"A Educação é a base de tudo, e a Cultura é a base da Educação"

Seja Bem-Vindo e faça uma boa pesquisa!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

- Nova Rússia


Documentário revela novos aspectos da história de Blumenau
Assista o documentário Só clicar
Danubia - Adalberto - Dalva - André
Fico muito feliz de participar deste documentário de uma das mais significativas e belas regiões de nossa cidade, a "Nova Rússia" no bairro Progresso,  do André que foi um dos meus alunos, -  aplicado, educado e estudioso, como também da Danubia.
Adalberto Day/cientista social e pesquisador da história
______________________________
Aconteceu no di (10/11/10) ás 20 horas, no auditório da Fundação Cultural de Blumenau que fomos assistir o documentário. Trabalho muito bem elaborado pelos organizadores do projeto, com a presença do nosso grande amigo secretário da Educação Osmar Matiola. Todas as escolas da rede estadual e municipal de Blumenau vão receber o documentário "Nova Rússia – a história de Blumenau passa por aqui". O material foi produzido pela jornalista Danubia de Souza, com direção de André Santos, através do Fundo Municipal de Apoio à Cultura.
O curta revela uma nova e fascinante história sobre a cidade, antes mesmo da chegada de Dr. Blumenau. E mostra ainda como foi o período de exploração de metais preciosos na Nova Rússia. "As pesquisas mostram que por volta de 1830, um inglês percorreu a região ä procura de ouro. E, assim como ele, muitos imigrantes passaram por aqui antes do fundador da cidade", explica a jornalista.

Em primeiro plano (Foto) o Secretário de Educação Osmar Matiola e na tela Adalberto Day
O projeto conta com a participação do cientista social e pesquisador Adalberto Day, do biólogo e mestre em ecologia Lauro Bacca, dos historiadores Martin Stabel Garrote e Urda Alice Klueger, além dos moradores e ex-moradores da Nova Rússia. Um dos entrevistados, inclusive, provavelmente é um dos últimos sobreviventes da mineração.
"Queremos que esse material sirva de referência para os educadores trabalharem com seus alunos, tendo em vista há poucas referências bibliográficas sobre este tema", salienta a produtora do projeto.
A comunidade atendeu ao chamado e compareceu em expressivo número, e após a apresentação, os idealizadores foram aplaudidos . Também foi servido um delicioso coquetel.
Acesse também:
http://adalbertoday.blogspot.com/2010/03/uma-mina-de-prata.html
Estamos à disposição para mais informações.
Att,
Liliane Machado
Assessora de Imprensa
(47) 8465-0676
Mais informações:
Danubia de Souza
(47) 8403-8363
___________
Arquivo de Dalva e Adalberto Day

12 comentários:

Maurício da Silva Junior disse...

Alguma previsão para esse documentário ser disponibilizado para o público em geral?

Leonn disse...

leonn_wileke @adalbertoday Meu.. Esse documentário sobre a Nova Rússia deve ser muito interessante! Bacana, parabéns pela participação de todos! Abraços!

Andre disse...

Logo o documentário estará a disposição da comunidade, gostaria de agradecer a todos que nos ajudaram com o projeto, e em especial ao professor Adalberto Day, que me ensinou valores que até hoje, levo comigo.

Luciano Carlos disse...

lucianoache @adalbertoday Professor o Sr. é uma unanimidade em Blumenau. Parabéns pelo seu trabalho.
Luciano Carlos

Viegas disse...

viegasdacosta Assisti ainda há pouco na TVL o documentário sobre a Nova Rússia, e gostei bastante da tua participação @adalbertoday .

Nilton S. Zuqui disse...

Muito bom o video,ouvir as historias do nosso bairro,Sr.Henrique sogro do nosso Amigo Lula,fiquei surpreso pois não sabia da real historia deste local.Agora decidi,vou a procura da Palmeira real ou Coqueiro.....Abraços Adalberto.

Ignez Bertoldi disse...

Minha admiração e gratidão pelas oportunidades de conhecimentos que nos proporcionam os seus blogs, fonte riquíssima da história de nossos antepassados e desenvolvimento de nossas culturas. Agradeço a Deus pela oportunidade que tive em conhecer e receber seus Blogs. e almejo que ainda por muitos anos Deus o conserve com muita saúde para proporcionar esta alegria a todos nós.

Sérgio disse...


Day um espetáculo de vídeo, vale a pena tirar um tempo para engrandecer o conhecimento. Parabéns.
Sergio Marcellino

Osmar Hinkeldey disse...

Boa tarde Adalberto

não consegui ainda ver o documentário na íntegra.
mas pelos primeiros segundos já se percebe que é belíssimo!
parabéns por divulgar e disponibilizar este documentario pelo youtube.
em tempos de bicicleta cheguei até as Minas de Prata.
abraço

Wieland Lickfeld disse...

A Nova Rússia é, sem dúvida, uma das regiões mais belas do nosso município, devido às suas belezas naturais. Seria interessante pesquisar desde quando a expressão Nova Rússia é utilizada. Outro ponto a ser pesquisado: tivemos diversas iniciativas de exploração das Minas de Prata. Como esta se deu até cerca de 1958, em algum local devem existir documentos originais com dados sobre estas explorações. Quem foram os investidores que financiaram a atividade? Seus descendentes podem ter dados sobre a atividade. Grande abraço!

Fernando Pasold disse...

Adalberto, muito bacana o vídeo, parabéns pela postagem.

Já tive oportunidade de visitar as minas 2 vezes, sem falar na beleza da Nova Rússia. Espero que Blumenau saiba sempre preservar a região. Abraço!

Fábio disse...

Adalberto
Bacana a entrevista, amigo. Você já é uma lenda no seu estado. Parabéns. Feliz em te ver bem. Um dia, pinto por aí.Fábio Carvalho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...