“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

terça-feira, 10 de junho de 2014

- Padre Geraldo Piesik

No dia 3 de junho de 2004, O padre da Paróquia Nossa Senhora da Glória, na rua da Glória,888 - bairro Glória em Blumenau  Geraldo Piesik, ficou rodeado de crianças  da Escola Carlos Manske, na Vila Itoupava. A escola está situada dentro de uma colônia de descendentes de poloneses em Blumenau. A visita do padre ao educandário ocorreu após o sacerdote receber um convite de dois coordenadores da secretaria municipal de educação de Blumenau (Carlos Odilon e Valéria), no qual o Padre de origem polonesa repassaria aos alunos a história, cultura e vida do povo Polonês. Foi uma manhã inesquecível para a garotada e com certeza para nosso saudoso padre. 
A Igreja Nossa Senhora da Glória (pedra fundamental em 1942) inaugurada em 16 de março de 1947.A imagem mostra a igreja na década de 50, 60 e atual.
Carlos Odilon da Costa
A imagem retrata o Centro de Convivência Casa Santa Ana, localizado na Rua Grevsmuehl,315 no Bairro da gGória, em Blumenau. A obra foi realizada pela comunidade do Garcia, para abrigar idosos e teve como idealizador o monsenhor Geraldo Piesik , falecido em 03/janeiro/2009 aos 68 anos de idade. Nossa gratidão e “reconhecimento a um padre por demais querido da comunidade da igreja Nossa Senhora da Glória.”
Gerard Eugeniusz Piesik, (Mons. Geraldo) da diocese de Pelplin, Polônia; veio como missionário para o Brasil em 1973 para Blumenau. Depois de passar por algumas outras paróquias foi designado para a Paróquia Nossa Senhora da Glória, onde foi pároco por 18 anos, realizando o sonho de construir a Casa Santa Ana.
Para saber mais sobre o Centro de Convivência Casa Santa Ana - toda sua história acesse:
Colaboração: Carlos Odilon da Costa 

5 comentários:

  1. Meu caro Adalberto,
    Como sempre mais uma bela homenagem a mais uma pessoa que fez parte da historia do nosso bairro. Tive a oportunidade de participar de algumas missas com o mesmo, parabéns pelo texto muito bom como sempre.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Adalberto

    Bonita e oportuna matéria sobre o Monsenhor Geraldo Piesik. Que descanse em paz porque é de abençoada memória.
    Graças ao seu sonho que se concretizou, muitos idosos encontram ali paz, dignidade e respeito.
    Monsenhor Geraldo mostra a nós todos o verdadeiro sentido da vida e devemos agradecer a Deus quando aparecem pessoas com tamanha luz.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Caro Adalberto, não conheci o Padre Geraldo, mas vejo que deixou uma legado importantíssimo para a cidade: o Centro de Convivência Casa Santa Ana. Que Deus abençoe esta obra e todos os seus colaboradores, na árdua tarefa de cuidar dos idosos. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Conheci o Padre Geraldo nas minha caminhadas pastorais e também enquanto coordenador dos assunto educacionais da secretaria educação d e Blumenau no governo Décio Lima, não tenhamos dúvida de seu caráter firme e decidido em favor da honestidade e promoção da cultura.

    abraços

    Carlos Odilon
    carlosodiloncosta@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Amigo Beto. Conheci bem esse estabelecimento, criado para abrigar os idosos, alí na Glória, que tambem sofreu em 2008 com aqueles deslisamentos. Minha falecida cunhada esteve internada lá por algum tempo. Acho que já lhe havia contado isso. Muito bem administrado aquele estabelecimento, pelas religiosas. Teve que sofrer uma reforma depois disso, e ficou muito bonito e bem estruturado. .Um grande abraço. Eutraclínio A. dos Santos

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...