"A Educação é a base de tudo, e a Cultura é a base da Educação"

Seja Bem-Vindo e faça uma boa pesquisa!

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

- JASC - Jogos Abertos de SC

Devido os problemas atmosféricos ocorrido na região de Tubarão os JASC 2016 não serão realizados.
JASC
55º JASC
O Governo do Estado, empenhado em garantir a realização dos Jogos Abertos de Santa Catarina – Jasc 2015, informa que os recursos estão mantidos e confirma a data de realização das competições em Joaçaba, Luzerna e Herval D’Oeste, entre os dias 10 e 18 de dezembro.
53º JASC – Jogos abertos de Santa Catarina em Blumenau de 20 a 30 de novembro/2013. 
Imagem FESPORTE -Enviada por Theodor Darius. 

Alguns Cartazes dos JASC. 
Colaboração radialista Amauri Pereira
Morreu na manhã desta sexta-feira (11/04/2014), Rubens José Facchini, 76 anos, um dos criadores dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Ele foi uma das três vítimas do grave acidente no quilômetro 40 da BR-470, em Gaspar. Conforme informações da Polícia Rodoviária Federal, dois caminhões se chocaram e, sem seguida, pegaram fogo. O acidente aconteceu próximo ao restaurante Lá Terra e envolveu dois caminhões, uma van e um carro.
Jogos abertos de 1962 em Blumenau – Estádio do Amazonas (foto) preparado exclusivamente para esses jogos, após ser destruído totalmente na enxurrada violenta de 31/outubro de 1961.
Em 1962 foi realizado pela primeira vez os JASC em Blumenau, e um dos locais das competições era o magnífico Estádio do Amazonas do Bairro Garcia. Ainda garotinho pude acompanhar principalmente as modalidades de Atletismo e Ciclismo. Recordo-me muito bem do Waldemar Thiago, da família Boos e Dias do Amazonas, Belz e do próprio Thiago pelo Olímpico e tantos outros extraordinários atletas. 

