"A Educação é a base de tudo, e a Cultura é a base da Educação"

Seja Bem-Vindo e faça uma boa pesquisa!

domingo, 16 de março de 2008

- Paróquia Evangélica Blumenau Centro



- A história de Blumenau nos remete aos primeiros 17 colonizadores e a Dr. Blumenau, todos evangélicos. A igreja se situa justamente onde era o centro da cidade na época , na Avenida Duque de Caxias, ou Rua das Palmeiras, onde morou Dr. Blumenau, mais propriamente no início da Rua Amazonas, em um local privilegiado e bonito desde sua instalação.
Paróquia Evangélica Blumenau Centro Sínodo Vale do Itajaí.
Endereço: Rua Amazonas, 119 Blumenau - Santa Catarina.
História
- Quando os 17 primeiros imigrantes, luteranos, chegaram a Blumenau, no dia 2 de setembro de 1850, logo trataram de deixar fincados os princípios e fundamentos da igreja alemã. Em primeiro lugar se preocuparam com a justa distribuição de terras e com o início de uma nova caminhada. Desde o primeiro domingo o Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau reunia os imigrantes no Galpão dos Imigrantes e celebrava o culto.
- O lançamento da pedra fundamental da primeira igreja evangélica luterana do Vale do Itajaí aconteceu no dia 23 de setembro de 1868. Em 23 de setembro de 1877, os luteranos celebravam a inauguração do templo que passou a ser denominado de “Igreja do Espírito Santo”. O Pastor Rudolph Hesse (foto) atendeu os imigrantes do Vale do Itajaí, desde 1857, e ainda coordenou trabalhos nas áreas da educação e formação escolar. Conforme a colônia foi crescendo viu-se a necessidade de mais assistência espiritual, por isso novas comunidades foram criadas por toda a região de Blumenau.
- A Fundação da Paróquia Evangélica Blumenau Centro - coincide com a fundação da Comunidade Evangélica de Blumenau, em 09 de agosto de 1857, quando o Pastor Rudolph Oswald Hesse celebrou o primeiro culto no Vale do Itajaí. Este é o dia que foi fixado como data da fundação da comunidade Evangélica de Blumenau.
- A construção da igreja, se deu em forma octogonal e estilo neogótico. A igreja apresenta apenas uma torre de sinos, originalmente foi construída sem a torre sendo que na época era proibido por lei que os evangélicos construíssem templos com torre ou instalassem sinos, pois o catolicismo era a religião oficial do Império. A igreja contempla o sino mais antigo de Blumenau (em uso). O sino foi fabricado em Bochum (Alemanha) em 1873 e colocado na torre após a construção da mesma, em 1929. Projetada pelo engenheiro Heinrich Krohberger.
Arquivo: Adalberto Day/ Livro 150 anos de presença Luterana no Vale do Itajaí;Editora Otto Kuhr –Setembro de 2000;BlumenauOnline.

Um comentário:

Edemar Annuseck disse...

Grande Adalberto,



Quando vejo essas fotos bate uma saudade incrível. Da Famosc onde transmiti jogos e festa de chopp, Cine Garcia, Estádio do Amazonas, gol do Arlindo (aonde anda o Arlindo Eing, você saberia me dizer), a foto das Balas Zequinha eu gravei pois quero homenagear um amigo comentarista de Curitiba que é o próprio Balas Zequinha. Trabalha em tudo que é lugar. As Balas Zequinha a gente encontrava em todos os botecos na minha infância.

Atualizei meu blog só agora e vou sair para o Culto da Igreja com minha esposa e filha. Meu filho já foi dar expediente no Banco Central até a meia noite. Não é fácil não.

Como a semana está começando que seja maravilhosa sob todos os aspectos pra ti e toda tua família.

Falamos.



Abs



Edemar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...