“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

- Rádio Nereu Ramos de Blumenau

- A Rádio Nereu Ramos, inaugurada em dia 1º de setembro de 1958, fundada por Evelázio Vieira - popularmente conhecido como Lazinho. A Rádio Nereu Ramos (Com o nome inicial de Rádio Tabajara) recebeu este nome em Homenagem ao grande Político Catarinense da época Nereu Ramos - falecido em um acidente de avião em 1958 - foi Deputado, Senador, Governador, Ministro da Educação,da Justiça e Presidente do Brasil.
Observação:  A tradicional Rádio Nereu Ramos, , passará a ser afiliada da rádio Jovem Pan a partir de 2 de julho de 2021. Criada em 1958 por Evelásio Vieira, o Lazinho, deixará o histórico nome e passará – como é padrão na empresa paulista – a se chamar Jovem Pan Blumenau, na sintonia 88,7 FM.

Nereu de Oliveira Ramos nasceu em 03 de setembro de 1888 na cidade de Lages e faleceu no dia 16 de junho de 1958 em acidente de avião em Curitiba no Paraná. Foi Presidente do Brasil no período de 11 de novembro de 1955 a 31 de janeiro de 1956 - A Nereu teve influencia direta pelos anos dourados do rádio no mercado local, contratou profissionais experientes de Curitiba, e Porto Alegre, . A emissora inaugurou o uso da unidade móvel nas transmissões externas e desencadeou uma forte concorrência com a Clube e a Difusora. O dinamismo de suas atividades obrigou uma reação das concorrentes, melhorando a programação e dando início a um período de grandes transformações no meio.
A Rádio Nereu modificou o rádio; colocou no ar profissionais como Carminati Junior, Virgilio Léo, Waldir Wandall, Álvaro Correa, e contratou numa seqüência Willy Gonser – Altair Carlos Pimpão, Martins Rebelato, Silvio Ronald, Luis Carlos Gutierrez, Nelson Tófano,Jeni Lino, e, revelou Jota Pedro, que viria a se tornar um dos mais completos repórteres esportivos do sul do país, tendo trabalhado na Independência de Curitiba e depois na Rádio Nacional das Suíça e na Deutsche Welle na Copa de 1974. Lá também passou o consagrado JB Telles.
Nova Sede
A inauguração da nova sede das emissoras Rádio Nereu Ramos AM 760, Rádio Clube AM 1330 e Rádio 90 FM Lite Hits FM 90.5, de Blumenau, que formam A Força do Rádio, foi dia 13 de agosto de 2007, com a presença do Governador Luiz Henrique da Silveira, prefeito de Blumenau João Paulo Kleinubing e diversas autoridades, comunidade em geral.
Os convidados foram recebidos pela presidente da Força do Rádio, Elfrida Fischer Vieira, e pelos vice-presidentes, Evelásio Paulo Vieira, Edelcy Vieira e Edélcio José Vieira. O edifício Senador Evelásio Vieira, localizado na Rua Buenos Aires, número 145, bairro Ponta Aguda, na zona central da cidade de Blumenau, tem quatro andares e mais de mil metros quadrados de área útil.
História:
A história da Radiodifusão em Santa Catarina, começou em Blumenau.
A Radio Clube de Blumenau, foi fundada em 19 de março de 1932, onde iniciou seus preparativos.
-Em 1933 adquiri um transmissor Collins de 150 Wats.
-Em 1934 começa um período experimental.
-Em 1935 em 18 de março entra no ar com um transmissor Philips com 500 wats de potência.
Foi feito um plebiscito e o primeiro nome da Rádio Clube, foi Rádio Cultura de Blumenau, por poucos meses. Como a data oficial de concessão foi somente em 1936, a Rádio Clube de Blumenau é a primeira de Santa Catarina e quarta do Brasil.
O fundador da Rádio foi o Radio Amador Sr. João Medeiros Jr. (Nascido em 1893 em Florianópolis)Que também era diretor da Empresa Industrial Garcia . foi também o pioneirista no Rádio Amadorismo de Santa Catarina. Em 1929, com um alto-falante instalado na Empresa Industrial Garcia, onde foi diretor até 1940, muito querido entre os empregados, tocava música durante algumas horas do dia. Com isso houve um aprimoramento nos equipamentos, tornando-os mais potente.
A programação era de anúncios e músicas, o programa mais conhecido era “Peça sua Música”. O horário por quase 50 anos, era das 7:00 horas até 23:00 horas, as vezes os equipamentos esquentavam muito, onde havia algumas interrupções. E foi na Empresa Industrial Garcia que foi feito a primeira transmissão, Medeiros também foi o primeiro a transmitir um jogo de futebol, em Santa Catarina, no estádio do Amazonas E.C.Mas oficialmente o primeiro narrador esportivo foi Manoel Pereira da Silva Jr.(falecido em 22/julho/1981), como também oficialmente o primeiro “speaker” foi José Ferreira da Silva. Também existia uma locutora, que prestava serviço á Medeiros, de nome Atalá Branco.
As primeiras Rádios oficialmente em Blumenau:
-1936 - Rádio Clube de Blumenau (Com o nome de PR C 4)
-1957 – Rádio Difusora
-1958 – Rádio Nereu Ramos (Com o nome inicial de Rádio Tabajara) depois da morte de Nereu Ramos muda o nome.
-1962 – Rádio Alvorada
-1967 – Rádio Blumenau.
Colaboração/Edemar Annuzeck
Arquivo : Adalberto Day

6 comentários:

  1. É importante e fundamental o trabalho das emissoras de rádio no desenvolvimento da nossa comunidade. Em especial a Rádio Nereu Ramos com quem temos um relacionamento especial e de família. Aproveitamos e enviamos os cumprimentos.

    José Geraldo Reis Pfau
    Publicitário

    ResponderExcluir
  2. Tive o privilégio e a satisfação de fazer comentários esportivos em jornadas de campo e na Marcha do Esporte durante os anos de 1987 e 1988, justamente na querida Rádio Nereu Ramos.
    Ao lado de Rodolfo Sestrem e Mirandinha, acompanhávamos o BEC na sua triunfal volta a primeira divisão e depois na conquista do vice campeonato catarinense de futebol.
    Parabéns para a família Vieira, do também saudoso Senador Evelásio Vieira o Lazinho

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, pela reportagem sobre as rádios, é muito importante esta história tanto para Blumenau, Santa Catarina e Brasil.
    Também quero parabenizar pelo Blog como um todo, eu que estou iniciando nesta área, criei um blog a pouco dias, colocarei um link do seu blog nele.

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Entrei no blog e vi que vocês têm referências ao Radialista Charles A. Weber
    Gostaria muito de saber onde eu posso encontrar mais informações sobre o Rádio em
    Santa Catarina, sobre tudo na cidade de Joinville e sobre o Radialista Charles Weber.
    Pois sou estudante de Radialismo em SP e minha monografia vai ser sobre O Radio em Joinville
    e a biografia de Charles Weber.
    Se vocês do blog puderem me ajudar de alguma forma eu ficaria muito grata
    Atenciosamente


    Jessica

    ResponderExcluir
  5. Navegando pela internet tive a felicidade de ver o nome do meu tio Nelson Tófano, radialista e ex-deputado estadual por Santa Catarina, fiquei emocionado até. A propósito dia 06 do corrente mes, em Presidente Prudente haverá uma confraternização da Familia Tófano, com parente da Italia, origem da nossa familia, pena que Tio Nelson, hj, radicado em Blumenau não estará presente por problemas de saúde. Valeu

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo lindo trabalho em memória desses grandes profissionais. Edemilson de lages sc

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...