Blumenau sempre teve grandes atletas em todas as modalidades. Quero aqui destacar o nome de Waldemar Thiago de Souza (foto), como atleta símbolo. A história de Waldemar Thiago de Souza confunde-se com a do atletismo catarinense. Nascido em 1926, na localidade de Espinheiro (Ilhota), veio para Blumenau ainda jovem. Durante décadas foi o quase que imbatível atleta fundista de 5 mil e 10 mil metros. Representou Santa Catarina pelo Brasil, levando o nome de Blumenau além-fronteiras na década de 40. Um derrame tirou Waldemar Thiago das pistas, mas não freou o crescimento da semente por ele plantada. Faleceu no dia 17 de março de 2007, aos 81 anos.
História:
Os Jogos Abertos de Santa Catarina foram criados em Brusque pelo desportista e empresário brusquense Arthur Schlösser (foto) e tiveram sua primeira realização em Brusque no período de 7 a 12 de agosto de 1960. Em 1956 Arthur Schlösser esteve em São Paulo colhendo informações e inteirando-se dos Jogos Abertos do Interior, que são realizados anualmente no estado de São Paulo, com a finalidade de criar em Santa Catarina uma competição semelhante. Em 1957, 1958 e 1959 Arthur Schlösser custeou parte da ida das equipes da Sociedade Esportiva Bandeirante de Brusque aos Jogos Abertos do Interior, nas cidades paulistas de São Carlos, Piracicaba e Santo André, a fim de obter mais subsídios para que tivesse reais condições de criar os Jogos Abertos de Santa Catarina. 
Na cidade de São Carlos em 1957 os dirigentes brusquenses mantiveram na Comissão Central Organizadora contato com Baby Barioni que fundou no ano de 1936 na cidade paulista de Monte Alto os Jogos Abertos do Interior.
 Neste encontro os dirigentes brusquenses expressaram a Baby Barioni que na cidade de Brusque Arthur Schlösser pretendia realizar uma competição nos moldes dos Jogos Abertos do Interior. Além de fornecer regulamento, formulários e material, Baby Barioni nos solicitou que incentivássemos e auxiliássemos Arthur Schlösser a criar os Jogos Abertos em Santa Catarina. Desde 1957 Arthur Schösser Vinha mantendo entendimentos e reuniões com desportistas e autoridades brusquenses para a fundação dos Jogos Abertos de Santa Catarina, incluindo sua primeira disputa no ano de 1960 como parte integrante oficial das comemorações do Centenário de Brusque. Em 1958, 1959 e até o início dos primeiros JASC, as reuniões comandadas por Arthur Schlösser - eleito Presidente da CCO - Comissão Central Organizadora - foram sendo realizadas regularmente, inicialmente no escritório de Arthur Schlösser, depois na S.E. Bandeirante, e por fim na sede da CCO no 1º andar do Edifício Centenário no centro de Brusque. O grande mérito de Arthur Schlösser não ficou tão somente na criação dos Jogos Abertos de Santa Catarina, mas sim na sua dedicação e consideráveis gastos para que a competição não sofresse solução de continuidade.
QUEM FOI ARTHUR SCHLÖSSER:
Arthur Schlösser, "Pai dos Jogos Abertos de Santa Catarina" nasceu em Brusque em 26-5-1916 e faleceu em 28/10/1969. Casou com Regina Scheidemantel, e teve os filhos Roberto (já falecido) e Elisa. Foi Presidente da Sociedade Esportiva Bandeirante - onde foram realizados em 1960 os primeiros Jogos Abertos de Santa Catarina, e sempre participou de sua Diretoria e Conselho Deliberativo. Arthur Schlösser jogou futebol no Sport Club Brusquense, depois Clube Atlético Carlos Renaux. Foi atleta da S.E. Bandeirante de Brusque nas modalidades de ginástica, punhobol, tênis, voleibol e basquetebol. Participou da criação e incentivou o intercâmbio com Clubes de São Paulo, Joinville e Blumenau através da S.E. Bandeirante. O Ginásio de Esportes da S.E. Bandeirante, inaugurado por ocasião dos VI Jogos Abertos de Santa Catarina realizados em 1965 em Brusque, foi iniciativa de Arthur Schlosser que destinou substancial auxílio para sua construção, não tendo Arthur aceitado que fosse colocado o seu nome ao Ginásio de Esportes, conforme era desejo da Diretoria e do Conselho Deliberativo da S.E. Bandeirante. Arthur Schlosser Foi Presidente do Rotary Clube de Brusque na gestão 1955/1956, sendo formado em fiação tecelagem, iniciando em 1-10-1941 suas atividades na Cia. Industrial Schlosser, onde chegou a ocupar o cargo de Superintendente. 
Acervo: Valdir Appel
Observação.:
Em 1983 não foram realizados os JASC, devido a grande enchente que assolou toda região do Vale do Itajaí.Os jogos Abertos de 2008, teve seu início, mas foi cancelado devido a tragédia ocorrida em novembro de 2008 em toda região. Em 2016 não foram realizados os JASC devido problemas climáticos (tragédia)  na região de Tubarão.
Lista dos campeões gerais:
- Blumenau = 40 vezes - 1962,  1964,1965, 1967 a 1982, 1984 a 1991, 1994 a 2000 e de 2003 a 2007 e 2013
- Florianópolis8  vezes - 1960, 1961, 2001 ,2002, 2009,2010,2011,2012 
- Joinville = 4 vezes 1963, 1966, 1992 e 1993
- Itajaí = 2 vezes - 2014,2015
Observação: Blumenau foi campeão em 24 edições seguidas: 1967/1982 (1983 não foi realizado) 1984/1991.
Obs: A Tocha Olímpica - Rio 2016, circulou pelas ruas de Blumenau no dia 12 de Julho de 2016. 
Acesse
http://www.fesporte.sc.gov.br/
 Arquivo de Amauri Pereira/Adalberto Day 

11 comentários:

Luciano Carlos disse...

Professor, esse seu arquivo não tem preço. Abs Professor!

Nilton S. Zuqui disse...

Meu caro Adalberto, vamos torcer muito para que o JASC 2013 fique com Blumenau, pois tem tempo que não sentimos aquela vibração quando fala-se de JASC.
Entendo que com o decorrer do tempo ,o JASC tornou-se um negocio,(contratação de atletas caros de outros estados) e não mais aquele espirito de competição de tempos atrás , é uma pena.....

Wieland Lickfeld disse...

Caro Adalberto, parabéns por ajudar a preservar a memória de Arthur Schlösser, o 'pai dos JASC'. Quero lembrar também das pessoas que o inspiraram e auxiliaram, e que foram fundamentais para que a ideia dos jogos, trazida de SP, se tornasse uma realidade: Rubens Fachini, Rudy José Nodari, Manfredo Hoffmann, Antônio Ramos, etc. Os que ainda vivem são até hoje convidados de honra de cada nova edição dos jogos. Grande abraço!

Santos disse...

Beto. Obrigado por mais essas páginas de nossa história, tão bem detalhadas e esplanadas pelo amigo historiador. Como é importante tomar conhecimento detalhado de fatos que se conhecia apenas superficialmente. Essa dos jogos abertos de S,C. foi especial. Eu não fazia ideia da quantidade de vezes que Blumenau sagrou-se campeã desses jogos. Impressionante (39 vezes) deixando a capital do Estado a grande distância. Por aí se vê como essas realizações eram levadas a sério aqui na cidade, graças aos seus dedicados dirigentes. Lembro-me que um dos grandes incentivadores e organizadores desses jogos foi meu vizinho e companheiro de pescarias Ramiro Ruediger. Como tudo passa tão ligeiro...Um ótimo final de semana com saúde para o amigo e querida família.
Eutraclinio A. Santos

Luciano Carlos disse...


