“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

- Waldemar Hinkeldey

Introdução:
Adalberto Day
Em histórias de nosso cotidiano apresentamos hoje um exemplo de ser humano e dedicação de nossa comunidade. O Sr. Waldemar (Foto) nascido em Blumenau em 23 de maio de 1940 falecimento dia 20 de julho de 2022 aos 82 anos. Seguiu os passos de seu saudoso pai  senhor Oswaldo Hinkeldey  regente e fundador do Coral Misto do Garcia, - da Paróquia Evangélica Bom Pastor - Garcia e regente do Coral Misto do Garcia Alto, Progresso.
Após o falecimento do pai, Waldemar assumiu a regência destes dois corais, além de ser o regente de um  Coral Masculino e de um conjunto instrumental da Paróquia Bom Pastor Garcia, dando sequencia com maestria e sabedoria a este trabalho. Aprendeu a tocar violino com seu pai e depois teve aulas de aprendizado complementar de violino no Teatro Carlos Gomes com o professor Leopoldo Kohlbach.
Casou com Lorena Hinkeldey, nascida Metzner e o casal foi abençoado com 2 filhos: Alexandre Luiz que toca flauta transversa e Celso Roberto, cuja filha Isabelle de 8 anos (em 2015) e neta de Waldemar,  já está nos primeiros passos para se tornar uma grande violinista.
         Amigo de trabalho em RH das empresas Garcia e Artex, Waldemar era competente no trabalho e bom amigo. Vinha trabalhar todos os dias com sua bicicleta pintada de preto, e que na época dos anos de 1972/74 no auge da fama do piloto de F-1 - Emerson Fittipalidi que corria com uma Lotus preta, apelidei sua bicicleta de Lotus.
(Os dados que se segue foi repassado por Osmar Hinkeldey irmão de Waldemar.)
Foto início dos anos 19(60) Coral Misto fundado em 15 maio de 1951 pelo Sr. Oswaldo Hinkeldey
Da esquerda para a direita: Frederico Moeller, Wiegang Rüdiger, Curt Labes, Willibert Bewiahn, Hugo Kertischka, Ingo Eskelsen, Oswaldo Hinkeldey (regente), Hermann Roeder, Alfredo Roepcke, Rodolfo Roepcke, Geraldo Hinkeldey, Raulo Fischer, Ralf Gauche. Lore Ebeling, Ilma Iten, Anemarie Iten, Schwester Martha Kunzmann, Tecla Kertischka, Helga Dorow, Sidonia Moeller, Erna Moeller, Anna Firzlaff, Maria Kertischka, Iracema Hinkeldey, Iris Sandner, Irmgard Freygang, Irma Roeder, Erica Schiphorst, Adele Hinkeldey e Andolina. 
 
A “Streichorchester” [orquestra de cordas].formado por volta de 1932 – O Sr. Oswaldo Hinkeldey está sentado à esquerda da bateria com o violino na mão


Waldemar com sua netinha Isabele de 6 aninhos (na época) apresentando uma peça musical dia 24/12/2012 na Paróquia Bom Pastor Garcia.
Foto: Celso Roberto Hinkeldey, filho de Waldemar.
 
A imagem mostra a casa de 1912 da família Hinkeldey - Osmar e Waldemar Hinkeldey no dia 16/06/1976 na Igreja Nossa Senhora da Glória,888 rua da Glória, bairro Glória participação no casamento de Dalva e  Adalberto Day.

