"A Educação é a base de tudo, e a Cultura é a base da Educação"

Seja Bem-Vindo e faça uma boa pesquisa!

domingo, 28 de novembro de 2010

- Pavilhão da FAMOSC

- Famosc
A imagem de 1968, mostra o antigo pavilhão A da Proeb. Na época era administrado pela Comissão Organizadora de Exposições de Blumenau mais conhecido como Famosc. A estrutura foi demolida em 2005. Atualmente no local está a Vila Germânica. (Imagem: Arquivo de Dalva e Adalberto Day)
Publicado no jornal de Santa Catarina, coluna Almanaque do Vale Sábado/domingo 27/novembro/2010
Observação: A sigla IP é da antiga  Impressora Paranaense
____________________________

A imagem de 1966, mostra o antigo pavilhão "A" da PROEB - na época Administrado pela COEB - Comissão Organizadora de Exposições de Blumenau mais conhecida como FAMOSC - Feira de Amostras de Santa Catarina, demolido em 2005 - Atual Centro de Exposições Parque Vila Germânica, cuja inauguração ocorreu em 05 de maio de 2006.
________________________________
Acervo Jadir Soares
Onde fica a PROEB? – Lá na FAMOSC... e assim que se indicava o local.
Rua Alberto Stein, 199 – bairro Velha -
Foi criado para abrigar feiras e eventos na região de Blumenau e era chamado inicialmente de FAMOSC (Feira de Amostras de Santa Catarina) A FAMOSC foi orgulho de Blumenau ou antigo denominado Pavilhão "A". Mas a feira de amostras foi abandonada, o Pavilhão "A" virou local de bailes e futebol de salão, Basquete, Vôlei . O turismo perdeu espaço nobre, mas os esportistas, sobretudo de final de expediente e de fim de semana, vibraram com o novo ginásio. Até que surgiu a Oktoberfest. A festa de outubro maior de Santa Catarina nasceu nele.
A 22a. edição da festa em 2005 foi a despedida de gala do velho pavilhão. Depois passou a denominar-se PROEB.
A partir de 2006 após uma grande reforma, o parque recebeu diversas melhorias em todos os seus setores e a PROEB passou a se chamar Parque Vila Germânica, possuindo restaurantes e inúmeras lojas de artigos típicos.
Arquivo Dalva e Adalberto Day

9 comentários:

Maurício da Silva Junior disse...

Nossa, parecia uma oca...

BLOG DO PROFEX disse...

Como as cidades se transformam, mas só se pode ver tais transformações quem reflete sobre a VIDA.

Prof. Wieland Lickfeld disse...

Caro Adalberto, lembro que próximo à entrada da "FAMOSC", localizada junto à Rua João Pessoa, havia um campinho de futebol gramado, possivelmente dimensionado para o futsal. Na década de 1970, fui levado para visitar alguma Feira de Ciências no local, com trabalhos feitos por alunos de colégios de Blumenau. Ainda me recordo do que mais chamou minha atenção naquela ocasião: a para uma criança chocante visão de uma rã dissecada. Grande abraço!

Osmar Hinkeldey disse...

Boa tarde meu caro Adalberto
Claro que lembro da FAMOSC.
Na década de 60 certa vez estive lá com meus pais (acho que num final de semana) e houve uma apresentação da "esquadrilha da fumaça".
Legal o texto.
Abraço

Charles Ringenberg disse...

O pavilhão A da Proeb tinha um design simpático, mas foi necessário readequar o parque para o futuro. Pena que não tenha mais área para expansão da Vila Germânica, que já é pequena hoje em dia. Quem sabe um dia não sai o Ciefe na BR-470 e tenhamos um parque de exposições realmente grande.
Abraços.

Cao Zone disse...

Prezado Adalberto, na minha memória as atrações blumenauense para quem vivia em cidade próxima como eu, excluindo as lojas que são um outro especial departamento foram: a varanda dos fundos da Confeitaria Toenjes; a Proeb/Famosc; os bailes do Carlos Gomes; a lanchonete da Loja Hering; o cine Buhs; os restaurantes Moinho da Prainha, o Frohsinn, o Gruta-Azul; a Vila Germânica das Oktoberfest e a saideira no Buddha Bar. Mas claro, isso é o imaginário de quem reside fora do estado à mais de 20 anos. A atual Blu deve estar bem diferente, desculpas pela minha desatualização.

Paulo Roberto Bornhofen disse...

Adalberto,

Ouvi dizer que o local da FAMOSC foi escolhido por ser longe do centro. Está informação está correta?

Abraços,

Paulo R. Bornhofen

Engenheiro Silvio disse...

Boa tarde Adilson.

Queria saber onde foi parar a estrutura do pavilhão "A" da PROEB,pois poderia ser desmontado e montado em outro local.O custo seria sómente da da Mão de obra e transporte que não passaria de 25% do valor.O que custa é a estrutura metálica.
O pavilhão "A" da PROEB,seria um construção histórica preservada se tivesse sido erguida em algum local público,como um ginásio de esporte para os jovens de hoje praticar um volei,futebol de salão,basquete,handebol.
Vou tentar descobrir quem levou o ginásio sem pagar a estrutura.
Estou com 24Kg a menos.Peso atual 102KG.Mas para isso o sacrífio e grande,comer menos e 5 vezes por semana na academia Up , sob à ORIENTAÇÃO do meu filho Sylvio.
Um abraço do amigo de infância e tenha um boa semana de trabalho.
15/04/2012.

Silvio Roberto de Oliveira.

Rodrigo Wentz disse...

Que arquitetura impressionante e charmosa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...