“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

- AGG – Inauguração:


A Comissão Pró-Construção reedita o convite a toda a Comunidade, para que todos venham prestigiar o evento e, visitar e conhecer esta valiosa e imprescindível obra, “o Novo e Moderno AGG – Ambulatório Geral do Garcia”, cuja implantação gravará um novo tempo, na “Assistência e Atendimento à Saúde” deste, hoje, vitorioso Distrito do Garcia.
Agenda:
- Data: 12/setembro/2008
- Horário: 19:00 Horas
- Local: Rua Progresso, nº 156-Bairro Progresso – ao lado da Intendência do Garcia, na antiga Cantina/Salão da Artex.
História:
- O Prédio do novo AGG – Ambulatório Geral do Garcia foi construído em 1963. A empresa que executou as obras foi a Construtora Conte, sob a responsabilidade técnica do Engº Egon Alberto Stein e pela Artex acompanhava a obra o Engº Ruy Carlos Meynberg. Este local foi edificado para ser, além de um Salão Social para eventos, também, Refeitório dos empregados.

Os eventos mais tradicionais eram: *Formatura de todos os Colégios da Região; *Apresentações Teatrais; *Bailes; *Eleição da Rainha da Primavera da Artex; *Palestras; *Apresentações de Corais; *Festa Comemorativa com Homenagens aos Funcionários e presenteando aos que completavam 25 anos de trabalho na Empresa, com um Especial Relógio Personalizado; *Lançamentos de Novos Produtos através de Desfiles; *Apresentações Artesanais*. A partir de 1976 foram executadas, gradativamente, ampliações anexas ao corpo principal e a instalação de mais dois novos Refeitórios. Este belo prédio foi utilizado dessa forma pela antiga empresa Artex até 1994.
- Em 2004 a Prefeitura de Blumenau autorizou a Intendência do Garcia, que promovesse o desmonte das instalações internas, adequação e a instalação, no local, de uma grande Creche para 600 crianças. A obra da creche não se concretizou, e em Abril de 2005, o recém empossado novo Intendente, Sr. José Carlos de Oliveira, juntamente com o então secretário da Saúde, Dr. Newton Motta, arquitetaram e providenciaram a elaboração de excelente projeto de um Amplo e Moderno Ambulatório Geral para o Distrito do Garcia, a ser implementado com o aproveitamento deste prédio e, dessa forma, promovendo solução para grave deficiência no atendimento ambulatorial da saúde da população. Com a aprovação em todas as instâncias e total apoio do executivo, a implantação deste projeto teve como previsão inicial a conclusão da obra até julho de 2006. O Projeto, com um atraso de praticamente um ano foi competentemente elaborado, mas, fatores inesperados produziram graves dificuldades e, como solução foi proposto apenas realizar uma simples transferência, de forma provisória, para o prédio da Intendência, pequeno e inadequado para as necessidades atuais e exigências futuras de demanda nesta área. Graças a uma reação dos Conselheiros da Saúde e da Comunidade que em conjunto formaram, no início de 2007, a Comissão Pró-Construção do AG Garcia, que, após intensa ação junto ao legislativo, executivo e demais setores agregados, resgataram as boas intenções e o redirecionamento para o correto projeto, com a solução definitiva para a execução desta Obra, que foi a tempo iniciada no princípio de 2008 e, que em sua 1ª Etapa correspondente a 1.200 m², possibilitará o funcionamento de toda a estrutura operacional atualmente disponível, ainda este ano e iniciará o atendimento no local, já a partir deste mês de setembro de 2008.
- A Comissão Pró-Construção do AG Garcia e a Comunidade também escolheram o nome da Schwester Marta Elisabetha Kunzmann para o novo AG Garcia, cujo projeto de lei foi competentemente encaminhado e aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores.

O grande destaque neste momento desta importante obra foi a decisão da Comunidade, de ofertar e bancar totalmente a gravação de uma linda pintura artística em parede, que está sendo elaborado pela nossa artista de excepcional competência, Sônia Baier Gauche, da imagem da querida “Schwester Marta” “O Anjo Branco”, nossa dedicada e voluntária freira que no século passado contribuiu ativamente de forma filantrópica e humanitária, para com a saúde física e espiritual da população deste Bairro e, que neste marcante momento, em agradecimento está sendo lembrada e postumamente homenageada, com a escolha do seu nome para identificação deste renascente Ambulatório. Esta imagem estará estampada no hall da recepção deste renovado prédio, cujo belo e vívido semblante envolto em irradiante energia tranqüilizadora e regenerante estará, sempre transmitindo a todos, “SEJAM BEM-VINDOS”.
A Câmara municipal de Blumenau concedeu o título de “Cidadã Blumenauense” à Schwester Marta Elisabetha Kunzmann em 1961.
Nascida na Alemanha em 11 de outubro de 1901 e falecida em 11 de abril de 1982.
A Irmã Marta trabalhou no Garcia de 1937 até l961, atendendo e contribuindo voluntariamente com a Comunidade na assistência à saúde e na vida religiosa. Além de excelente “Parteira” foi muito popular, devido à prática de caridade e espiritualidade, sem distinção de confissão religiosa. Com sua Bicicleta se locomovia para atendimento nas mais longínquas e diversas localidades do grande bairro.
Arquivo de Dalva e Adalberto Day/Àlvaro A. Andrade/Carlos A. Salles de Oliveira.

3 comentários:

  1. Boa noite. Parabens pelo esforço de todos que contribuiram para que esta obra fosse feita aonde esta. Mas fica um recado. Giassi, Via Expressa e agora o AGG estão sendo inaugurados sem a obra estar acabada. Na minha opinião, e digo minha, se não esta completa não se inaugura,e sabemos porque.

    ResponderExcluir
  2. Estou muito feliz por estar participando, da história cultural do Garcia, com uma obra em local(AGG) e temática tão especiais. Minha pesquisa neste Blog e sua dedicação em me fornecer dados, sobre a Schwester Marta e contexto da época, foram de grande valia. Agradeço de coração, Sônia.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Adalberto
    Gostaria de parabenizar a você que lutou para que o nome de Schwester Martha Kunzmann fosse dado ao AGG do Garcia. Nada mais justo.
    E agora também vejo o talento da artista Sonia Baier Gauche, com a pintura da Irmã ao lado da sua inseparável bicicleta na parede interna do prédio. Esta bicicleta que certamente tem muita história para contar, apenas assim permanecerá na memória de todos nós, porque infelizmente foi furtada. Por isto os parabéns a Sonia pelo resgate deste fato. Esta Irmã ao deixar a sua distante pátria e prestar serviço humanitário sem discriminação de pessoas, em lugar totalmente desconhecido, nos mostrou na prática que o amor ao próximo está ligado ao amor a Deus. Em outras palavras, não posso dizer que amo a Deus de todo o coração, que tenho fé, se o meu próximo passa necessidade.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...