“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

domingo, 19 de outubro de 2008

- A última horta do Centro de Blumenau

Emaranhada entre os fios da modernidade, cercada pela selva de pedra e ladeada pelos transeuntes apressados, lá está a velha casa de Arno Zendron, que guardava uma preciosidade entre os verdes espaços do terreno gigante na esquina da Cel. Vidal Ramos com a Alameda (Reprodução)
Outra belíssima crônica da escritora Urda Alice Klueger, sobre o tema ‘A última horta do centro de Blumenau”.
Disseram-me que ele morreu com 88 anos – deve fazer, portanto uns 60 ou 70 anos que aquela horta existe, bem na esquina da Alameda com a Rua Coronel Vidal Ramos, que antigamente se chamava rua Paraná. Faz duas semanas que ele morreu (abril 2002) – chamava-se Arno Zendron, e eu o conhecia de vista desde criança. Pertencia a uma família longeva – é de estranhar que não tenha completado o século, como outros dos seus irmãos, mas há que se convir que 88 anos também é uma idade respeitável.

Seu Arno Zendron morou quase naquela esquina que citei acima por toda a sua vida – disse quase, porque ele morava um tanto fora da esquina – quem morava na esquina era a sua horta.
Faz uns 30 anos que comecei a prestar atenção naquela horta. Trinta anos atrás Blumenau crescia, sumiam as vacas de atrás das casas, novas gentes, novas caras e novos costumes vinham fazer ninho na nossa cidade. Apareceram os supermercados, com vidros resplandecentes e espelhos nos seus setores de horti-fruti-granjeiros; apareceram os frangos congelados e resfriados nos longos balcões de vidro, apareceu o leite “de pacote”. Paulatinamente, as hortas de Blumenau foram abandonadas; já não se criavam mais galinhas atrás das casas, venderam-se as vacas.
Saíra sete cores e Gaturamo
Foto: Rubens Heusi
O símbolo da resistência dos tempos antigos, em Blumenau, era a horta do seu Arno Zendron: no centro da cidade, em área nobre, que ia, aos poucos, sendo rodeado por edifícios de apartamentos, ela resistia, e tinha de tudo: a cebolinha, a salsa, as cenouras, a couve-flor, a alface, o aipim. Agora de cabeça não lembro bem das árvores, mas acho que há algumas bananeiras, um pé de pêssego, ralas árvores que não deveriam tirar o sol das hortaliças. Galinhas também andavam por lá; eram poucas, mas de vez em quando as havia, bem como se o tempo não tivesse passado, bem como se ainda se vivesse nos tempos da colonização, antes que o mundo tomasse o ímpeto de transformação que acabou tomando. Eu prestava a maior atenção naquela horta; sabia o tempo todo, o que ela representava, e que ela era a última.
Faz poucos dias que soube que o seu Arno Zendron tinha viajado para outras plagas. Fui lá olhar a horta, então. Ela já está um pouco descuidada, com capim crescendo nos canteiros, bem como fica uma horta antes do seu último suspiro. Enquanto o seu Arno esteve doente, ela começou sua despedida. Penso que ninguém irá ressuscitá-la, que está irremediavelmente condenada à extinção, para dar lugar, daqui à pouco, a um outro qualquer edifício de apartamentos. Chegou ao fim à última horta do centro de Blumenau.
É como se tivesse acabado uma antiga resistência. É muito triste.
Blumenau, 30 de Abril de 2002.
Urda Alice Klueger/escritora
Arquivo de Adalberto Day

2 comentários:

  1. Adalberto,

    Meus parabéns pelo seu trabalho, é muito bom saber que existem pessoas como você que ajudam a manter viva a história da nossa querida Blumenau.

    Um grande abraço,

    Jean Kuhlmann
    Deputado Estadual

    ResponderExcluir
  2. Somente hoje li seu artigo. Fiquei muito emocionada, pois sou neta de Arno Zendron. Poderíamos ressucitar a horta, como homenagem aos meus avós e a memória da cidade de Blumenau.
    Clarice

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...