"A Educação é a base de tudo, e a Cultura é a base da Educação"

Seja Bem-Vindo e faça uma boa pesquisa!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

- A Hora do chocolate quente

A imagem mostra à hora da merenda, ou o tradicional recreio. Era fornecido um chocolate quente, em uma caneca, no inicio da década de 60, no antigo Grupo Escolar São José, no Bairro Glória, em Blumenau. A menina de franjinha no balcão é Eliane Day, minha prima.

O Grupo Escolar São José foi fundado em 14 de fevereiro de 1929, com o nome de Escola Paroquial São José, hoje E.E.B. Celso Ramos.

- O Distrito do Garcia se orgulha de fazer parte desta história deste tão importante educandário. Principalmente o bairro Glória está feliz em poder compartilhar desta história de glórias. Poderíamos aqui nominar milhares de cidadãos e cidadãs que através deste educandário puderam conduzir uma vida mais digna de satisfação profissional e familiar.
Localiza-se no bairro da Glória e tem como diretor geral o professor João Albino Gonçalves e como seus assessores a professora Valéria Rulensky e o professor Renato Tottene. Atende cerca de 1500 alunos.

Nessa época eu e meus amigos também participávamos deste chocolate quente, porém eu poucas vezes tomei, por não gostar muito de leite, a não ser seus derivados, como queijo.
Na hora do recreio, após fazer o lanche, preparado pela minha mãe Augusta (Pão, manteiga, Salame e Queijo), embrulhados em um guardanapo de tecidos adquirido na Empresa Industrial Garcia, brincávamos de Pião, Kilica (bola de gude), Bibloquê (Bilboquê).
Arquivo de Eliane e Adalberto Day

8 comentários:

Maurício da Silva Junior disse...

Bah, as canecas de alumínio com Nescau...

Márcio Volkmann disse...

Grande Adalberto. Eu estudei meu último ano do segundo grau no Pedro II, e não lembro de servirem chocolate quente lá, embora a merenda fosse bem gostosa. Mas, a moda quando eu estudava eram os nada calóricos "pão com coxinha", e "pão com pastel". Sim, não leu errado.. Eram talvez primos antigos do hoje famoso pão com bolinho.

Abraço, e como sempre, parabéns pelo seu espaço cultural por aqui.

sol disse...

hahaha eu lembro hahaha do chocolate , era horrível, talvez pq em minha época eram canecas de plástico, ecaaaaa só p esquentar o corpito n inverno mesmo rsrsr
bjusol

Cao Zone disse...

Prezados/as alguém se lembra do Milo da Nestlé? Um achocolatado em bolinhas pequeninhas para mistura ao leite. Falando nisso, quem está à distância se pergunta: e o Choco-Leita do Guns? Ainda existe? Abraços, Cao

Osmar Hinkeldey disse...

Meu caro Adalberto

Bela foto (na distribuição do chocolate quente).
As tuas postagens nos fazem relembrar o passado. Esta matéria até faz relembrar a minha infância.
Eu não tive a satisfação de tomar ou receber chocolate quente (o que é muito gostoso) mas lembro que na Escola Barão do Rio Branco, onde fiz o primário quando saí do Jardim de Infância Dr. Blumenau (que infelizmente vai fechar as portas), também recebia uma xícara de leite quente. Parece que na década de 60 isto era uma iniciativa salutar em várias escolas.
Bons tempos !
Abraço

Paulo Roberto Bornhofen disse...

Adalberto,

Na escola em que estudei, na época era o Primário (Escola Básica Professora Rosinha Campos, no bairro Abraão, em Florianópolis) também era servido o famoso chocolate quente. Lembro que em algumas ocasiões, era servida uma sopa de legumes, mas nesse caso, nós alunos, tinhámos que levar os legumes para a escola.

Abraços,

Paulo R. Bornhofen

Hamilton Antonio disse...

Adalberto!
Fico feliz pelo assunto abordado que diz respeito ao EEB Celso Ramos, pois minha esposa Bettina estudou neste colegio,depois trabalhou na secretaria e fiz lá grandes amigos como o João Albino Gonçalves, o Tonico, o Zaias, a Ivone entre outros.
Então só poderia estar feliz ai ler no seu blog, assunto relacionado não só ao chocolate quente como ao educandário.
Abraços.

Prof. Wieland Lickfeld disse...

São os detalhes, Adalberto, a realidade do cotidiano, que enriquecem a história dos lugares. Uma grande oportunidade para seguidores do blog que estudaram no referido educandário lembrarem de aspectos desta etapa da sua vida. Um abraço, Wieland Lickfeld

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...