"A Educação é a base de tudo, e a Cultura é a base da Educação"

Seja Bem-Vindo e faça uma boa pesquisa!

domingo, 22 de março de 2009

- A concha acústica


A imagem de 1986 mostra a concha acústica da Praça Juscelino Kubitschek de Oliveira (Prainha). A obra foi um presente doado pela Artex, na comemoração do cinquentenário de fundação da empresa. Na época, a Artex também inaugurou a nova sede desportiva e um museu histórico (já desativado).
Publicado no Jornal de Santa Catarina Sábado e domingo -Blumenau, 21/22/março/2009. - Coluna Almanaque do Vale do Jornalista Sérgio Antonello.

(Foto: Arquivo de Dalva e Adalberto Day)
História
Artex S/A.- Fábrica de Artefatos têxteis.
A empresa Artex foi fundada em 23 de Maio de 1936 na Rua Progresso nº 150 –, por Theophilo Bernardo Zadrozny e Otto Huber, que compraram as terras da família Gresvsmuhl. É bom observar sempre o capital agindo sobre o proletário. Theophilo Bernardo Zadrozny, não possuía grandes conhecimento no ramo têxtil, porém seu dinamismo e espírito empreendedor, possibilitaram a fundação de uma nova empresa a Artex S/A. Então convidou um hábil tecelão e técnico chamado Otto Huber que trabalhava ali próximo na Empresa Industrial Garcia, para associar-se. As duas empresas citados Garcia e Artex, foram empresas que fizeram através de seus colaboradores, o crescimento não só do bairro Progresso, mas de todo grande Garcia. Otto Huber (Austríaco) um dos fundadores da Artex, trabalhou 30 anos na E.I.Garcia, e convidado por Theophilo Bernardo .Zadrozny (nascido em Brusque? Nascido na cidade de Lotz (Polônia) em 24 de maio de 1890.)
Carlos Curt Zadrozny discursando na inauguração da piscina da Associação Artex, em 1986 na passagem do cinquentenário de fundação da Empresa Artex – e festejos comemorativos.
“Otto Huber foi um profundo conhecedor da arte de tecer. Era mestre Técnico da Empresa Industrial Garcia, e prestou relevantes serviços a industria de Blumenau. Ele não concordava com algumas atitudes do diretor geral da Empresa Industrial Garcia sr. João Medeiros Jr., que entre outras era muito querido pelos empregados, por promover lazer através de esportes” e diversão com musicas que eram ouvidas nas horas de folga no interior da empresa, por intermédio de alto-falantes desde 1929..Huber comentava com amigos e empregados, que quando tivesse oportunidade, montaria sua própria empresa. E essa oportunidade surgiu em 23 de maio de 1936, em um convite que recebeu de Theophilo Bernardo Zadrozny, e juntamente com outros empregados da Empresa Industrial Garcia, fundaram a Artex.”– O Primeiro diretor Presidente foi Ricardo Peiter. Também iniciaram os preparativos na montagem da nova empresa, Max Rudolf Wuensch e Albert Hiemisch”.
Arquivo de Adalberto Day

5 comentários:

riffel news disse...

aaahhh, a concha acustica.. que beleza..... Bons tempos em que aconteciam eventos para a Juventude ali.
Ja fui em shows na Prainha nos tempos de SKOLROCK hhehehehehe

Mauricio Neves disse...

Grande lembrança, Adalberto! Que saudade da prainha! Abraços.

Hamilton disse...

Amigo Adalberto!

Fico feliz com a analise que voce faz do meu Blog Sala de Noticias.
São pobres de espirito aqueles que não são capazes de entender que ao receber o reconhecimento do trabalho realizado
de alguem como voce, não procura se aprimorar ainda mais, para poder sempre obter o conceito que voce me dá.

Porque a sua experiencia como historiador, professor e homem de carater irretocavel, merece este respeito que lhe tenho.
Abraços e obrigado.
Hamilton Antonio

Setter disse...

Beíssimo post como sempre.

Ivan Day disse...

Andando pela net, me deparei com seu sobre nome.
Tambem tenho o mesmo sobremnome, podemos ter parentesco proximo.
Aguardo contato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...