"A Educação é a base de tudo, e a Cultura é a base da Educação"

Seja Bem-Vindo e faça uma boa pesquisa!

sábado, 11 de outubro de 2008

- BLUMENAU ... Cidade que eu amo

Por Carlos Braga Mueller
Durante mais de 10 anos mantive no rádio uma crônica diária de cinco minutos com o título de "Bom Dia Blumenau, Cidade que eu Amo".
Agora, aproveitando o espaço deste importante blog histórico, vou arriscar-me a redigir algumas linhas em forma de crônica, de vez em quando, falando sobre a minha querida Blumenau.
Podem ser fatos alegres, ou até tristes e pesarosos. Mas que envolvem a terra fundada pelo Hermann , que também era Bruno, que também era Otto.....Blumenau.
Começamos esta crônica sob os acordes alegres de nossa festa tradicional: a Oktoberfest Mas constatamos que a nossa Blumenau já teve muito mais expressão, não em festas, que dificilmente alguém bate a Oktober, mas na área industrial.
E explico por que.
Folheando a revista EXAME de julho deste ano, edição especial com as maiores empresas do país, detivemo-nos a analisar as 100 mais expressivas do sul brasileiro (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Entre as 100 mais, nosso Estado participa com 13 empresas de expressão.
São elas:
Bunge (Gaspar); Sadia (Concórdia); Celesc, Tractebel Energia e Eletrosul (Florianópolis); Weg Equipamentos e Weg Exportadora (Jaraguá do Sul); Vega Sul (São Francisco do Sul); Seara (Itajaí); Tigre, Tupy e Amanco (Joinville); e Angeloni (Criciúma).
Os critérios que a revista utiliza para mensurar o tamanho das empresas envolvem as vendas, o lucro e o patrimônio, entre outros.
Claro que você, leitor, também foi lendo e ficando apreensivo: Blumenau desta vez ficou de fora.
Houve época em que éramos imbatíveis em qualquer lista, pelo menos na área têxtil.
Este registro pode estar defasado, porque a pesquisa foi publicada em julho deste ano. De lá para cá podemos ter avançado.
Mas urge que os empresários de Blumenau reajam. E mostrem que Blumenau poderá ser outra vez, o maior polo empresarial de Santa Catarina.
Estou torcendo para que isto aconteça, minha querida Blumenau, cidade que eu amo! Até a próxima.
Arquivo de Adalberto Day/colaboração Carlos Braga Mueller jornalista e escritor.

2 comentários:

Ricardo disse...

Boa noite, professor Day

Meu nome é Ricardo Latorre e eu estou montando um jornal online com tiragem impressa trimestral aqui em Blumenau. O jornal vai apresentar diversos diferenciais, desde uma lingüagem direta até o foco que se concentrará apenas em Blumenau e região (além de ser desenvolvido em tecnologia inovadora e ter suas matéria destinadas inclusive aos deficientes visuais - a quem tanto a internet quando os periódicos impressos parecem sempre negligenciar).

Um de nossos cadernos será justamente destinados ao bairros da cidade, dando voz a comunidades muitas vezes caladas pela grande mídia.

Sou um grande fã de seu trabalho e de sua inestimável contribuição para a história blumenauense. Na verdade, fiquei conhecendo seu trabalho ao buscar imagens de Blumenau no Google, embora já tivesse ouvido excelentes menções ao seu nome de outros professores amigos meus (como Roberto, André, Silvana ou Nelson).

Meu convite é justamente para que você escreva uma coluna sobre o bairro do Garcia, cuja história tem sido o alvo-mór de sua pesquisa acadêmica. Uma coluna na qual você tenha a liberdade de elogiar, relembrar, reinvidicar e até mesmo criticar, dando voz ao povo deste grande distrito blumenauense. Acredito que uma região como a mesma importância que o Grande Garcia necessite de um porta-voz com o seu know-how.

Qualquer coisa, podemos nos encontrar pessoalmente para conversar.
Aguardo ansioso sua resposta
Grande abraço e tenha um excelente domingo!!!

Ricardo Latorre

Morgana disse...

Querido amigo Adalberto,
Ontem conversndo com meu pai, falamos no seu maravilhoso trabalho de pesquisa.

Sempre passo no seu blog e a cada dia me encanto mais com o seu trabalho. PARABÉNS!
Morgana Holetz Aguiar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...