“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

- Jornal “O GARCIA” Edição nº4


Introdução: Adalberto Day
- Nesta edição de Novembro/2008, o jornal continua com belas matérias e merece nossa aprovação e divulgação. Os comentários em toda comunidade são de euforia, e pedem para que o jornal se torne cada dia mais forte e que não sofra solução de continuidade – ou seja, "que venha para ficar”. As edições anteriores esgotaram rapidamente e hoje eu mesmo como pesquisador e cientista social, da primeira edição só possuo mais dois exemplares.
- Os destaques desta edição são para as matérias sobre Os 128 anos de tradição do Clube Caça e Tiro Jordão, O Cantinho da saudade que fala sobre a mais antiga guarnição de corpo de Bombeiros , pertencente à Empresa Industrial Garcia. Casa Brasil e seus representantes, semana de exposições.Musculação x Melhor Idade.A importância da ração para seu bichinho de estimação.
O Clube Caça e Tiro Jordão é um dos mais tradicionais do Vale do Itajaí. Fundado em 30 de maio de 1880. O Clube está presente na vida do Garcia e de Blumenau, participando intensamente das atividades sociais e culturais.
-Os representantes da comunidade dentro da Casa Brasil

O Conselho da Casa Brasil foi eleito no dia 15 de outubro/2008 através de assembléia geral com o objetivo de gerir a unidade e aproximar a comunidade da instituição. O Conselho Gestor é o Grupo que vai indicar os problemas e carências da sociedade, com o objetivo de junto com a Casa Brasil, promover o desenvolvimento, a inclusão digital e social do município. Eis os membros que formam a comissão do Conselho Gestor : Carlos Eduardo Negrão Bizzotto, Horst Nilton Boewing,César Gonçalves Dias,Janete Maria Teixeira, Fernanda Colombi, Mário Colombi, Zaias José Bellone, Wilmar Krug e Carlos Alberto Salles de Oliveira que também é o presidente da Comissão pró-construção do AGG- Ambulatório Geral do Garcia.
- Cantinho da Saudade
- O Corpo de Bombeiros da Empresa Garcia
- A Empresa Industrial Garcia mantinha uma equipe de bombeiros considerada uma das melhores de Blumenau, que prestaram relevantes serviços à comunidade não só do Grande Garcia, mas de toda Blumenau. Essa equipe de corpo de bombeiros era formada por funcionários da empresa, e que também residiam próximo as casas da própria empresa. O bombeiro era avisado pela sirene que tocava várias vezes e bem forte e, como moravam próximo a empresa, conseguiam ouvir até uma distância de 3 Km. O período de atuação dessa guarnição de bombeiros da Empresa Industrial Garcia, foi anterior a implantação da corporação de bombeiros de Blumenau, que iniciou suas atividades a partir de 13 de agosto de 1958.
Muito organizada, a corporação de Bombeiros da E.I. Garcia atuou de 1930 a 1974, quando da incorporação pela Artex S/A , sendo esta a mais antiga organização de corpo de bombeiros de Blumenau, e não como consta no Livro “ACIB 100 anos construindo Blumenau” ao dar referencias a antiga Fábrica de Gaitas Alfredo Hering como sendo a pioneira. Eu tinha muito orgulho de ter o meu pai, Nicolao Day (primeiro em pé no FORD, de braços cruzados), como um dos bombeiros da empresa, profissão muito bonita e importante para a sociedade.
-Expediente:
- Tiragem cinco mil exemplares.
- Distribuição mensal e gratuita.
- Circulação Distrito do Garcia, Centro e Região.
- Jornalista responsável: Liliane Bento
- Gerente comercial: Carlos Ubiratan
- Designer Gráfico: Michael Diderot
- Diagramador: Yuri Apolônio
- Endereço: Rua Ignácio dos Santos, 83 – Bairro Glória.
- Contatos: 
fone: (47) 3329 2143
Arquivo: Rudi Hort/Carlos Ubiratan/Adalberto Day
- Impressão: Gráfica Médio Vale

Um comentário:

  1. Parabéns a toda equipe do Jornal O GARCIA - belas matérias, jornal bem elaborado e conteúdo agradável. - Na reportagem da Casa Brasil e instituto GENE, eu estava lá presente nessa assembléia, não quis participar do conselho mais levei e incentivei o Carlos Alberto Salles de Oliveira para ser um dos integrantes.
    - Quanto a reportagem do Jornalista Fernando Gonzaga da Casa Brasil, “Semana Cultural” que já não trabalha mais na entidade, lamento não ter citado o meu nome na reportagem (creio por conhece-lo puro esquecimento), pois a exposição de fotos históricas todas foram fornecidas por mim. Inclusive eu e minha esposa ajudamos a montar os biombos.
    Adalberto Day/Cientista Social e pesquisador da história

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...