"A Educação é a base de tudo, e a Cultura é a base da Educação"

Seja Bem-Vindo e faça uma boa pesquisa!

segunda-feira, 19 de março de 2012

- PRC4 Rádio Clube de Blumenau

Hoje dia 19 de março a Rádio Clube de Blumenau, a nossa “PRC4, completa 80 anos de histórias e bons serviços à comunidade”.
Parabéns a todos e a família Vieira que soube preservar este importante patrimônio da cidade. A primeira Rádio Fundada em Santa Catarina e quarta do Brasil.
O Primeiro apresentador de TV em SC - Carlos Braga Mueller
Observação Importante
A Rádio Clube pertenceu ao sistema Coligadas de rádios, (Wilson Melro e Flávio Rosa) e depois criaram a TV Coligadas e Jornal de Santa Catarina - certamente a maior rede de comunicação já existente no Estado . Um importante conjunto de comunicação, Rádio, TV, Jornal.

História:
A história da Radiodifusão em Santa Catarina, começou em Blumenau.
A Radio Clube de Blumenau, foi fundada em 19 de março de 1932, onde iniciou seus preparativos.
-Em 1933 adquiri um transmissor Collins de 150 Wats.
-Em 1934 começa um período experimental.
-Em 1935 em 18 de março entra no ar com um transmissor Philips com 500 wats de potência.
Foi feito um plebiscito e o primeiro nome da Rádio Clube, foi Rádio Cultura de Blumenau, por poucos meses. Como a data oficial de concessão foi somente em 1936, a Rádio Clube de Blumenau é a primeira de Santa Catarina e quarta do Brasil.
O fundador da Rádio foi o Radio Amador Sr. João Medeiros Jr. (Nascido em 1893 em Florianópolis) que também era diretor da Empresa Industrial Garcia . foi também o pioneirista no Rádio Amadorismo de Santa Catarina. Em 1929, com um alto-falante instalado na Empresa Industrial Garcia, onde foi diretor até 1940, muito querido entre os empregados, tocava música durante algumas horas do dia. Com isso houve um aprimoramento nos equipamentos, tornando-os mais potente.
A programação era de anúncios e músicas, o programa mais conhecido era “Peça sua Música”. O horário por quase 50 anos, era das 7:00 horas até 23:00 horas, as vezes os equipamentos esquentavam muito, onde havia algumas interrupções. E foi na Empresa Industrial Garcia que foi feito a primeira transmissão, Medeiros também foi o primeiro a transmitir um jogo de futebol, em Santa Catarina, no estádio do Amazonas E.C.Mas oficialmente o primeiro narrador esportivo foi Manoel Pereira da Silva Jr.(falecido em 22/julho/1981), como também oficialmente o primeiro “speaker” foi José Ferreira da Silva. Também existia uma locutora, que prestava serviço á Medeiros, de nome Atalá Branco.

As primeiras Rádios oficialmente em Blumenau:
-1936 - Rádio Clube de Blumenau (Com o nome de PR C 4)
-1957 – Rádio Difusora
-1958 – Rádio Nereu Ramos (Com o nome inicial de Rádio Tabajara) depois da morte de Nereu Ramos muda o nome.
-1962 – Rádio Alvorada
-1967 – Rádio Blumenau.
Acesse sobre Rádio em Blumenau : http://adalbertoday.blogspot.com.br/2008/09/rdio-nereu-ramos-de-blumenau-50-anos-no.html

http://adalbertoday.blogspot.com.br/2009/06/o-primeiro-narrador-esportivo-de-santa.html

http://adalbertoday.blogspot.com.br/2009/09/o-dia-do-radio.html

Arquivo : Adalberto Day /Colaboração José Geraldo Reis Pfau.

11 comentários:

Nilton S. Zuqui disse...

Parabens Adalberto,muito boa esta historia da radio,recomendei aos meus Amigos.

Osmar Hinkeldey disse...