Professor Adalberto Day já pode colocar o nome de Juliano Russi na História dos #JASC . PARABÉNS @plantao_1260am . Espero que te valorizem!
Luciano Carlos

Valdir Salvador disse...

Amigo Bete desculpe eu não fazer comentario do J.A.S.C., pois não sou fan destes esportes minha vontade de torcer pelo futebol acabou quando acabou o Amazonas Esporte Club, eu tambem ia para ver o juiz de Futebol nego Paulino com sua verruga em cima de nariz sendo ameaçado pelas as tres irmãns Borbas de tirar com a sombrinhas que levavam mesmo com sol para ameaçar o juiz, e ver o grande Pera torcer com fervor por nosso time, mas este comentario é mais uma vez para mostrar deste homen valoroso que és tu mesmo com pouca visão e se uma pessoa enferma não desiste de nos alegrar com tuas reportagens, parabens que Deus te proteja para que fiques muito tempo a nos dar este prazer. abraços Valdir Salvador

EDEMAR ANNUSECK disse...

Maior evento poliesportivo do estado que chega a sua quinquagésima quarta edição. Em 1962 quando Blumenau promoveu os JASC pela primeira vez as medalhas foram "cunhadas" na Fábrica de Gaitas Alfredo Hering. Meu pai - Ricardo Annuseck - foi o responsável pela confecção das medalhas como responsável pelo setor. Em 1972 nos Jogos Abertos de SC - durante os jogos - fui chamado pela Jovem Pan para o primeiro teste. Sai de Itajaí e em Curitiba no Estádio Belfort Duarte transmiti Coritiba 4 x 0 São Paulo no dia 15 de Outubro. Após o jogo retornei a Itajaí para seguir na cobertura dos jogos. Na quinta-feira seguinte - ainda durante os jogos de Itajaí - fui ao Rio de Janeiro (19.10.1972) para o segundo teste transmitindo do Maracanã América 0 x 2 Santos com Pelé e Cia. Os JASC tem marca registrada na minha trajetória e de meu falecido pai.

Edemar Annuseck
Curitiba - PR

Darius disse...


Gostei da sua bela reportagem sobre os JASC, jogos que acompanho atentamente, especialmente, é claro, torcendo pela nossa Blumenau. Como o senhor bem colocou, campioníssima da história dos Jogos Abertos. "Infelizmente" este ano, devido a distância, fica difícil para a gente torcer "in loco" pela delegação de Blumenau, como gosto de fazer quando os jogos se realizam mais próximos de nossa cidade.
Theodor Darius

Djalma disse...

Eu, como muitos, tenho saudade daquele tempo em que os JASC eram um acontecimento importante para o esporte catarinense. Tínhamos atletas de auto nível, da região. Blumenau cansou de produzir talentos esportivos. As narrações do Sestrem,Fabeni, eram de tirar o folego. Hoje, infelizmente, e a muito tempo já, os JASC jã não trazem mais nada de importante. Trazem sim estrangeiros, tipo o jogador de tênis de mesa agora. Uma atração com certeza, mas que em nada demostra o poder ofensivo dos nossos atletas, visto que a importação dos mesmos impera.Tomara que isto tudo seja revisto em respeito aos atletas que diariamente se entregam de corpo e alma na preparação física e atlética almejando chegar a algum lugar.
Djalma Fontanela da Silva

Valdir disse...

Beto,
Em 1960 eu tinha 14 anos e vivi intensamente este grande momento do esporte de SC. Dias antes, 4 de agosto, Brusque comemorou o seu Centenário e eu tive o privilégio de cantar pela primeira vez o hino da cidade, composto pelo maestro Aldo Krieger. Aldo criou um coral de tres vozes - Orfeão Juvenil Amadeus Mozart - que apresentou o hino pela primeira vez no Clube Caça e Tiro Araujo Brusque.
Grato por renovar minhas lembranças.
Abraço e Salve Brusque imortal,
Chiquinho

Santos disse...

Senhor Santos disse...
Alô amigo Adalberto. Mas, tbm foi interessante a criação dos Jogos Abertos de Sta. Cararina pelo Schlösser Foi um grande empreendedor. Interessante que muito mais tarde, a grande beneficiada nesses jogos foi Blumenau, que por longos anos permaneceu em destaque. Valeu. Obrigado por mais esta. Um grande abraço.
l

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...