9 comentários:

  1. Waldemar,
    Ao escrever este pequeno relato sobre você e com colaboração do Osmar, é apenas um pequeno relato de alguém que muito bem representa uma parcela da comunidade. Um amigo de trabalho por tantos anos em RH Garcia e Artex, competente, gentil,organizado e colaborador.
    Um lutador que compôs uma família maravilhosa, e o fruto desse os filhos bem sucedidos.
    Lembro-me do seu último dia de trabalho quando Waldemar subiu literalmente a mesa do gerente e com seu violino executou uma música suave, linda, e nossos ouvidos e corações puderam ouvir com muita atenção. Fez aquilo que estava trancado na gargante por muito tempo, com a música dizer "não" a direção que era muito severa ...
    Parabéns ao amigo e por fazer parte de nossa história de vida.
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Adalberto,
    Não conheço o Sr. Waldemar , porém admiro qualquer pastagem sobre nossa cultura, gosto de ler e aprender com estes seu textos, parabéns ao Sr.Waldemar.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Adalberto

    gostaria de parabenizar e agradecer pelo texto e pela homenagem ao meu irmão Waldemar, que com certeza dedica a sua vida à música e ao serviço a Deus.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Grande Waldemar, gente muito boa.Abração Tarcísio Torres

    ResponderExcluir
  5. Caro Adalberto !!!
    Lendo a reportagem sobre sua pessoa, lembro de meu pai que foi dirigente de dois corais durante 25 anos no município de Ipira SC, onde ele mesmo escrevia as músicas que eram cantadas em quatro vozes! Participou de vários festivais e em alguns, conquistaram troféus de participação e também como melhor coral do festival ! Muita saudades dele, mas também muito orgulho !!
    Abraços e sucesso !!!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde.

    Conheci está família, Osvaldo Hinkedey, todos os seus filhos, criados com disciplina, moral e acima de tudo respeito. Morei ali próximo da residência deles, na Rua Acre n-39
    Já desde seus pais antigos proprietários do Hotel, mais tarde neste mesmo endereço Cine Garcia.

    O Waldemar adquiriu um carro que tínhamos na época, o gol do Sr. Rodolfo Roepcke, (meu ex sogro em memória) apareceu lá em casa com o dinheiro em um saco de pão, num sábado de manhã, então como sabia com quem estava negociando, pedi que leva-se o carro junto com o dinheiro e deposita-se segunda no horário bancário.
    Henry G. SPring

    Grande Waldemar Hinkedey.

    ResponderExcluir
  7. Amigo Beto estas coisas é que nosde vemos sentir não ter conhecido, pois ele é de 1930 e imagina eu sou de 1944, mas ao ler e ouvir falar do mesmo nos deixa muito orgulhoso de ter nacido no Bairro do Garcia que teve gente que tambem marcou historias, assim como naquele tempo tinha eu acho que hoje com todo o prograsso não temos uma orquestra de cordas que provavelmente foi muito famosa, imagina um baile com eles no famoso salão do João Hitem, na rua Amazonas esquina da rua Ipiranga ,que tinha como presidente e dava toda segurança no local com sua valentia o Sr.Armando Silva,deste salão deve ter muitos historias lindas como passou muitos Carnavais. tinho dito abraços Valdir

    ResponderExcluir
  8. É SEMPRE MUITO GRATIFICANTE CONHECER PESSOAS TÃO ESPECIAIS.

    ESTAREM PRESENTES AO SEU CASAMENTO JÁ FOI UM GRANDE PRESENTE.MAS VER ESTA FOTO DO AVÓ COM A NETINHA ISSO REALMENTE EMOCIONA.ISSO SIM É UMA GRANDE HERANÇA. HERANÇA MUSICAL.PARABÉNS A ESTA FAMÍLIA E PARABÉNS A VOCÊ POR PARTILHAR CONOSCO TUDO ISSO. SAUDE E PAZ.ABRAÇOS GASPARENSES.

    ResponderExcluir
  9. Marly Haertel
    Eu lembro muito desse dia dessa foto quando foi tirada...eu era pequena e esse dia me marcou muito pois tinha uma comemoração após o culto. .e eu tinha muitas amigas pra brincar...
    E a Schwester MARTHA dava pra nós pequenos culto infantil...e a os cantos ainda me lembro DEUS É AMOR...
    SABES QUANTAS ESTRELINHAS E OUTRAS ...as histórias também lembro muito e até hoje ...
    E O AMOR DE JESUS CADA DIA MAIS PRESENTE EM MINHA VIDA...

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...