Olá Adalberto

Parabéns pela matéria. Blumenau sempre pioneira em SC.
Hoje de manhã vindo de carro para o trabalho, o rádio ligado, escutando as notícias do dia, foi comunicado este evento na Rádio Menina FM.
abraço

Flavio Monteiro de Mattos disse...

Prezado Adalberto,
Preservar e divulgar os fatos que fizeram a história da cidade é mais uma demonstração do porque os Catarinenses e Blumenauenses, em especial, estão um passo à frente dos demais conterrâneos brasilianos.
Abraços,

Wieland Lickfeld disse...

Muito bem lembrado, Adalberto. Apesar de atualmente ouvir menos rádio, devo confessar que minha infância e adolescência foram marcados pelo fascínio pelo rádio. Tínhamos um Philips valvulado e, para que nossos pais pensassem que estávamos dormindo, ouvíamos o rádio até tarde debaixo das cobertas. Inesquecível! Grande abraço.

ARLETE TRENTINI DOS SANTOS disse...

PARABÉNS POR MAIS ESTE ARTIGO.
COM ELE VIVEMOS E REVIVEMOS FATOS QUE FAZEM PARTE DA HISTÓRIA.
DIRETAMENTE DE GENEBRA RECEBA O ABRAÇO DOS GASPARENSES ARLETE BRIDON

VALDIR SALVADOR disse...

Amigo Adalberto como vai tudo bem otimo, olha esta historia da radio é maravilhosa, se nos tivesemos todos os porens nos poderiamos escrever um otimo livro, vamos pedir que se peça atraves dos programas de radios que o ouvinte conte a passagem de sweu conhecimento para colhermos dados pitorescos e curiosos, por exemplo eu conheço uma passagem do nosso grande comentarista esportivo tesoura jr que era olimpico duente ao comentar um gol do time adversario disso em um ataque do olimpico bola com um bola com outro passa para mauro devolveu ao nilson gruel chutou, puta merda bateu na trave, falando isto no ar foi maravilhoso, eu tambem conheço outraS, DO MARIO DAY POR EXEMPLO, MAS TUDO BEM PARABENS PELA TUA LEMBRANÇÃS DO ZE PFAU E PARABENS PELA PASSAGEM DOS 80 ANOS DA NOSSA GRANDE RADIO DA FAMILIA DO INESQUESSIVEL SENADOR DEPUTADO PREFEITO E VEREADOR PRESIDENTE E JOGADOR DO PALMEIRAS QUERIAS MAIS? VAMOS PARA OUTRA. ABRAÇOS vALDIR sALVADOR

André Jorge disse...

Olá

Todos os domingos ouço o programa do Nelson Carlos pela Rádio Clube. Ótimo post sobre a rádio.
E hoje dia 20/mar, dia do blogueiro, queria dar os parabéns pelo blog.

Abraço, @andre_sjorge

Blog do Rubens Schramm F disse...

Olá Seu Adalberto,

Bom reler o que o senhor escreve, e vê-lo com saúde, que Deus o abençoe,
Grande abraço,

Rubens Schramm Filho
rubensschramm@gmail.com

Carlos disse...

Quarta, 13 Junho 2012 15:57 postado por Carlos Roberto Pereira
Pena este prédio da PRC4, que é tombado pelo município, esta com o seu andar térreo descaracterizado por pedras pretas, e o Primeiro e Segundo andares se transformaram em depósito de mercadoria.

NO Mail disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
NO Mail disse...

Prezado Adalberto,

Divulgar e preservar os acontecimentos que fizeram a história da cidade de Blumenau é mais uma demonstração do porque os Catarinenses e Blumenauenses estão sempre a frente.

Da mesma forma que na Na Fix - Serviços e Reparos, valorizamos nossos clientes e prezamos pela sua satisfação completa, tendo esta como a nossa principal prioridade. Acreditamos que o tempo dos nossos clientes é valioso e, portanto, nos comprometemos a oferecer um serviço rápido e confiável para Blumenau, que começa o trabalho bem feito.

Abraços,

Acesse nossos canais de contato:

http://fixblu.com.br
https://www.facebook.com/fixbnu
https://www.google.com/+FixbluBr

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...