidade, assim valorizando mais e mais as nossas raízes e as pessoas que fazem e/ou fizeram parte do nosso valoroso passado e presente.
    Que você tenha disposição e saúde para dar continuidade a essa missão maravilhosa!
    Sou muito grata e privilegiada por poder ler suas matérias quase diariamente.
    Nasci em Joinville, mas meus pais voltaram para Blumenau quando eu tinha 2 anos e desde então estou aqui.
    Jacqueline Judite Hess Coimbra
    Blumenau, SC

    ResponderExcluir
  5. Meu caro Adalberto,
    Quando vejo um texto falando de história que eu vivi,fico muito feliz pois tenho a certeza que não vai se acabar tão cedo. Veja os Srs. Que,no meu tempo de escola,escrevíamos no cabeçalho da redação " Garcia Alto 14/08/1974"(exemplo),por sermos moradores do Garcia.se não estou enganado dos referidos bairros ,a partir do 15 ao 19 era tudo Garcia,hoje temos uma quantidade enorme de bairros,desta forma consequentemente o crescimento do município.Com tudo é sempre muito bom ler estes textos, obrigado Sr. Carlos,e Adalberto.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...