“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

- Que país é este?

Histórias de nosso cotidiano
Hoje temos o prazer de apresentar um belíssimo texto escrito pelo Publicitário José Geraldo Reis Pfau (Zé Pfau), que aborda um tema muito profundo e de destaque na famosa revista Seleções do Reader’s Digest.



Minha experiência em propaganda demonstra que na vida de uma comunidade poucas são as atitudes que permanecem e servem para documentar a história. Em setembro de 1968, encartado na edição da revista Seleções do Reader’s Digest no espaço das páginas 88/89, foi encartado um folheto colorido com oito páginas apresentando a cidade de Blumenau. Nós temos esta como a primeira grande ação de comunicação da cidade, embora anteriormente outras atitudes tenham procurado vender Blumenau como destino, até na época da colônia. O material foi criado por uma agência de propaganda de nome Oficina, certamente ligada ao atendimento de grandes contas e que deveria ter relacionamentos com grandes anunciantes até locais e presentes na mesma edição. Era uma época que surgia, talvez, a primeira agência de propaganda local, a SC, empresa ligada mais a mídia eletrônica com a então TV Coligadas. Mas a felicidade, acreditamos, seja de todos que participaram na criação desta peça que é destaque na história. O trabalho com certeza foi extremamente bem transmitido no “breafing”, pois vende exatamente o diferencial de nossa imagem. Com o título de "Adivinhe que país é este?", a peça questionava, com belas fotos das nossas casas, Alemanha? Áustria? Escócia? Suíça? Luxemburgo? Nesta última foto a legenda em letras reduzidas completava e a bandeira brasileira aparecia no mastro instalado no telhado de um dos mais belos castelos do Bom Retiro. O folheto respondia “Sim é Brasil.

Você pode conhecer outro país sem deixar a sua terra, sem dólares, sem passaporte. É só tomar o caminho de Blumenau”. E um texto argumentava a qualidade da cidade e complementava a beleza do folheto. Consideramos neste nosso segmento da propaganda o grande destaque e mais ainda elogiamos quem aprovou a ideia apresentada. Em razão de uma série de fatores fica para a história que o folheto “Adivinhe que país é este?", que comemora 40 anos, como a melhor peça da vida da comunicação desta cidade. Evidente que outras peças e em outros momentos foram muito boas e seus criadores também foram felizes e sustentam hoje a imagem da cidade no cenário nacional e internacional. 

Publicado em Artigo – Jornal de Santa Catarina. Edição nº. 11407. Blumenau, 03 de setembro de 2008
José Geraldo Reis Pfau Publicitário
Arquivo de Adalberto Day/José Geraldo Reis Pfau.

Um comentário:

  1. Olá Adalberto,

    meu nome é Renata, sou de Mafra-SC, tenho 23a, e por acaso estava procurando algo sobre Santa Catarina no Google e vi o seu blog...no começo li as matérias recentes, por fim já li quase o blog inteiro. Quero lhe parabenizar pela iniciativa, gostei mto de saber de algumas estórias e ver fotos antigas. Faz mto tempo q não vou à Blumenau, mas gosto mto da cidade, das suas tradições, sua arquitetura, enfim...

    Um grande abraço com votos de felicidade,
    Renata.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...