"A Educação é a base de tudo, e a Cultura é a base da Educação"

Seja Bem-Vindo e faça uma boa pesquisa!

domingo, 27 de junho de 2010

- Presidente da República visita Artex

Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco visita a empresa Artex em Blumenau em maio de 1965. É acompanhado pelo governador do Estado Celso Ramos, ex prefeito Carlos Curt Zadrozny e diretor da Artex.
Arquivo de Dalva e Adalberto Day
Publicado no Jornal de Santa Catarina – 1806/2010 coluna ALMANAQUE DO VALE
OBS: O prefeito de Blumenau em maio de 1965 era Hercílio Deeke, depois no ano seguinte assume Carlos Curt Zadrozny.
Antes da visita à Artex, o presidente e comitiva visitaram a Igreja Matriz, em seguida a Eletro Aço Altona e o Grupo Escolar Machado de Assis. Quem acompanhava o Presidente  Castelo Branco, então já viúvo, era a sua filha Antonieta Diniz.
Almoçaram no ¨Restaurante Aquarium do Grande Hotel Blumenau e logo após seguiram à Itajaí, onde tomaram avião à Florianópolis. (Niels Deeke)
História:

A empresa Artex foi fundada em 23 de Maio de 1936 na Rua Progresso nº 150 –, por Theophilo Bernardo Zadrozny e Otto Huber, que compraram as terras da família Gresvsmuhl. É bom observar sempre o capital agindo sobre o proletário. Theophilo Bernardo Zadrozny, não possuía grande conhecimento no ramo têxtil, porém seu dinamismo e espírito empreendedor possibilitaram a fundação de uma nova empresa a Artex S/A. Então convidou um hábil tecelão e técnico chamado Otto Huber que trabalhava ali próximo na Empresa Industrial Garcia, para associar-se. As duas empresas citados Garcia e Artex foram empresas que fizeram através de seus colaboradores, o crescimento não só do bairro Progresso, mas de todo grande Garcia. Otto Huber (Austríaco) um dos fundadores da Artex trabalhou 30 anos na E.I.Garcia, e convidado por Theophilo Bernardo Zadrozny (nascido em Brusque ...?) Nascido na cidade de Lotz (Polônia) em 24 de maio de 1890.
“Otto Huber foi um profundo conhecedor da arte de tecer. Era mestre Técnico da Empresa Industrial Garcia, e prestou relevantes serviços a industria de Blumenau. Ele não concordava com algumas atitudes do diretor geral da Empresa Industrial Garcia Sr. João Medeiros Jr., que entre outras era muito querido pelos empregados, por promover lazer através de esportes” e diversão com musicas que eram ouvidas nas horas de folga no interior da empresa, por intermédio de alto-falantes desde 1929..Huber comentava com amigos e empregados, que quando tivesse oportunidade, montaria sua própria empresa. E essa oportunidade surgiu em 23 de maio de 1936, em um convite que recebeu de Theophilo Bernardo Zadrozny, e juntamente com outros empregados da Empresa Industrial Garcia, fundaram a Artex.”– O Primeiro diretor Presidente foi Ricardo Peiter. Também iniciaram os preparativos na montagem da nova empresa, Max Rudolf Wuensch e Albert Hiemisch”. “Esses dados tive acesso desde garoto, e mais recentemente, em uma entrevista no dia 18 de agosto de 2004. com o Sr. Theo Hartmann nascido em 1919, Hartmnan trabalhou por mais de 40 anos na Empresa Industrial Garcia, e conheceu Otto Huber, que lhe repassou esses dados”.
Arquivo Dalva e Adalberto Day

2 comentários:

Professor Josimar disse...

Professor, obrigado por essas incríveis curiosidades. Parabéns pelo blog. Abraço.

Elaine disse...

repito as mesmas palavras do outro amigo: obrigado por este blog, tudo aqui é incrivel... tudo! e para nós que estamos longe, é um pedacinho no coração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...