“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

sexta-feira, 12 de março de 2010

- Protesto em Blumenau em 1934

Em 1933 Vargas nomeia como Interventor de Santa Catarina o Coronel Aristiliano Ramos. Na época, o então prefeito de Blumenau Antônio Cândido Figueiredo, contrário a esta nomeação, envia telegrama ao Governo do estado renunciando ao cargo, isto porque não concordava em estar sob comando indireto do político Nereu Ramos. O povo da região também não se alinhava ao novo presidente e dá maioria de votos na eleição parlamentar de 1933 ao partido Republicano. Como represália a esta posição política, no ano seguinte o Interventor Aristiliano Ramos desmembrou os distritos de Blumenau, criando assim os municípios de Indaial, Gaspar, Timbó e Dalbérgia (Ibirama). Reduziu desta forma, o território da cidade a menos de um terço de seu tamanho, prejudicando Blumenau política e economicamente [6].
Como reação, a população blumenauense saiu às ruas em passeata de protesto. "O comercio e as indústrias paralisaram suas atividades durante vários dias e a cidade entrou em convulsão,motivando a exoneração do prefeito Jacob Schmidt". Em seu lugar assumiu o capitão Antônio Martins dos Santos, da Força Pública do Estado. Ele veio com a missão de reprimir os protestos e manter a ordem. Após seis meses, transmitiu a posse a João Gomes
Acesse:
http://www.indaial.com.br/

1. na coluna à esquerda
2. Especiais - Fotos antigas
3. Década de 30
4. 1934 emancipação
– Colaboração José Geraldo Reis Pfau/Adalberto Day

2 comentários:

  1. Olá Sr. Adalberto!
    Parabéns pela matéria. Estou mesmo lendo sobre esse assunto para minha pesquina no mestrado. Sugiro a leitura do livro daq Profª Dra. Meri Frotscher, "Identidades móveis :práticas e discursos das elites de Blumenau (1929-1950", em especial o 1º capitulo, que trata bem deste assunto.

    Um abraço,

    Darlan

    ResponderExcluir
  2. Estamos chegando perto do aniversário de Indaial, que em 21 de março de 1934 emancipou-se de Blumenau. Foi uma separação movida por questões políticas porém mostrou-se bastane providencial.

    Indaial hoje é um Município em fase de grande crescimento urbano e econômico. Esta ascenção demográfica também trás problemas e responsabilidades para nossas autoridades. Esperamos com tudo isso que aqueles que detém o poder de descisão dos rumos administrativos e de segurança, saibam conduzir o "progresso" de maneira responsável.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...