“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quarta-feira, 4 de março de 2009

- Torcida Amazonense de Luto

Bandeira do Amazonas de 1952 e camisa do campeonato de 1973
Raul Cavaco (30/10/1949 – 03/03/2009) um dos mais brilhantes e talentosos jogadores do Amazonas década de 60 e 70, faleceu dia 03/março/2009. Raul foi campeão em 1968 pelo time Alvi-celeste, do torneio juvenil Curt Meztger e Bi Campeão pelo Amazonas em 1972 e 1973 Liga Blumenauense de Futebol LBF. Também foi ídolo do Tupi de Gaspar nos anos 80 onde também conquistou vários títulos.
Rua 12 de outubro e Morro ou clube 12
Raul Cavaco, conhecido como Ule na infância, morou na Rua 12 de outubro onde hoje é a Praça Getulio Vargas e Terminal Garcia. Começou seus primeiros passos no futebol jogando no Morro ou Clube 12, na Rua Almirante Saldanha da Gama, onde joguei ao seu lado inúmeras vezes.
Equipe de 1968 do Amazonas: em pé (E) para (D) Nilson, Nino, Eloi,Elizeu, Jaime e Raul Cavaco, agachados: Gilberto Oliveira, Mozito, Celinho, Gibi , Jeter, Nene, Carlos corsini.
Na segunda foto de 1973 aparecem da (E) para (D) em pé: Raul Cavaco, Nena, Girão, Eloi, GAspar e Adir, Agachados: Weninha, Nelsinho, Bigo,Tarcisio e Ademir.
A imagem de 1974, mostra da (E) para a (D) em peé Raul Cavaco, GirãoDeusdith, Eloi, Vilmar, Assunção; Agachados: Poroca, Werninha, Gibi. Bigo. Tarcisio e Ademir. Na segunda imagem (ao meio) Um dos maiores artilheiros da história do Amazonas Meyer, sandando Raul Cavaco, na exposição de 2005 na Associação Artex. e a direita o belo estádio do Amazonas em 1970.
Raul Cavaco atuou em diversas equipes depois do Amazonas: Palmeiras de Blumenau, Jandaia,Atlético Paranaense, onde em um jogo contra o Palmeiras de São Paulo, Raul fez um gol, driblando o goleiro Leão e entrando com bola e tudo, depois Raul Cavaco atuou e foi craque do nosso querido Tupi de Gaspar nos anos 80..
Arquivo de Adalberto Day

4 comentários:

  1. Meus sentimentos à família e a todos que ainda guardam o Amazonas no coração.

    ResponderExcluir
  2. Raul Cavaco certamente além de talentoso dentro de campo, foi também um bom caráter fora dele. Foi meu grande mestre e incentivador quando ainda menino (15 anos) tive a honra e o privilégio de atuar ao seu lado numa única partida pelo Amazonas Esporte Clube. Em 1975, já atuando pela ASSOCIAÇÃO ARTEX formamos um trio meio campísta. Ao lado dos já consagrados Tarcísio Torres e Raul Cavaco tornei-me titular da equipe da Associação Artex. Fomos campeões Catarinense do SESI e representamos o nosso estado no Campeonato Sul-Brasileiro disputado em Ponta Grossa-PR. Aliás Cavaco já havia conquistado este título de Campeão Sul Brasileiro em 1974.
    Foi realmente meu primeiro grande mestre a quem sempre rendi, rendo e renderei minha eterna gratidão, admiração e respeito.
    Um AMIGO na verdadeira concepção da palavra.
    Certamente o time do céu ganhou um reforço talentoso e nós aqui perdemos um AMIGO extraordinário. Meus sentimentos extensivos a todos os seus familiares.

    ResponderExcluir
  3. Registro os sentimentos da familia Hiebert para a família Cavaco. Fomos vizinhos por muitos anos na rua 12 de outubro.
    Na foto a casa deles era a primeira a direita, com frente para o ribeirão, e a nossa a primeira a esquerda.
    Valter Hiebert

    ResponderExcluir
  4. Beto, Parabéns. Li sua homenagem ao nosso saudoso Cavaco. Ele foi
    espetacular. Um abraço,a você. Tarcisio

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...